Novela “Cordel Encantado”: nos últimos capítulos da novela, Timóteo prende Jesuíno. Açucena vai à fazenda do vilão e propõe casar com Timóteo, em troca da liberdade do amado. O fazendeiro aceita a proposta e leva Açucena para o celeiro em que mantém o rival preso. Com as mãos amarradas e quase sem força, Jesuíno fica surpreso ao vê-la. Timóteo diz que Açucena o procurou por livre e espontânea vontade e que eles vão se casar. A princesa confirma a versão do coronel, e o filho do cangaceiro implora para que ela desista daquela loucura. Mas não havia como voltar atrás. Para piorar a situação, Timóteo decide enforcar Jesuíno logo após a cerimônia de casamento.

Publicidade
Publicidade

Tudo parece acontecer como o previsto. Açucena sofre por achar que o amado morreu, sem saber que, graças a um plano de seus amigos, ele está vivo. Nem Jesuíno imaginava que sairia vivo daquela situação. Mas seus amigos cangaceiros, liderados por Herculano, e contando com a participação de Benvinda, Petrus e do verdadeiro rei, Augusto, o salvaram. Para o maior alívio de Jesuíno, o padre que fez a cerimônia de casamento entre Timóteo e Açucena era um ator, Silvério Duarte (Maurício Machado).

Depois de assistir, desconsolada, à suposta morte de Jesuíno, Açucena decide tomar uma poção que lhe é oferecida por Úrsula. Apesar de não confiar nas intenções da duquesa, a princesa prefere o risco de beber veneno a se entregar a Timóteo na noite de núpcias. Úrsula lhe garante que é um sonífero muito poderoso, que vai fazer parecer que ela está morta. Além do mais, segundo a duquesa, há um antídoto para a poção. Para Timóteo, Úrsula diz que o que Açucena vai tomar é uma poção do amor. Só assim, Açucena poderá escapar da noite de núpcias com Timóteo. Assustada, Açucena ingere o líquido e cai em sono profundo.

Mas, para o desespero de Timóteo, Açucena não reage ao antídoto. Aproveitando que a amada ficou sozinha no quarto, Jesuíno a tira da fazenda do inimigo. Só não consegue reverter o sono profundo em que ela caiu. Sem pulso, ela é dada como morta.

Timóteo é baleado em um confronto com Zoio-Furado (Tuca Andrada) e é dado como morto. Enquanto isso, como que por um milagre, a princesa acorda.

Para a surpresa de todos, Timóteo reaparece em Brogodó, muito doente, e promete vingança. Volta também para pegar o filho que teve com Carlota. Quer que o menino dê prosseguimento ao seu “reinado”. O vilão consegue sequestrar Açucena. Ela tenta enganá-lo e fugir, mas ele, com raiva, começa a colocar fogo na igreja, com os dois dentro. Para Timóteo, as chamas o estavam purificando. Açucena é salva, e Timóteo acaba morto.

Antônia e Inácio se casam, assim como Dora e Felipe. Jesuíno é consagrado Serafim II, O Esperado, mas devolve a coroa para Augusto, que anuncia a chegada de um herdeiro, filho de Maria Cesária (Lucy Ramos). Jesuíno e Açucena se casam e, logo em seguida, festejam a notícia da gravidez de Açucena. O casal decide deixar Seráfia e voltar a Brogodó.

A candidatura de Patácio é impugnada, por conta de irregularidades detectadas em sua administração, novos candidatos disputam o cargo de prefeito: Fausto Peixoto, filho do ex-prefeito; o príncipe Felipe, que fica no Brasil; e Zóio-Furado. Zóio recebe ordem de prisão, pois estava foragido, e Faustinho não consegue convencer os eleitores com o seu discurso. A vitória é comemorada por Felipe e Doralice, que também assume um cargo de importância na cidade, o de delegada.

Novidades no universo do cangaço: Benvinda volta para o bando de Herculano, e Penélope se casa com Belarmino (João Miguel).

Publicidade

Novela “Cordel Encantado”: resumo dos próximos capítulos

Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.

A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.

Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”

Publicidade