Novela “A Dona”: o SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “A Dona” que Rodrigo percebe que Valentina já não está mais sob seu poder. No capitulo 103, quarta-feira, 21 de agosto – Nas minas, Leonor e Sabino encontram Valentina. Leonor grita, a empurra e bate nela para que acorde antes que Rodrigo chegue e possa tirá-la dali, mas Valentina não reage. Eles decidem levá-la assim mesmo. Leonor e Sabino conseguem tirar Valentina da mina. A colocam num cavalo, devem chegar o mais rápido possível em sua casa. Sabino lhe pede que seja forte e resista. Rodrigo vai pegar a carroça e não encontra. Na delegacia, Alonso debocha de José Miguel por estar preso. Os dois discutem e o delegado chega para acalmá-los. O delegado diz que graças a intervenção de Horácio vai soltar José Miguel, mas com a condição de que não chegue perto da casa de Rodrigo Gavilan. José Miguel dá sua palavra e assim, vão poder retornar as buscas na mina. O Delegado diz que mais tarde encontra com eles e que naquela noite, pegam Rodrigo. Na saída, José Miguel engana Horácio e sai em seu cavalo.

Na casa de Rodrigo, o advogado e seu afilhado estão a vasculhar na intenção de encontrar o cofre. Sá Mendonça encontra e quando está saindo, Rodrigo chega e diz que ele o traiu, pois não levou a carroça que pediu, nem a maleta e nem seus dólares. Rodrigo diz que ninguém lhe rouba e muito menos o trai. Mendonça garante que deixou a carroça no lugar combinado e não sabe o que pode ter acontecido. Rodrigo o chama de mentiroso e traidor e lhe dá um tiro. Rodrigo diz que nada vai mudar os seus planos de ir embora com Valentina enquanto Mendonça arder no inferno. O comparsa assiste a tudo e se esconde.

Na fazenda Montesinos, João está nervoso porque Jesus e Teresinha não foram para aula. Neste momento, as crianças chegam com a carroça e com o burrinho do padre Ventura. Jesus diz que na noite passada sonhou com D. Valentina e que pedia para ajuda-la a sair de um quarto escuro. Mas, que ela estava muito mal. Então, disse para Teresinha que eles não iam para a escola e sim, para as minas. Terezinha diz que não encontraram a mina, mas a carroça. Jesus explica que foram uns homens que a deixaram escondida. João e Teresa começam a mexer e encontram as roupas de Rodrigo e uma maleta de dólares. João diz que vão levar tudo para o delegado. Jesus fica com medo de ser preso e João diz que essa travessura vai servir para o delegado prender Rodrigo Gavilan.

Leonor diz a Sabino que tem que continuar antes que Rodrigo os encontre. Sabino diz que Valentina não pode continuar, lhe pede que aguente firme. Leonor diz a Valentina que tem que se esforçar porque José Miguel a espera. Valentina chama por José Miguel. Horácio e Alonso chegam a casa de Rodrigo e não encontram o cavalo de José Miguel, mas encontram a porta da casa aberta. Horácio entra e encontra o corpo do advogado. Na clínica de São Pedro, o comandante Toledo visita Felipe tentando averiguar sobre a morte de Oscar Almeida. Felipe não sabe o que responder, mas Sandra lhe pede que diga ao comandante que Ivana é uma assassina. O afilhado de Mendonça chega desesperado ao centro médico pedindo um médico e Amparo diz que o doutor está ocupado e que não pode interrompê-lo.

Na fazenda “Os Caracóis”, Isabel diz que não entende o ódio de Ivana por Valentina se esta sempre tentou agradar a prima. Ernesto diz que Ivana está com uma desordem emocional. Ele pede que Isabel fique tranquila. Ivana bate na porta e diz que precisa falar com sua mãe. Ivana diz que está ali para provar sua inocência e que a carta de Rodrigo foi uma invenção dele para prejudicá-la, Isabel a interrompe gritando que não aguenta mais suas mentiras, não acredita em nada porque perdeu a confiança nela e sente uma grande tristeza ao ver no que se tornou sua vida quando tinha tudo para ser feliz. Ivana diz que sabe que cometeu muitos erros, mas está arrependida. Isabel diz que não acredita. Ela acusa Ivana de ter dado o passaporte de Valentina para vê-la fora do seu caminho e isso não tem perdão. Ivana diz que estava desesperada porque Ernesto a detesta, jamais iria lhe dar algum dinheiro e ela precisa ir embora dali. Ivana pede para que a mãe entregue para ela o dinheiro que Rodrigo lhe deu. Ivana diz que Isabel prometeu ajuda-la. Isabel diz que não pode fazer isto, mas vai ajuda-la internando-a no hospital psiquiátrico de Pedreira. Ivana, fora se si, lhe pede que a ajude pela morte de Oscar, diz que foi um acidente, era a vida dele ou a sua. Isabel fala que não adianta ela fugir. Ivana diz que sua mãe nunca a amou, que ela sofre mais por Valentina do que por ela. Ivana diz que Isabel é um fracasso como mãe e que até uma cachorra lutaria para defender seu filhote.

Cristina chega a sua casa e a encontra toda quebrada. Rodrigo consegue outra carroça com o capataz de sua fazenda. O delegado elogia e agradece Jesus e Terezinha. Na fazenda “Os Caracóis”, José Miguel deixa seu cavalo para ser examinado pelo veterinário, pois este se machucou. Dr. Ernesto lhe arruma outro cavalo para que volte as minas. Na ânsia de ir, José Miguel esquece seu rifle. Ivana falsifica a assinatura de Valentina em um cheque. No centro médico, Horácio e Alonso chegam com Mendonça e seu afilhado diz que foi Rodrigo Gavilan quem atirou nele. Leonor e Sabino continuam a levar Valentina e este diz que precisam parar um pouco. Nisso, um cavaleiro se aproxima. Sabino não consegue ver seu rosto, por isso diz a Leonor que desça do seu cavalo e pega um rifle, esperando o pior. Leonor vê que é José Miguel e gritam por ele. José Miguel chega onde está sua mãe e vê Valentina, inconsciente.

Na fazenda “Os Caracóis” Cristina, assustada, diz a Maria da Luz que Rodrigo destruiu sua casa. Cristina diz que vai ficar na casa paroquial. José Miguel quer levar Valentina para a fazenda e Sabino diz que é melhor ele levar, pois precisa ir com calma. Leonor diz que precisa conversar com José Miguel. Este descobre que Leonor e Sabino resgataram Valentina. Ele pergunta se ela sabia onde era que Rodrigo tinha escondido Valentina. Leonor confirma que sim. José Miguel fica pasmo. Neste momento, Rodrigo chega e José Miguel nota que está sem seu rifle. Rodrigo diz para Leonor que lhe avisou para tirar seu filho mimado do caminho, mas ela não lhe deu ouvidos, assim, não lhe deixa outra alternativa. Rodrigo aponta o revolver para José Miguel e Leonor avança sobre ele. Rodrigo e José Miguel brigam e Leonor fica desesperada. José Miguel consegue tirar a pistola de Rodrigo e diz que o matará. Eles voltam a brigar e José Miguel manda que sua mãe vá embora dali. Leonor diz que não vai deixa-lo sozinho com Rodrigo Gavilan.

No centro médico, Alonso pergunta ao delegado Toledo se já encontrou as provas suficientes para prender Ivana pelo assassinato de Oscar Almeida ou só está ali para visita-la com intenções amistosas. O delegado diz que não tem que discutir sobe assuntos oficiais com ele. Ivana procura Moisés para lhe pedir ajuda. Ela lhe dá um cheque, diz que Valentina deu para ela na semana anterior, como um adiantamento por seu aniversário e esse dinheiro usará para dar entrada num apartamento, pois seu filho nascerá na Cidade do México. Moisés diz que as operações já foram encerradas e eles não contam com toda a quantia necessária, mas ela pode voltar no diz seguinte que irá receber. Ivana agradece e diz que volta.

Rodrigo e José Miguel continuam a brigar. Saindo do banco de São Pedro, as testemunhas do assassinato de Oscar vêem Ivana passando no seu carro. A mulher a reconhece imediatamente. José Miguel e Rodrigo seguem brigando, José encontra a arma de Rodrigo e o ameaça de morte. Leonor, desesperada, grita para que o filho não faça isso, pois Rodrigo é seu pai. Todos ficam chocados. Na estrada, Gabriela está agradecendo Jesus e Teresinha por terem ajudado Valentina quando escuta Sabino chamando por seu nome. Eles vêm que Sabino está com Valentina.

Enquanto isso, Felipe e Sandra fazem todo o possível para salvar Sá Mendonça. Em “Os Caracóis”, Maria da Luz enfrenta Ivana, reclama por ter vendido o passaporte de Valentina a Rodrigo. Ivana lhe dá uma bofetada. José Miguel diz que não aceita que Rodrigo seja alguma coisa dele, pois ele é o assassino de seu pai Frederico Montesinos e vai pagar por essa morte. Rodrigo abre os braços, mas José Miguel sai e Leonor grita que precisa lhe dar uma explicação. José Miguel diz que não quer ouvir. Rodrigo exige que Leonor dê uma explicação e ela diz que só disse a verdade. Uma verdade que guardou todos esses anos. Rodrigo grita que não.

Novela “A Dona” SBT: resumo dos próximos capítulos(*)

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

No capitulo 104, quinta-feira, 22 de agosto – Rodrigo exige que Leonor dê uma explicação e avisa que ainda que José seja seu filho, vai acabar com ele. Rodrigo percebe que Valentina já não está mais sob seu poder. Leonor diz a José Miguel que amava Frederico, mas ele era estéril. Como ela queria muito ser mãe, esteve com Rodrigo. José Miguel diz que Frederico é seu único e verdadeiro pai. O afilhado do assessor de Rodrigo faz explodir uma mina e Rodrigo acaba preso no subterrâneo, fazendo todos pensarem que ele morreu. José Miguel diz a Sabino que já sabe que seu verdadeiro pai é Rodrigo, pois sua mãe já havia o confessado tudo.

No capitulo 105, sexta-feira, 23 de agosto – Sabino desconversa e responde que o importante é que Valentina já está a salvo e é melhor que todos pensem que foi ele quem a resgatou. José Miguel diz que o delegado fará perguntas, e que falta muito pouco para que Rodrigo seja pego. Ivana fica sabendo que Valentina voltou e pergunta a Gabriela se sua prima morreu. Gabriela responde que, para seu azar, ela voltou, mas está se recuperando. Gabriela ainda diz que assim que Valentina estiver em condições, vai dizer toda a verdade a ela.

Ivana insiste em tratar de convencer a sua mãe de que está arrependida e sofreu muito com o desaparecimento de Valentina. Valentina diz a Ivana que sabe que ela matou Benita. Ivana tenta negar, mas Valentina diz que Rodrigo a viu. Ivana então, fora de si, diz que a matou por que ela era uma intrometida, e que a próxima é Valentina.

No capitulo 106, segunda-feira, 26 de agosto – Ivana tenta asfixiar Valentina. Neste momento Isabel e José Miguel entram. Ivana, totalmente descontrolada, diz que viu Rodrigo incendiar a cabana de Sabino e que Leonor também viu e preferiu se calar porque foi amante de Rodrigo. Isabel diz a Ivana que é hora de enfrentar seus erros e diz a José e Valentina que sua filha provocou a morte de Oscar Almeida. Ivana tenta convencer Isabel a ajudá-la a escapar, e se finge de vítima, num novo surto Ivana ameaça a própria mãe com uma tesoura.Ela diz que se quiser matá-la pode fazer, mas essa não seria a solução.

No capitulo 107, terça-feira, 27 de agosto – Horácio e Alonso dizem a José Miguel e Sabino que Rodrigo morreu soterrado em uma mina. Ivana descobre que o delegado Toledo e umas testemunhas estão com Valentina e Isabel. Ivana escuta Bruno dizendo a Valentina e Isabel que quando for localizada, Ivana vai diretamente para a cadeia, ou na melhor das hipóteses, para uma clínica de doentes mentais. O delegado diz ao assessor de Rodrigo que ele e o patrão usaram de meios ilícitos para adquirir parte das terras dos ‘Montesinos’.

No capitulo 108, quarta-feira, 28 de agosto – Ivana foge e se tranca no celeiro. O delegado informa Valentina que houve uma explosão na mina e Rodrigo ficou preso nas pedras. Ivana, trancada no celeiro, tem uma alucinação em que Oscar fica lhe chamando e dizendo que apodrecerá na cadeia, que todos saberão que ela não está grávida. Ivana ouve sua mãe chamar na porta e não abre para ela. José Miguel decide derrubar a porta e quando por fim conseguem abrir encontram Ivana pendurada em uma corda no teto.

Moises entrega a Henriqueta o pedido de divórcio para que ela assine. Chorando, ela diz que não quer se divorciar por que ainda o ama. Ela promete corrigir seus erros, mas diz que precisa do apoio do marido. Felipe diz a José Miguel, Valentina e Isabel que os resultados da autopsia do corpo de Ivana não indicavam gravidez.

No capitulo 109, quinta-feira, 29 de agosto – José Miguel diz a Valentina que sua mãe a resgatou, pois conhecia o lugar quando teve um romance com Rodrigo. Alonso diz a Gabriela que já não há nada que impeça que Valentina e José Miguel sejam felizes. Ele diz que, irá fazer uma nova vida com seu filho bem longe dali. Antes de ir, pede a ela que lembre Valentina de lhe enviar um convite para seu casamento. Valentina recebe em ‘Os Caracóis’ a visita de Leonor.

No capitulo 110, sexta-feira, 30 de agosto – Último capítulo – Semanas mais tarde, Valentina e Isabel voltam para a fazenda. Leonor procura Valentina para devolver o dinheiro emprestado por ela. Leonor diz que tentou separá-la de Jose Miguel, porque ele é o filho de Rodrigo e o capataz também estava apaixonado por Valentina. Ela temia uma luta de morte entre eles. Valentina agradece por te-la salvado. Isabel diz a Ernesto que Valentina e José Miguel podem se casar. Ernesto chora de felicidade. Mais tarde, Leonor agradece Sabino por ter mantido seu segredo, e pede desculpas por não valorizar sua nobreza. Além disso, ela pede a ele para ficar com ela e José Miguel. Na fazenda Montesinos, Leonor diz a José Miguel que ele não poderia ter escolhido uma mulher melhor que Valentina. José Miguel pede a ela para esquecer tudo e a abraça.

Leonor diz-lhe para ir para o México e refazer a sua vida. Valentina e José Miguel se encontram na tumba de Frederico. José Miguel propõe casamento novamente. Valentina aceita. O padre Justino e o Padre Ventura decidem fazer em conjunto o casamento de José Miguel e Valentina. Rodrigo descobre que José Miguel e Valentina vão se casar. No dia do casamento, José Miguel espera Valentina no altar, enquanto ela caminha com Ernesto. Muitas pessoas assistem o casamento. Ambos juram amor eterno em frente ao altar.

Gaby e Sandra são as suas damas de honra. Horacio diz para Gaby que quer casar com ela o mais rápido possível. Valentina canta. Jose Miguel e Valentina são declarados marido e mulher. Todos aplaudem, mas de repente Rodrigo aparece no casamento desfigurado, uma perna de madeira e muitas queimaduras. Quando ele está prestes a atirar José Miguel e Valentina, Alonso o detém. José Miguel o desarma. A polícia vem para prendê-lo. A festa continua com fogos de artifício e festas. Dois anos depois, Valentina e José Miguel batizam o casal de filhos. Enquanto Rodrigo apodrece na cadeia, Valentina e José Miguel desfrutam das férias de seus filhos.04032016145.

Fonte: Novela “A Dona”, novela do SBT – resumo dos próximos capítulos