Resumo Novela “Cordel Encantado”: Durante uma viagem ao sertão do Brasil, a corte da Seráfia do Norte é atacada por cangaceiros à mando da ardilosa duquesa Úrsula, que vê a chance de casar sua própria filha com Felipe futuramente. Em fuga, a rainha Cristina entrega a filha recém-nascida aos camponeses Virtuosa e Eusébio, pedindo que cuidem dela e sendo assassinada logo depois. A Rede Globo divulgou no resumo do capítulo de hoje, 21/01, que Cícero sugere que Açucena vá com ele e Jesuíno ao baile, mesmo sem o consentimento dos pais.

No capitulo 006, segunda-feira, 21 de janeiro – Augusto se emociona ao contar sua história para o povo e avisa que vai oferecer um baile para tentar encontrar sua filha. Virtuosa e Euzébio retiram Açucena à força da igreja. Felipe tenta confortar Dora, mas é destratado por ela. Ternurinha repreende Cesária por não ter arrumado a cozinha e Augusto reprova a atitude da primeira-dama. Timóteo vê um rapaz saindo do quarto de Antônia e avisa Januário. Açucena aconselha Cícero a se afastar de Antônia para ajudá-la. Neusa diz a Filó que ela poderia ser a filha de Augusto. Úrsula orienta a primeira-dama na organização do baile.

Januário dá um lindo vestido para Antônia. Açucena fica revoltada por Virtuosa não deixá-la ir ao baile. Cesária espera encontrar novamente Augusto. Antônia não consegue esconder a decepção ao ver que Batoré é o seu acompanhante. Augusto e Efigênia ficam perplexos ao ver o salão repleto de moças afirmando ser a princesa Aurora. Dora fica indignada com Ternurinha que diz que ela é a princesa Aurora. Cícero sugere que Açucena vá com ele e Jesuíno ao baile, mesmo sem o consentimento dos pais.

Destaques
Novela “Cordel Encantado”: Açucena foge para ir ao baile do Rei Augusto
Novela “Cordel Encantado”: Açucena decide assumir o posto de princesa de Seráfia
Novela “Cordel Encantado”: Úrsula e Nicolau prendem Petrus em uma masmorra
Novela “Cordel Encantado”: A duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino

“BBB” 19 enquete: quem deve ficar no programa após Súper Paredão
Resumo “Verão 90”: próximos capítulos da novela

Resumo Novela “Cordel Encantado” Rede Globo

No capitulo 007, terça-feira, 22 de janeiro – Augusto se emociona ao contar sua história para o povo e avisa que vai oferecer um baile para tentar encontrar sua filha. Virtuosa e Euzébio retiram Açucena à força da igreja. Felipe tenta confortar Dora, mas é destratado por ela. Ternurinha repreende Cesária por não ter arrumado a cozinha e Augusto reprova a atitude da primeira-dama. Timóteo vê um rapaz saindo do quarto de Antônia e avisa Januário. Açucena aconselha Cícero a se afastar de Antônia para ajudá-la. Neusa diz a Filó que ela poderia ser a filha de Augusto.

Úrsula orienta a primeira-dama na organização do baile. Januário dá um lindo vestido para Antônia. Açucena fica revoltada por Virtuosa não deixá-la ir ao baile. Cesária espera encontrar novamente Augusto. Antônia não consegue esconder a decepção ao ver que Batoré é o seu acompanhante. Augusto e Efigênia ficam perplexos ao ver o salão repleto de moças afirmando ser a princesa Aurora. Dora fica indignada com Ternurinha que diz que ela é a princesa Aurora. Cícero sugere que Açucena vá com ele e Jesuíno ao baile, mesmo sem o consentimento dos pais.

No capitulo 008, quarta-feira, 23 de janeiro – Úrsula diz a Nicolau que eles precisam acabar com a verdadeira princesa Aurora. Açucena não deixa que Jesuíno use a joia que ela lhe deu. Inácio fica encantado com a filha de Januário e Zenóbio se preocupa. Dora pisa no pé de Felipe ao vê-lo sorrir para as outras candidatas a princesa. Baldini chama Neusa para dançar e Farid fica indignado. Timóteo entra no quarto atrás de Carlota, mas Nicolau impede que os dois se beijem. Jesuíno e Cícero tentam desatolar a carroça. Cesária suspira ao olhar para Augusto no salão.

Virtuosa descobre que Açucena fugiu para ir ao baile. Úrsula exige que Carlota não pense em Timóteo. Januário manda Batoré procurar sua filha. Inácio beija Antônia. Úrsula pede para Bel marcar um encontro com Herculano. O baile acaba e Augusto fica frustrado por não ter encontrado sua filha. Inácio e Antônia se despedem apaixonados. Januário manda Timóteo procurar Antônia. Açucena chega ao baile. Timóteo não deixa Jesuíno entrar no palácio do governo. Felipe fica encantado ao ver Açucena e Augusto sugere que eles dancem. Efigênia tem uma lembrança de quando Aurora nasceu e afirma que Açucena é a sua neta.

No capitulo 009, quinta-feira, 24 de janeiro – Virtuosa e Euzébio chegam ao palácio e levam Açucena para casa. Timóteo prende Jesuíno com a ajuda de Fausto. Dora confessa a Téinha sua paixão por Jesuíno e o encontra amarrado no coreto da praça. Úrsula tenta convencer a todos de que Efigênia está louca por ter reconhecido Aurora. Virtuosa fala para Euzébio que eles terão que se mudar de Brogodó. Inácio conta para Felipe sobre Antônia. Januário fala para a filha que combinou seu casamento com Batoré. Nicolau manda Cesária limpar o salão antes de dormir.

Augusto dança com a cozinheira, que o ajuda a tomar uma grande decisão. Úrsula fica nervosa quando vai falar com Herculano. Augusto procura Açucena pela cidade. Jesuíno chama a noiva para conhecer a casa onde irão morar depois do casamento. Cícero procura Antônia. Úrsula pede para Herculano encontrar a princesa Aurora. Virtuosa e Euzébio se desesperam ao saber que Augusto visitará todas as casas da cidade para encontrar sua filha.

No capitulo 010, sexta-feira, 25 de janeiro – Euzébio e Virtuosa saem apressados da igreja e padre Joaquim estranha. Cândida manda Bel investigar a conversa que a duquesa quer ter com seu filho. Úrsula diz a Herculano que revela o paradeiro do tesouro se ele encontrar a princesa Aurora. Benvinda percebe o olhar entre Jesuíno e Timóteo e separa os dois. Cícero diz que vai ajudar Antônia a não se casar com Batoré. Augusto começa sua busca. Ele chega à casa de Açucena e desconfia do nervosismo de Euzébio e Virtuosa. Herculano aceita ajudar Úrsula.

Neusa aconselha Batoré a oficializar o quanto antes seu compromisso com Antônia. Farid chega à casa de sua outra família, onde é chamado de Tufik, e vê Jesuíno e Açucena na vizinhança. Miguézim vê o casal e se lembra da profecia. Carlota pede para Fausto levá-la à fazenda de Januário e Inácio e Dora vão com eles. Timóteo beija Carlota. Virtuosa conta para Padre Joaquim que Açucena é a Princesa Aurora.

No capitulo 011, segunda-feira, 28 de janeiro – Padre Joaquim fica aflito com a confissão de Virtuosa sobre a filha do rei. Cícero observa Antônia e Inácio juntos. Nicolau fica com ciúmes dos comentários que Úrsula faz sobre Herculano. Virtuosa chega com padre Joaquim para levar Açucena para um convento. Dora beija Jesuíno e Açucena flagra os dois. Virtuosa e Euzébio se surpreendem com o pedido da filha para ir para o convento. Virtuosa tenta entender o motivo da tristeza de Açucena.

Jesuíno deixa Dora sozinha e vai atrás de sua noiva. Inácio promete a Antônia que pedirá sua mão em casamento para Januário. Doralice e Carlota pensam em Jesuíno e Timóteo. Úrsula beija Nicolau. Herculano manda Zoio-Furado e Bel procurarem a filha do rei. Açucena sofre ao lembrar do beijo de Dora em Jesuíno. Virtuosa e Euzébio se despedem da filha penalizados. Jesuíno tenta descobrir o paradeiro de Açucena e fica arrasado ao receber de volta seu anel de noivado.

No capitulo 012, terça-feira, 29 de janeiro – Paçoca ouve Inácio mandar um telegrama pedindo permissão para se casar com Antônia e conta para Batoré. Neusa elogia Farid para o irmão. Tufik/Farid estranha que Miguezim tenha tanto dinheiro. Jesuíno descobre o paradeiro de Açucena e vai a seu encontro. Tibungo ouve Galego contar que Açucena brigou com Jesuíno e que está em um convento. Batoré vai à fazenda pedir Antônia em casamento. Timóteo manda Lilica inventar uma mentira para tirar Açucena do convento.

Jesuíno chega ao convento e Lilica conta o que aconteceu. Antônia implora que Januário a livre de se casar com Batoré. Timóteo tenta beijar Açucena, mas Jesuíno salva sua noiva. Fausto conta para Carlota que Timóteo é um mentiroso. Benvinda avisa a Inácio que Batoré pedirá a mão de Antônia em casamento. Jesuíno tenta se explicar para Açucena, que fica furiosa ao ver Dora.

No capitulo 013, quarta-feira, 30 de janeiro – Miguezim sonda Bartira na frente de Tufik/Farid sobre o que ele esconde. Jesuíno rejeita Dora. Inácio chega à fazenda no momento em que Batoré pede Antônia em casamento. Jesuíno fica inconsolável com o término de seu noivado. Ao fugir do convento, Açucena cai do cavalo e bate com a cabeça em uma pedra. José conta a Herculano que sabe com quem ficou a filha do rei. Inácio recebe o telegrama de sua mãe o proibindo de se casar com Antônia.

Miguezim encontra Açucena ferida e a leva para a vila. Úrsula conta para Nicolau que descobriu onde está a princesa Aurora. Padre Joaquim avisa a Virtuosa e Euzébio que Açucena fugiu. Herculano se surpreende ao ver a medalha da rainha no pescoço de Jesuíno.Úrsula se vangloria de uma possível aliança com Herculano. Virtuosa se desespera com o sumiço da filha. Miguezim leva Açucena para Tufik/Farid a socorrer e ele a reconhece. Jesuíno conta para Benvinda que Herculano o salvou. Açucena acorda e Bartira a ampara.

No capitulo 014, quinta-feira, 31 de janeiro – Um menino avisa a Virtuosa e Euzébio que sua filha foi encontrada e Bel ouve. O cangaceiro conta para Herculano o que descobriu e o capitão tenta lembrar onde ouviu o nome de Açucena. Dora se consola com Téinha. Inácio pensa em como se casará com Antônia. Augusto dá dinheiro para Patácio e Inácio vê. Herculano suspeita que Açucena seja a princesa. Nidinho sugere que as crianças levem a comida de Cesária para ser analisada no laboratório. Açucena e Jesuíno se reconciliam. Virtuosa decide ficar em Vila da Cruz com a filha.

Herculano é incentivado por Cândida a não contar quem é a filha de Augusto para Úrsula. Inácio rouba o dinheiro que Patácio guardou em seu escritório. Carlota pede que Fausto lhe dê um presente. Patácio descobre que o dinheiro sumiu e Ternurinha acusa Cesária de tê-lo roubado. Timóteo desconfia da proteção que Januário e Herculano dão a Jesuíno. Bel entrega um bilhete para Úrsula avisando que ela terá notícias da princesa. Herculano revela para Augusto que descobriu onde está sua filha.

No capitulo 015, sexta-feira, 01 de fevereiro – Herculano manda Zóio-Furado levar o rei e sua comitiva ao encontro da princesa. Úrsula vai atrás de Bel para saber mais detalhes sobre o bilhete que recebeu. Dulcina, Zig, Cecília, Juca e Nidinho entram no laboratório de Zenóbio. Efigênia intervém por Cesária, que chora ao ser acusada de roubo por Ternurinha e Patácio. Inácio entrega o dote a Januário para poder se casar com Antônia. Um homem misterioso entra no laboratório e pega a comida que as crianças estavam analisando.

Zefa e Cândida afirmam a Augusto que a princesa não sobreviveu e Nicolau desconfia. Açucena não entende por que Virtuosa não quer voltar para casa. Timóteo procura Açucena no convento, mas não a encontra. Nicolau vê Cândida e Zóio-Furado falando com Zefa e descobre a farsa que armaram. Batoré manda Paçoca levar Cesária para a cela. Amália sai com Juca e Galego para ajudar a filha. Felipe fica atordoado ao saber que o prefeito foi roubado.

Augusto invade a delegacia para falar com Cesária e afirma que vai tirá-la de lá. Felipe confidencia a Dora que acredita ter sido seu irmão quem pegou o dinheiro do prefeito e os dois impedem Inácio de entregar o dinheiro ao coronel. Cândida fala para Herculano que não vê a hora de Jesuíno e Açucena se juntarem ao cangaço. Nicolau afirma a Úrsula que a princesa está viva.

Fonte: “Cordel Encantado”, novela da Rede Globo – resumo semanal dos próximos capítulos

Vem por aí – Úrsula estranha que Herculano queira que o rei acredite que Aurora esteja morta. Dora e Felipe contam para Inácio que Cesária foi acusada de ter roubado o dinheiro em seu lugar. Jesuíno teme que Timóteo descubra onde sua noiva está. Açucena desconfia de que sua mãe esteja mentindo para ela. Úrsula afirma a Nicolau que vai descobrir o motivo que levou Herculano a mentir sobre a princesa. Januário se enfurece com a atitude de Inácio e cancela o seu noivado com sua filha. Antônia foge e Cícero e Inácio vão atrás. Batoré, Patácio e Ternurinha brigam pelo dinheiro da fiança de Cesária. Jesuíno, Dora e Cícero levam Antônia para casa. Dora fica decepcionada ao saber que Jesuíno e Açucena reataram. Herculano leva Úrsula para o seu acampamento. Augusto repreende Inácio por ter roubado o dinheiro do prefeito e exige que todos se desculpem com Cesária. Antônia teme que Januário retome seu noivado com Batoré. Timóteo e Tibungo seguem Jesuíno. Úrsula coloca o soro da verdade na bebida de Herculano sem que ele perceba e pergunta sobre a princesa.

Herculano resiste ao soro da verdade e fica furioso com Úrsula. Timóteo prepara uma armadilha para Jesuíno. Jesuíno diz a Virtuosa que vai apressar o casamento para que Açucena fique livre de Timóteo. Neusa encontra a foto de uma mulher entre os pertences de Farid e o expulsa do quarto. Nidinho conta o que aconteceu com a cozinheira para fugir do castigo de padre Joaquim. Cesária chora enquanto cozinha e todos ficam tristes depois de comer sua comida. Farid diz a Neusa que a mulher da foto é sua irmã. Úrsula propõe um alto cargo na corte a Zóio-Furado, em troca de informações sobre a princesa. Efigênia não consegue convencer Augusto de que sua neta está viva. Carlota pede para Fausto levá-la novamente à fazenda de Januário. Salim vê Timóteo e Tibungo perseguirem o noivo de Açucena. Jesuíno cai em um buraco feito pelo filho do coronel no meio da mata. Augusto convida Cesária para passar o dia com ele. Inácio e Antônia têm febre alta. Zóio-Furado decide aceitar a proposta de Úrsula. Timóteo procura Açucena e ela fica apavorada. Jesuíno grita por socorro dentro do buraco na mata

Jesuíno tenta sair do buraco, mas acaba desmaiando. Januário manda Lilica chamar um médico para cuidar de Antônia. Efigênia se preocupa com o estado de Inácio. Zóio-Furado diz que vai levar Úrsula até a princesa. Lilica chega com Sérgio à casa de Januário. Virtuosa e Euzébio procuram Jesuíno. Úrsula descobre quem é Açucena. Juca afirma a Amália que não voltará a trabalhar no palácio do governo. Efigênia se assusta ao ver o estado em que Ternurinha deixa a cozinha. Sérgio fala que a febre de Antônia é de fundo emocional e Januário responsabiliza Inácio. Zóio-Furado conta para Úrsula o motivo pelo qual Herculano quis proteger a identidade de Açucena para o rei. Setembrino, Quiquiqui e Cícero saem para procurar Jesuíno e Dora decide ir com eles. Nidinho vê um homem misterioso na igreja e tenta falar com ele. Todos procuram por Jesuíno na mata. Augusto beija Cesária. Sérgio cuida de Inácio e comenta sobre o estado de Antônia. Úrsula conta para Nicolau o que descobriu sobre a princesa. Dora cai no buraco em que Jesuíno está.

Açucena quer se jogar no buraco para salvar Jesuíno, mas Quiquiqui, Galego e Setembrino a impedem e tentam arrumar um jeito de tirar Dora e Jesuíno de lá. Úrsula pensa em ir até a fazenda de Januário para saber mais sobre Açucena. Cesária se afasta de Augusto quando ele tenta beijá-la novamente. Açucena fica com ciúmes de Dora por ela estar abraçando Jesuíno para aquecê-lo. Quiquiqui, Galego e Setembrino conseguem tirar Dora e Jesuíno do buraco com uma corda. Benvinda acusa Timóteo pelo sumiço de seu filho. Baldini informa Batoré, Ternurinha e Patácio que o dinheiro da fiança deve ser devolvido. Zenóbio sugere que Augusto leve Cesária com ele para Seráfia. Nidinho conta para Bel o que aconteceu com Jesuíno. Salim, Setembrino e Quiquiqui tentam prestar queixa contra Timóteo, mas Batoré não lhes dá atenção. Farid tenta se esconder de Salim. Herculano se enfurece com Timóteo. Açucena deixa escapar que Timóteo a procurou e Jesuíno tenta se levantar para ir atrás dele. Dora chora nos braços de Felipe por causa de Jesuíno. Lilica fala para Antônia que Januário está querendo reatar seu noivado com Batoré. Carlota pede para Timóteo se casar com ela. Herculano aparece no quarto do coronel e diz que veio acertar suas contas com Timóteo.30042011.

Comments are closed.