Novela “A Dona”: o SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “A Dona” que José Miguel se surpreende ao ver Marcélia na central de ônibus. No capitulo 061, segunda-feira, 24 de junho – José Miguel vai à imobiliária e diz a Alonso que sua vaidade lhe impede de ver que Valentina já o esqueceu, mas Alonso responde que ela se entregou de corpo e alma. José Miguel dá um golpe no estômago de Alonso e diz que é mais interessante que ele se afaste de Valentina para sempre. Benita chorando, diz a Isabel que o pesadelo voltou e que Valentina está muito mal. Em seu quarto de criança, agora todo quebrado, Valentina chora. José Miguel insiste em ligar para a fazenda de Valentina e não consegue. Teresa dá os remédios para Frederico e este pede para que ela vá até a fazenda “Os Caracóis” e peça para Isabel ir vê-lo, pois tem urgência em falar com ela.

Horácio fala por telefone com José Miguel, lhe diz que Valentina deve estar louca, pois incendiou sua cabana. José Miguel não consegue acreditar. Horácio diz que viu com seus próprios olhos. Valentina vai até a lagoa e se lembra dos momentos felizes que passou com José Miguel. Gabriela e Isabel conversam sobre as atitudes de Valentina. Isabel diz que lhe assusta a ideia de que Valentina volte a se transformar naquela mulher inflexível e déspota que chegou à fazenda. Maria da Luz avisa Isabel que Teresa está a aguardando na sala com um recado do Sr. Frederico. Gabriela fala para Ivana que sua mãe foi ver o pai de José Miguel, pois parece que ele está muito mal e mandou chamá-la.

Jesus encontra com Valentina na lagoa e quer saber se é verdade que ela colocou fogo na cabana deles. Ela confirma e diz que teve suas razões. Triste, Jesus diz que a cabana não era dela e, sim, do seu patrão José Miguel. Valentina diz que dele, também. Antes de sair, Valentina diz que sente muito. Jesus vai atrás dela e conta que ele e seu pai tinham colocado outro teto para a cabana ficar mais linda e quer saber se ela vai ajudar fazer outra. Valentina diz que não vai ajudar mais ninguém. Jesus fica triste e chora.

Isabel chega à fazenda Montesinos. Frederico pede que ela sente-se ao seu lado e quer saber se ela tem alguma mágoa dele por todas as burradas que cometeu durante sua vida e, principalmente, por ter sido um covarde que nunca soube lutar pelo carinho dela. Isabel diz que ela também não soube lutar pelo dele. Frederico diz que dá graças a Deus por poder voltar a vê-la. Isabel diz que já agradeceu a Ele muitas vezes. Frederico diz a Isabel que logo morrerá e que nesta vida não puderam ficar juntos, mas espera que na próxima possam estar unidos para eternidade. Frederico pede um beijo de despedida a Isabel. Ela o dá e, surpreendida, Leonor os observa ao longe. Leonor grita ao dizer que eles não tem vergonha. Furiosa, insulta Isabel e a adverte que se vingará onde mais a dói. Isabel se despede de Frederico e este lhe pede perdão por tudo. Frederico diz a Leonor que se casar com ela foi o pior erro de sua vida e que ele vai morrer longe dela. Frederico sai do quarto e a deixa sozinha.

Na “Os Caracóis”, Ivana diz que para Leonor ficar ao seu lado tem que evitar que sua mãe visite o velho Frederico quando ela bem quiser e, sorrindo, diz que é melhor que esse velho morra. Sabino diz a João que segundo Ivana, Valentina foi quem ordenou Rodrigo a envenenar o gado de José Miguel, e que desta vez, se isso for verdade, ele deverá pensar com a cabeça e não com o coração, pois é necessário denunciá-la. Rodrigo diz a Filadelfo que está preocupado com o tal documento do laboratório que está com Sabino, onde diz que o bendito matinho encontrado na Montesinos, não é venenoso. Filadelfo fica nervoso e quer saber se pode provar alguma coisa, pois foram eles que mataram os gados. Rodrigo diz que não sabe, mas que ficaria mais tranquilo se tivesse esse papel em suas mãos. Filafelfo diz que isso será difícil e Rodrigo comenta que isso é só questão de ira ao casebre de Sabino e procurar. Filadelfo diz que não volta à fazenda para fazer serviço sujo e Rodrigo o manda ir embora de sua casa e voltar a morar em sua pocilga.

Valentina vai até as obras da escola e pensa no dia em que se declarou a José Miguel e depois o chama de traidor e fala que o odeia. No hotel, José Miguel pensa que Valentina lhe procurou, mas o recado na secretária eletrônica é do Dr. Ernesto onde lhe diz ter boas notícias e, que assim que puder vai procura-lo no hotel. José Miguel diz que não pode ficar sem notícias de Valentina. Rodrigo está próximo à casa de Sabino, quando Frederico chega gritando por ele. Este pede que o ajude entrar em sua casa. Jesus surpreende Rodrigo circulando a Fazenda Montesinos. Rodrigo diz ao garoto que se ele contar o que viu acontecerá algo muito ruim com seus pais.

Benita está no quarto de Valentina quando esta chega. Valentina pede perdão a Benita pela forma como a tratou. Benita responde que não tem nada que perdoá-la, pois ela tem a razão: ela realmente não passa de uma empregada e promete que jamais voltará a intervir nos assuntos de Valentina, nem para o bem, muito menos para o mal. Ivana vai ao quarto de Isabel e quer saber se é verdade que ela foi ver Frederico. Isabel confirma e diz que só foi porque ele pediu para que ela fosse até lá. Ivana que saber por que ela corre toda vez que ele chama. Isabel pede para que ela não sufoque com tantas perguntas e diz que não tem vontade de falar com ela e nem com ninguém.

Sabino diz a Frederico que não está do lado de Leonor, mas imagina o que ela sentiu quando viu seu marido beijando outra. Frederico diz que Leonor nunca foi uma mulher exemplar e que com direito ela pode reclamar dele quando ela andou de amores com outro homem, inclusive teve até um filho com ele. Ivana vai a Montesinos e pede para Teresa avisar que quer falar com Frederico. Esta informa que ele está na casa de Sabino. Leonor quer saber o que Ivana quer com seu marido. Ivana diz que soube que sua mãe esteve com ele e quer saber o que está acontecendo. Chorando, Leonor decide contar tudo para Ivana, quem insiste que conte tudo o que acontecer, ainda mais quando sua mãe estiver envolvida. Leonor não tem mais dúvidas e decide contar o que aconteceu a Ivana, revelando que sua mãe estava se beijando na cama com Frederico.

Frederico diz para Sabino o que significa um beijo diante do que Leonor fez. Sabino diz que a questão do casamento só Frederico e Leonor vão saber o que fazer. Frederico continua com fortes dores, enquanto Sabino arruma a cama para ele se deitar. Gabriela tenta convencer Valentina a resolver as coisas com José Miguel, que talvez nem ele tenha conhecido a existência desse filho, diante da negativa de Valentina, Gabriela diz que achava que ela era sensata, mas estava errada. A jovem responde que não a trouxe para fazenda para ouvir sermões. Gabriela fica triste e diz que ela não é propriedade da dona e que ela decidiu vir para ajudar nos assuntos da escola. Valentina se cansa da discussão e diz a Gabriela que ela pode ir embora quando quiser. Gabriela diz que Valentina disse bem, “vai embora quando ela quiser”.

Ernesto vai até ao hotel e fala com José Miguel e diz que marcou uma hora para ele procurar uma nova imobiliária. Mas, José Miguel diz que está indo para São Pedro, pois Valentina não está bem e tem certeza que precisa dele. José Miguel conta que Valentina colocou fogo em sua cabana e Ernesto não acredita que ela tenha feito uma coisa assim. Ernesto pede para que ele espere até o dia seguinte para assinar o contrato com a imobiliária, pois ele foi para a capital para resolver a venda da casa. José Miguel diz que precisa voltar, pois pode até morrer de angústia para saber o que está acontecendo com Valentina.

Ivana volta à fazenda “Os Caracóis” e ofende sua mãe ao dizer que sua mãe tem duas personalidades, uma que usa para rezar o rosário na igreja e a outra para ficar se rossando sem frescura com qualquer homem, primeiro com o velhote do Ernesto e agora com o moribundo do Frederico Montesinos. Isabel diz que o único homem que se entregou na vida foi com o pai dela. Ivana diz que sua mãe procure alguém que acredite nesta conversa porque ela não acredita. Isabel confirma que Frederico é e sempre foi o amor de sua vida, que o amou muito mais do que amou o pai dela e admite que na idade dela, ainda lhe pergunta o que teria sido de sua vida se tivesse ficado com ele, mas isso não significa que de nenhuma maneira houve alguma coisa entre eles. Ivana diz que não acredita em nenhuma só palavra de sua mãe. Felipe procura Sandra e esta diz que foi até o portal a viu com outra e que estavam bem felizes. Felipe leva Sandra com ele.

Ivana fingindo estar ofendida da suposta imoralidade de sua mãe, pega suas coisas e informa a Benita que vai morar na fazenda Montesinos com Leonor. Benita avisa a Isabel que Ivana decidiu sair da fazenda. Isabel se desespera e quer sair para procurar e trazer sua filha de volta, porém Benita a impede e diz que sua filha não daria bola para ela. Isabel não aceita e diz que não permitirá que Leonor lhe tire sua filha. Valentina quer saber o que houve e Isabel pede que Valentina a leve à fazenda Montesinos para trazer Ivana de volta. Valentina diz que adoraria de fazer isso, mas Isabel melhor do que ninguém conhece Ivana e não acha que alguém poderia convencê-la a voltar. Isabel acredita que foi Leonor que a obrigou tomar essa atitude. Gabriela pede para opinar e diz que essa é uma boa oportunidade para Ivana começar a ser independente e, também, para dar valor para o que ela está deixando para trás.

Valentina pede para que Isabel tente ficar tranquila e carinhos, diz que vai leva-la até seu quarto. Benita diz a Maria da Luz e Gabriela que uma mulher tão espinhenta como Leonor naõ vai aturar uma mocinha tão melindrosa e folgada como Ivana. Gabriela diz que Benita tem razão, portanto, que no dia seguinte Ivana já vai estar de volta. Maria da Luz diz que para ficar perto de José Miguel é capaz até de limpar o chão. Felipe pede para Sandra que naquela noite tudo vai esclarecer entre eles. José Miguel vai até o aeroporto e não consegue voo, então resolve voltar de ônibus. Chorando, Ivana diz a Leonor que saiu da fazenda “Os Caracóis”, pois viver ao lado de sua mãe tornou-se um inferno. Ivana diz que não tem para onde ir. Leonor a abraça e pede para ela se sentir em casa.

Novela “A Dona” SBT: resumo dos próximos capítulos(*)

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

No capitulo 062, terça-feira, 25 de junho – Gabriela se decepciona quando Felipe fala, perante Sandra, que entre eles nunca houve nenhuma relação, apenas amizade. José Miguel se surpreende ao ver Marcélia na central de ônibus. José Miguel se surpreende ao encontrar Ivana em sua cama. Leonor diz que Ivana teve problemas com sua mãe e pediu para ficar por um tempo com eles. Ela diz que Ivana a faz companhia, pois Frederico está vivendo na casa de Sabino. Valentina diz ao Padre Ventura que seu casamento com José Miguel foi cancelado e pede que ele fale com Isabel, pois ela o dará uma indenização. José Miguel diz a seu pai que nos poucos dias em que esteve fora muita coisa aconteceu: sua cabana foi queimada, Frederico e Leonor se separaram e, para finalizar, Ivana está vivendo em sua casa. Frederico diz a José Miguel que é provável que Valentina tenha ateado fogo na cabana, mas que ele não a julgue sem antes conversar pessoalmente com ela.

José Miguel procura Valentina e ela, irredutível, diz que a relação deles acabou, mas que ele pode mandar lhe a conta da cabana que ela queimou. Ela dá a entender para que é amante de Rodrigo. Rodrigo, acreditando que pode haver algo entre ele e Valentina, tenta se aproximar dela, mas Valentina furiosa diz que o que ela falou foi apenas parte de uma farsa e que jamais voltará a se repetir. Rodrigo então a diz que um dia a patroa será dele por vontade própria. Gabriela diz a Valentina que irá ela mesma conversar com José Miguel para tentar ajeitar as coisas entre eles, porém Valentina a repreende e afirma que caso ela se meta nesta história, sofrerá as consequências.

Ernesto diz a Alonso que ele precisa pagar Valentina até o último centavo, pois do contrário, ela não medirá esforços para colocá-lo atrás das grades. Leonor finge preocupação diante da ruptura de José Miguel e Valentina e pergunta ao filho se ela o deu alguma explicação. Ele responde que não sabe de nada e sai zangado ao ver Ivana. Ivana diz a Leonor que acredita que sua presença não agrada a José Miguel. Leonor responde que ela não precisa se preocupar, já que seu filho acabou de terminar com Valentina. Ambas vibram com o efeito do surgimento de Marcélia e se comprometem a não deixarem que eles se reconciliem.

No capitulo 063, quarta-feira, 26 de junho – Ivana diz a José Miguel acreditar que Valentina ficou louca. Ela diz que faz uns dias que a prima se trancou no quarto e começou a destruir as coisas, que grita o tempo todo que o homem que a fez sofrer pagará com a própria vida. Desolado, José Miguel diz que não sabe se acredita ou não em Ivana, mas que ama Valentina mais que sua própria vida. Leonor faz Valentina acreditar que a ideia de pedir dinheiro a ela partiu de José Miguel, e, para provocar ainda mais Valentina, caçoa dizendo que ela é muito ingênua em pensar que seu filho realmente a amava. Valentina pede que ela se cale e afirma que não descansará até ver os Montesinos bem longe da fazenda.

Sabino diz a José Miguel que há uns dias apareceram quatro vacas mortas e seguramente foi Rodrigo quem as matou, seguindo ordens de Valentina. José Miguel diz que acredita nisso pois Rodrigo e Valentina são da mesma laia e pagarão por isso. Frederico diz a Ivana que sua mãe sofre por seu abandono. Ivana, hipócrita, responde que sua mãe não é tão pouco como aparenta, pois na vida de Isabel já passaram muitos homens além de seu pai. Frederico, furioso, adverte que não permitirá que falem mal de Isabel em sua presença, pois ela é uma mulher admirável em todos os sentidos.

Valentina pede a Frederico que devolva em seu nome o anel de compromisso a José Miguel e pede que os honorários com o arquiteto, assim como os reparos necessários na cabana incendiada, sejam descontados do dinheiro que ela emprestou a Leonor. Ela finaliza dizendo saber que José Miguel nunca a amou, e que na verdade só esteve atrás dela por interesse. Frederico, surpreso, tenta convencê-la que tudo isso é uma grande mentira. Frederico surpreende Rodrigo na casa de Sabino. Rodrigo o diz que sempre o odiou, pois ele amava Leonor e ela o deixou pelo dinheiro de Frederico.

No capitulo 064, quinta-feira, 27 de junho – Frederico pede a Rodrigo que o mate, pois se o deixar vivo, pagará por tê-lo humilhado e por tudo que fez e ele descobriu. Rodrigo o diz para não preocupar-se, pois ele levará esses segredos para o túmulo. Rodrigo ateia fogo na cabana de Sabino enquanto Ivana observa a cena ao longe. José Miguel, desesperado, se mete na cabana em chamas para tentar resgatar seu pai e consegue tirá-lo de lá ainda com vida, porém Frederico morre antes de sequer conseguir pronunciar uma palavra á José Miguel.

Gabriela sugere a Valentina que volte a capital, pois no povoado ninguém gosta dela, já na cidade existem pessoas que a amam de verdade. Valentina diz que a solução para seus problemas não é fugir, e sim enfrentá-los de frente. Por isso ela que morrerá na fazenda, assim como seus pais no passado. Brenda diz a Alonso que está organizando o aniversário de Santiaguinho e que a criança vive dizendo que o único presente do qual não abre mão é a presença de seu pai na festa. Leonor, chorando, pede perdão diante do cadáver de Frederico. Valentina se surpreende quando Benita a diz que Sabino acaba de avisar a Isabel sobre a morte de Frederico.

Benita diz a Valentina que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico ficou preso nas chamas. Filadelfo diz a Rodrigo que Valentina estava a sua procura e o pergunta onde ele estava. Rodrigo o diz e Filadelfo insiste dizendo que ele não estava onde diz, pois o procurou por lá. Chorando, Isabel diz a Benita que quer estar com Frederico. Benita responde que Leonor jamais a permitirá. Valentina procura José Miguel. Ivana a diz que a prima não tem nada a fazer ali e a manda embora. José Miguel chega e pede a Valentina que desapareça de sua fazenda.

No capitulo 065, sexta-feira, 28 de junho – José Miguel, sem deixar que Valentina fale, a pede que, por respeito a sua dor, se retire imediatamente da fazenda. Moises, ao saber da morte de Frederico, diz a Sandra que acaba de perder um grande amigo. Valentina diz a Gabriela que foi dar seus pêsames a José Miguel, apesar de todas as suas mentiras, mas que ele prefere o consolo de Ivana. Gabriela responde que foi uma imprudência da parte de Valentina essa visita, e que jamais José Miguel a receberia como se nada tivesse ocorrido, depois dela ter terminado a relação deles sem dar lhe nenhuma explicação.

Leonor garante a José Miguel que também a dói muito a morte de Frederico e, apesar de tudo, ela jamais deixou de amá-lo. Ivana, hipócrita, se mostra solidária a José Miguel, mas por dentro se alegra com a morte de Frederico, pois assim pode ficar próxima de José e com seu apoio mostrar que o ama. Isabel vai ao velório de Frederico mas Leonor, furiosa, a diz que nem morto Isabel deixará Frederico em paz. Leonor pede que retirem Isabel imediatamente do velório de Frederico.

Ivana, furiosa, recrimina sua mãe por ter ido ao velório de Frederico, que ela entende o amor da mãe pelo falecido, mas que isso ficou no passado e agora está enterrado. Filadelfo diz a Rodrigo que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico morreu lá dentro. Rodrigo finge surpresa. Filadelfo pensa que Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino. Sabino encontra o anel de compromisso que José Miguel deu a Valentina nos restos de sua cabana e pensa que essa é a prova definitiva de quem provocou o incêndio que matou Frederico.

No capitulo 066, segunda-feira, 01 de julho – Sabino diz a José Miguel que Ivana o disse que escutou quando Valentina e Rodrigo combinavam a morte do gado de José Miguel, e que o anel encontrado por ele é a prova de que Valentina foi quem incendiou a cabana e provocou a morte de Frederico. José Miguel se nega a acreditar. José Miguel pede a Ivana que seja sincera e o diga a verdade. Ivana diz que, um dia antes do incêndio, viu Valentina e Frederico discutindo. Ainda que não saiba o motivo, devia ser algo muito grave, pois eles estavam bem exaltados. Valentina exige que Rodrigo a conte o que ele tem contra a família Montesinos.

Rodrigo responde que só José Miguel que não o agrada, e finaliza declarando seu amor pela patroa, dizendo que mesmo ela não sendo mulher para ele, a amará sempre. Valentina diz que não está acostumada a levar em consideração o sentimento dos outros por ela, mas que ele fica proibido de voltar a falar o que sente por ela. José Miguel procura por Valentina e a diz que se chegar a descobrir algum envolvimento dela na morte de seu pai, ela se arrependerá de ter nascido. Rodrigo pede a José que dê os pêsames por ele a Leonor e, como resposta, recebe um soco na cara. O Delegado diz a José Miguel que precisa averiguar melhor sobre o incêndio da cabana de Sabino.

Ivana, hipócrita, deixa a entender que a culpada é Valentina. José Miguel diz a Ivana que já percebeu que ela quer muito ver sua prima atrás das grades. Ivana responde que só quer que se faça justiça. Gabriela insiste que Valentina resolva sua situação com José Miguel, pois do contrário, ele seguirá pensando que ela é uma assassina. Ernesto chega a fazenda Os Caracóis. Ivana se surpreende quando Leonor diz que Valentina não incendiou a cabana de Sabino, que ela não tem maldade suficiente para matá-lo e não tinha motivos para fazê-lo. Ela suspeita de Rodrigo, pois ele tinha muitos motivos para desejar a morte de Frederico.

No capitulo 067, terça-feira, 02 de julho – O advogado diz a Valentina que quer lhe fazer algumas perguntas sobre a morte de Frederico. Ela responde que irá com ele a delegacia para colaborar com a resolução do caso. Rodrigo diz a Filadelfo que Valentina será dele. Filadelfo responde que seria melhor Rodrigo parar de sonhar tão alto, pois Valentina não é mulher para ele. João diz a José Miguel que Jesus o contou que viu Rodrigo circulando pelos arredores da fazenda e ameaçou de morte os pais do garoto caso ele contasse para alguém.

Valentina diz ao delegado que utilizará todo seu poder para demonstrar sua inocência perante José Miguel. O Delegado diz a Valentina que Ivana foi a primeira a dizer lhe que Valentina provavelmente é a culpada pela morte de Frederico. Ivana diz a Rodrigo que Valentina é a principal suspeita da morte de Frederico, e que logo deverá ser presa. Ela diz que se descobrir que Rodrigo está ajudando Valentina, ela mesma se encarregará de esclarecer que o verdadeiro assassino é Rodrigo.

Enriqueta, furiosa, adverte Felipe que caso ele volte a ver sua filha, espalhará boatos de que ele não é um bom médico. José Miguel vai a cabana incendiada. Valentina pensa em sair para cavalgar e acaba saindo de pijama. Rodrigo a segue e José Miguel, ao vê-los, se dá conta de que realmente Valentina e Rodrigo são amantes. Ivana se insinua a José Miguel. Ele fica tentado, mas recua. Moises diz a José Miguel que sua mãe pagou a hipoteca da fazenda graças a um empréstimo que Valentina fez.

No capitulo 068, quarta-feira, 03 de julho – Isabel se desculpa com Valentina por ter duvidado dela quanto a morte de Frederico. Valentina ordena a Rodrigo que contrate pessoas para derrubar a escola. José Miguel, furioso, diz a sua mãe que muitas vezes pediu a ela que jamais aceitasse dinheiro de Valentina mas, como ela não o ouviu, entregará a Valentina as escrituras da casa de Leonor na capital como pagamento pelo empréstimo. Leonor diz que jamais permitirá que ele dê a sua casa.

Felipe diz a Moíses que tentou falar com Enriqueta, mas ela é impossível; Ele afirma que não quer que Sandra tenha problemas com sua mãe, mas não desistirá dela caso Enriqueta continue se opondo. José Miguel diz a Valentina que pagará até o último centavo da dívida pelo pagamento da hipoteca da fazenda ?Montesinos?, e enquanto não puder fazer o pagamento, deixará com ela as escrituras da casa de Leonor como garantia. Moisés diz a Sandra que sua mãe está disposta a fazer o que precisar para evitar seu casamento com Felipe, mas ele não está de acordo com ela.

Ivana insiste em convencer José Miguel de que Valentina segue apaixonada por Alonso. Alonso chega a fazenda ?Os Caracóis? para pedir perdão a Valentina. Valentina responde que Alonso se superestima, pois talvez ela nunca estivesse assim tão apaixonada por ele e que deixa-lá no altar tenha sido um favor que ele fez. Alonso beija Valentina a força. Ela o esbofeteia.

No capitulo 069, quinta-feira, 04 de julho – Valentina adverte Alonso que se ele não sair imediatamente de sua casa, chamará seus capatazes para que o façam. Valentina diz a Benita que Alonso foi a fazenda pedir seu perdão, mas suspeita que a intenção verdadeira era comovê-la para que ela perdoasse sua dívida. Valentina pergunta a Ivana se alguém da fazenda disse a Alonso sobre o casamento que ocorreria entre ela e José Miguel. Benita responde que talvez Ivana ou Ernesto tenham comentado, ainda que sem querer. Gabriela diz a José Miguel que existe uma razão forte pela qual Valentina mudou drasticamente com ele. Ela conta que Marcélia se apresentou com uma criança nos braços e garantiu que era filho de José Miguel.

José Miguel pergunta a Gabriela se foi por isso que Valentina ateou fogo na cabana de Sabino, sem se importar que seu pai estava dentro. Gabriela questiona se José realmente acha que Valentina seria capaz disso. Ivana diz a Leonor que se ela realmente amava Frederico, e sabe que foi Rodrigo quem incendiou a cabana e o matou, o porquê de não o denunciar. Leonor responde que ama seu marido, mas por amar mais a seu filho quer que ele continue acreditando que Valentina é a assassina de seu pai.

Maria da Luz encontra a camisa de Rodrigo manchada de sangue. Cristina diz que o sangue certamente é de Lázaro, pois Rodrigo foi quem o matou. Maria da Luz diz que essa é a grande oportunidade da mãe de denunciar Rodrigo e assim cobrar todas as coisas que ele a fez. Ivana tenta fazer Leonor dizer porque não teve mais filhos. Leonor responde que Ivana não tem nenhum direito de se meter em seus assuntos pessoais. Rodrigo encontra Maria da Luz e Cristina e as adverte que andando sozinhas por aí pode acontecer alguma coisa de ruim com elas.

No capitulo 070, sexta-feira, 05 de julho – Cristina diz a Maria da Luz que Rodrigo é um homem perigoso e que não irá denunciá-lo, pois ele se vingaria. Sandra diz a Felipe que ela e seu pai saíram da casa, deixando Enriqueta sozinha e deprimida. Felipe diz a Sandra que não quer destruir sua família. Se esse for o preço do amor da moça, ele prefere se afastar dela. O Padre Ventura trata de convencer Enriqueta de que sua atitude afastou a sua filha e seu marido, que Felipe é uma boa pessoa e não tem culpa nenhuma em tudo que está acontecendo com sua família.

Valentina e José Miguel se encontram e ele diz que precisam resolver muitas coisas. Alonso chega e Valentina pergunta o que ele faz ali. Alonso responde que foi reconquistá-la e não sairá dali sem conseguir, ainda que ela esteja comprometida com José Miguel. Valentina responde que seu compromisso com José Miguel foi desfeito, mas que Alonso não se iluda achando que isso foi por ele. Alonso insulta José Miguel e eles brigam. Rodrigo chega e ameaça Alonso com um revolver, gritando para que ele saia imediatamente dali.

Rodrigo mira José Miguel e o diz que ninguém tirará o prazer de acabar com sua vida. Porém, Rodrigo acaba desistindo e vai embora. José Miguel diz a Ivana que sua mãe está triste por sua ausência. Ela o responde que jamais perdoará a mãe por ter enganado Leonor, a quem muito estima. Alonso procura novamente por Valentina e ela ordena a Rodrigo que o tire imediatamente se sua propriedade faça com que nunca mais volte.

Fonte: Novela “A Dona”, novela do SBT – resumo dos próximos capítulos

Vem por aí: Leonor acusa Rodrigo de ser o assassino

Valentina ordena a Rodrigo que não permita mais a entrada de Alonso em sua propriedade. Ernesto dá seus pêsames a José Miguel pela morte de Frederico, e o diz que apesar de tudo que acusam Valentina, ela não é a culpada da morte de seu pai, e completa dizendo que Valentina jamais seria capaz de matar alguém. José Miguel o diz que está muito confuso, que de um lado se recrimina por estar apaixonado por uma assassina, e por outro lado tem ciência de que Valentina jamais seria capaz de tamanha atrocidade. Ernesto aconselha José Miguel a lutar por Valentina, pois Alonso está de volta e disposto a reconquistá-la.

Maria da Luz diz a Valentina que está certa que não foi seu cavalo quem matou Lázaro, mas alguém que o deu um golpe bem forte na cabeça. Valentina pede mais informações e Maria, assustada, se aquieta e não revela que o assassino é Rodrigo. Ivana procura Alonso para lhe dizer que é possível que Valentina o perdoe e que ela pode ajudá-lo nisso Alonso, duvidando das intenções de Ivana, pergunta o que ela quer em troca desse favor. Ivana responde que é um favor grátis, pois em troca disso já teria José Miguel totalmente livre para ela. Leonor diz a José Miguel que se ele não tivesse se metido com Valentina eles não teriam sofrido tantas desventuras.

Leonor pede a Ivana que a diga quem estava perto da cabana incendiada, pois ela teme que Rodrigo também acabe matando José Miguel. José Miguel encontra Valentina no túmulo de Frederico e eles discutem. Ela então jura não voltar jamais àquele local. José Miguel responde que assim estaria bem melhor. Leonor acusa Rodrigo de ser o assassino de Frederico e o ameaça mandá-lo a cadeia. Rodrigo responde que isso não a convém, já que assim José Miguel acabaria sabendo que Leonor foi infiel a Frederico e relacionou se com outro homem por um bom tempo.

Felipe se enfurece e agride Alonso

Rodrigo alerta Leonor que se ela não levar José Miguel pra longe ele poderá ir fazer companhia a Frederico. Gabriela diz a Valentina que não suporta Ivana e acredita que seu amor por José é pura farsa. Valentina diz acreditar ser sincero. Gabriela aconselha Valentina a lutar por José Miguel. Rodrigo diz a Filadelfo que Leonor é a mulher pela qual ele sempre esteve apaixonado. Filadelfo responde que Rodrigo sempre foi acostumado a pôr os olhos em mulheres que estão muito acima dele.

Rodrigo responde que no caso de Leonor não foi assim, pois foi ela quem flertou com ele. Leonor diz a Ivana que ela precisa conquistar José Miguel logo, pois teme pela vida do filho caso ele esbarre com Rodrigo. Ivana pede a José Miguel uma oportunidade de demonstrar que pode fazê-lo feliz. José Miguel responde que ainda ama Valentina e jamais poderá corresponder o carinho de Ivana. Astuta, Ivana diz que saberá ser paciente, pois sabe que um dia ele a amará.

Alonso diz a Valentina que está certo de que ela não pode esquecê-lo e a suplica que ela o escute. Valentina, furiosa, responde que ele é tão arrogante que não consegue pensar em nada além dele. Ela pede dignidade e que ele vá embora de uma vez por todas. Felipe se enfurece ao ver Alonso conversando com Sandra e o agride.

Alonso tenta reconquistar Sandra

José Miguel tem um ataque de risos ao ver Valentina abrir a janela e expulsar Alonso e seus mariachis a tiros. Benita diz a Valentina que ela deu um bom susto em Alonso. Nádia, chorando, diz diante de uma foto de Oscar que ele quis indenizá-la com dinheiro por sua falta de afeto. Benita desmaia e Maria da Luz pensa que ela morreu. Valentina chega e pede a Benita que descanse enquanto Gabriela vai chamar Felipe. Sandra reclama com Felipe que ele a tem deixado só. Felipe responde que a viu conversando muito entusiasmada com Alonso.

Sandra diz que não é verdade. Felipe diz a Sandra que Alonso não vale nada, pois tinha um caso com Ivana mesmo sendo comprometido com Valentina. José Miguel encontra Ivana em sua cama, disposta a seduzi-lo. Ele diz que não a ama e seria indigno ficar com ela e depois descartá-la. Ivana responde que não entende esse absurdo amor dele por Valentina, ainda mais sabendo que ela segue amando Alonso e logo voltará a ficar com ele. José Miguel responde que pode comprovar que Alonso não interessa a Valentina, já que o expulsou a bala de sua fazenda após uma serenata.

Alonso tenta reconquistar Sandra. Após ser insultada, Sandra esbofeteia Alonso. Sabino discute com Leonor, já que ela se nega a permitir que façam autopsia nos gados que morreram, e diz que Frederico jamais permitiria essa atitude. Leonor exige que Sabino nunca mais cite Frederico. José Miguel pensa que Leonor, para proteger Rodrigo, está culpando Valentina pela morte de seu pai.

Ivana pede dinheiro a Isabel

Valentina reclama com Rodrigo por ele não ter cumprido suas ordens de derrubar a escola. Ele responde que muitas vezes a provou que não é nenhum inapto, e que foi Ernesto quem o proibiu de cumprir essa ordem da patroa. Ivana, furiosa, humilha Teresa dizendo a que ela jamais passará de uma empregada barata. Teresa então responde que prefere ser uma empregada honrada do que uma mulher de má fama. Ivana ameaça esbofeteá-la e Teresa a diz que um dia ainda fará com que José Miguel a expulse da Fazenda. Valentina diz a Ernesto que não contrarie suas ordens de demolir a escola. Ele responde que se não pelas crianças, Valentina devia pensar em sua tia, pois a escola está a mantendo muito ocupada e a ajudando a sair da depressão em que entrou após a morte de Frederico.

Valentina aceita manter a escola, mas lembra Ernesto que ela não participará em nada do que ocorra lá. Maria da Luz diz a Felipe sobre suas suspeitas de que foi Rodrigo quem matou Lázaro. Eles combinam de levar a roupa de Rodrigo manchada de sangue que Cristina guardou e acredita ser sangue de Lázaro. Ivana, cínica, pede dinheiro a Felipe, e em troca diz que o pagará com o que ele quiser. José Miguel paga a dívida que Leonor contraiu com Valentina. Ela, furiosa, diz que aquilo não é tudo que ele a deve. José Miguel, furioso, reclama com Leonor que ela fez Valentina acreditar que ele só estava interessado em seu dinheiro.

José exige que Leonor devolva o restante do dinheiro que falta. Ela responde que o dinheiro e bens que ela tem, são necessários para que mantenham seu estilo de vida. Ivana pede dinheiro a Isabel, e ela responde que se quiser dinheiro que vá trabalhar ou o peça a Leonor. Gabriela confirma a Sandra que Ivana teve relações com Alonso, mesmo sabendo que o mesmo era noivo de Valentina, e que ela o seduziu a ponto de que ele acabasse desistindo de Valentina no dia do casamento. Jesus flagra Ivana e Alonso de beijando.

Enriqueta se finge de doente

Ivana diz a Alonso que sua relação com ele era só por conveniência, pois agora conhece o verdadeiro amor nos braços de José Miguel. Alonso responde que não sabe o que as mulheres veem em José Miguel, que não passa de um pobre caipira. Jesus tropeça e Ivana o descobre. José Miguel diz a Sabino que o amor que sente por Valentina é a única coisa que dá sentido à sua vida. Ivana, fingindo ser amável, tenta convencer Jesus a não dizer nada sobre o que viu entre ela e Alonso, mas o menino não aceita.

José Miguel pergunta a Gabriela se ela sabe o que Marcélia disse a Valentina, ela responde que em detalhes não sabe, mas que acredita que ela disse que o bebê que tinha nos braços era de José Miguel. Gabriela o questiona se isso é verdade, e José a diz que nunca teve nada sério com Marcélia. Gabriela então sugere que ele diga isso a Valentina. José a diz que Valentina já tem Rodrigo e Alonso. Gabriela diz a José que Valentina não tem nada com nenhum deles, e que mesmo negando, sabe que ela mantém um carinho muito especial por José Miguel.

Enriqueta se finge de doente para fazer com que Sandra volte a morar com ela, mas Moises alerta a filha que Enriqueta só está fingindo. Valentina exige que Alonso saia do povoado o quanto antes. Ele a beija e José Miguel observa a cena. José se aproxima, lhe dá um soco. Valentina tenta explicar a situação a José, mas ele não permite e sai sem escutá-la. Valentina faz uma serenata a José Miguel, mas quem sai da casa é Ivana, que pede para ela ir embora de uma vez da fazenda e não voltar a incomodá-lo.

Ivana tenta seduzir José Miguel

Ivana faz Valentina acreditar que José Miguel não quer voltar a vê-la, e manda a prima ir embora. Enquanto isso acontece na fazenda, José Miguel está na cantina de Horácio, bebendo e chorando por Valentina. Isabel diz a Valentina que Ivana foi vê-la, ainda que preferisse que ela não o tivesse feito, pois está muito desapontada com a filha. Valentina diz a tia que ela não é responsável pelo mau caráter de sua filha, pois a mesma educação que deu a ela também deu a Ivana.

Valentina diz a Isabel que talvez Ivana consiga que José Miguel se case com ela. Isabel diz que se José a ama de verdade, não terá olhos para nenhuma outra mulher, muito menos para Ivana. José Miguel chega bêbado a sua casa e Ivana tenta seduzi-lo, mas se enfurece ao perceber que José Miguel acabou dormindo. Valentina acorda assustada, já que estava sonhando que Ivana se casava com José Miguel.

Enriqueta, para obrigar Sandra a voltar para a casa, diz a filha que suspeita que há muito tempo Moises a engana com outra mulher. José Miguel acorda e se surpreende ao ver Ivana a seu lado. Ela dá a entender a ele que tiveram relações, José Miguel diz que não se lembra de nada. Timóteo diz a Horácio que se esqueça de Ivana, e busque uma mulher que valha a pena, como Gabriela. Leonor fica surpresa ao ver Ivana na cama de José Miguel e diz ao filho que agora ele tem um compromisso moral com a moça.11122015cap85.