Novela “A Dona”: o SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “A Dona” que Valentina e Isabel chegam novamente a “Os Caracóis”. Logo em seguida chega Leonor Montesinos. No capitulo 105, sexta-feira, 23 de agosto – José Miguel diz a Sabino que seu pai sempre será Frederico Montesinos e Rodrigo não merece mais que seu repúdio e seu desprezo. Sabino pede para que ele tire esses rancores de seu peito. Neste momento, Horácio e Alonso dizem a José Miguel e Sabino que Rodrigo morreu soterrado em uma mina. Alonso diz que aconteceu uma grande explosão na mina e Horácio diz que ele deve ter se sentido encurralado e provocou a própria morte.

Publicidade

Na fazenda ‘Os Caracóis”, Ivana está pronta para sair e descobre que a porta de seu quarto está trancada. Ela grita para abrirem a porta. Maria da Luz que está passando pelo corredor pede para que ela tenha calma, pois  D. Isabel passou a chave na porta para ela não sair. Ivana a manda chamar sua mãe. Maria da Luz diz que sua mãe está na suíte de D. Valentina conversando com o delegado Toledo e umas visitas que ele trouxe. Ivana diz que precisa saber o que Bruno está fazendo ali. Então, Ivana finge se sentir mal e desmaia. Maria da Luz entra para ver o que aconteceu, nisso Ivana levanta e a empurra contra a penteadeira. Maria da Luz cai inconsciente e Ivana aproveita para fugir.

Enquanto isso, no quarto de Valentina as testemunhas contam o que viram no dia do assassinato. Valentina pergunta ao comandante Toledo o que acontecerá com Ivana. Esta escuta quando Toledo responde que tem uma ordem de apreensão para transferi-la à prisão feminina da Cidade do México. Lá serão realizadas as avaliações médicas e psicológicas de praxe e se ficar provado que ela sofre de alguma enfermidade mental será encaminhada para alguma instituição psiquiátrica para o tratamento. Mais tarde, na clínica de São Pedro, o delegado da cidade visita Mendonça, lhe diz que sabe que chama Wilson Bragança e deve responder por todos os processos que existem contra ele. Ele é investigado por uso de nome falso e usurpação de profissão para prejudicar o Sr. José Miguel Montesinos.

Na fazenda “Os Caracóis”, Gabriela encontra Maria da Luz caída no quarto de Ivana e quer saber o que aconteceu. Maria da Luz explica tudo e diz que ela deve estar na suíte de D. Valentina. Gabriela entra desesperada no quarto de Valentina perguntando se Ivana está ali, Isabel responde que ela se encontra em seu quarto. Maria da Luz desmente e diz que Ivana fugiu. Na fazenda Montesinos, João conta a Leonor que Rodrigo morreu na explosão da mina. Nos “ Caracóis”, José Miguel , Horácio, Alonso e Sabino chegam para saberem notícias de Valentina, quando escutam Isabel chamando por Ivana. Gabriela conta que Ivana fugiu e Ernesto diz que precisam procura-la por toda a casa. Eles se espalham por toda a fazenda.

Enquanto isso, Ivana corre e se tranca no celeiro. Valentina recebe uma ligação de Moisés, quem lhe informa que Ivana tentou descontar um cheque no dia anterior, só que não conseguiu sustá-lo. Valentina fica preocupada. O delegado chega e informa Valentina que houve uma explosão na mina e Rodrigo ficou preso nas pedras. Alonso entra e diz que encontraram Ivana, que ela está no celeiro. Ivana, trancada no celeiro, tem uma alucinação em que Oscar fica lhe chamando e dizendo que apodrecerá na cadeia, que todos saberão que ela não está grávida. Ivana ouve sua mãe chamar na porta e não abre para ela. José Miguel decide derrubar a porta e quando por fim conseguem abrir encontram Ivana pendurada em uma corda no teto.

Moisés entrega a Henriqueta o pedido de divórcio para que ela assine. Chorando, ela diz que não quer se divorciar por que ainda o ama. Ela promete corrigir seus erros, mas diz que precisa do apoio do marido. Ele a abraça fortemente. Em “Os Caracóis”, Valentina diz a Isabel que devem estar juntas para superar a morte de Ivana. José Miguel, por sua parte, se sente muito triste por sua morte. Ernesto diz que a decisão de Valentina de derrubar o celeiro e transformá-lo em um belo jardim, ele fala que isso será feito durante o período que Valentina passar na capital com sua tia Isabel. Enquanto isso, Leonor visita um Padre que lhe faz refletir sobre o dano que causou na vida de seu filho. Igualmente, lhe informa sobre a morte de Ivana. Leonor comenta suas dúvidas sobre a gravidez que ela dizia ter, pois não queria que seu filho se sentisse culpado.

Felipe chega à fazenda de Valentina e diz a todos que Ivana não estava grávida. Depois, Valentina diz a José Miguel que foi cancelada a compra/venda do terreno que vendeu a Rodrigo graças a Ernesto. Valentina pede a José Miguel que se encarregue do projeto de construção da processadora de laticínios. Ele confessa que Leonor a resgatou da mina, pois Rodrigo e ela tiveram um romance, do qual ele nasceu. José Miguel diz que é filho de Rodrigo Gavilan. Valentina se surpreende e o abraça. No dia seguinte, Maria da Luz conta a Timóteo o que o padre Ventura disse sobre Ivana, por sua doença e a maneira em que morreu merece o perdão de Deus. Valentina e Isabel choram a morte de Ivana. Ela é cremada e a colocada num nicho.

Publicidade

Na cidade, Alonso diz a Gabriela que já não há nada que impeça que Valentina e José Miguel sejam felizes. Ele diz que, irá fazer uma nova vida com seu filho bem longe dali. Antes de ir, pede a ela que lembre Valentina de lhe enviar um convite para seu casamento. Gaby se dá conta do amor tão sincero que o rapaz sente por sua amiga. Em “Os Caracóis”, Maria da Luz pergunta a Cristina por seu pai, mas ela se nega a dizer, pois acredita que Maria da Luz sofrerá. Diante da insistência, Cristina diz que faz anos, ela estava no rio, quando chegaram quatro homens e abusaram dela, por isso não sabe quem é o seu pai. Maria da Luz lhe diz que não importa, pois tem a melhor mãe do mundo. Na escola de Gaby, Horácio compõe uma canção para que os meninos aprendam mais rápido as tabuadas. Enquanto isso, Isabel faz Valentina promete que se casará com José Miguel. Semanas depois… Valentina e Isabel chegam novamente a “Os Caracóis”. Logo em seguida chega Leonor Montesinos.

Novela “A Dona” SBT: resumo dos próximos capítulos(*)

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

No capitulo 106, segunda-feira, 26 de agosto – Último capítulo – Semanas depois… Valentina e Isabel chegam novamente a “Os Caracóis”. Logo em seguida, Leonor chega para falar com Valentina. Leonor se dirige à Isabel, diz que esteve for e que não teve oportunidade de lhe dar os pêsames pela morte da Ivana. Leonor diz sentir muito. Isabel lhe dá as mãos e agradece Leonor. Isabel informa que vai até seu quarto porque precisa descansar e Ernesto a acompanha. Leonor diz a Valentina que acabou de voltar ao povoado e que a primeira coisa que quis foi conversar com Valentina. Esta a convida a se dirigir até ao escritório. Leonor tenta devolver o dinheiro que Valentina lhe emprestou. Mas, esta não aceita, pois diz que para ela a conta já está paga. Leonor diz que tentou separá-la de Jose Miguel, porque ele é o filho de Rodrigo e o capataz também estava apaixonado por Valentina, como uma vez esteve apaixonado por ela, lhe deu terror que acontecesse uma briga que pudesse terminar em morte como a que aconteceu entre eles depois da moça ter sido resgatada da mina.

Publicidade

Leonor diz saber que José Miguel nunca vai perdoá-la por ter traído Frederico porque o filho sente veneração por ele. Valentina pede para que ela não diga isso, pois por mais dor que José Miguel tenha sentido por saber a verdade ele a respeita e tem muito carinho. Leonor diz que Frederico era estéril e ela ansiava por ser mãe. Leonor diz que assumirá o que vier. Leonor insiste que Valentina aceite o cheque e que não faça se sentir pior. Valentina pega as escrituras da casa da capital e lhe devolve. Valentina lhe agradece por tê-la resgatado. Leonor diz que ela não tem nada a agradecer e agora que Rodrigo já faleceu, não há nada que impeça dela e seu filho serem felizes. Valentina a abraça e Leonor se surpreende.

Em seu quarto, Isabel diz a Ernesto que acredita que Leonor foi sincera quando falou com ela. Isabel diz a Ernesto que agora que Valentina e José Miguel se casarão, deseja ficar junto com ele. Ernesto chora de felicidade. Mais tarde, Leonor agradece Sabino por ter guardado seu segredo, por ter tanta lealdade e lhe pede perdão por não valorizar sua nobreza. Além disso, lhe pede que fique com ela e José Miguel, pois precisam muito dele. Gabriela fica feliz ao ver que Isabel voltou para a fazenda. Ernesto e Isabel contam para Valentina, Gabriela e Maria da Luz que vão se casar.

Já na fazenda Montesinos, Leonor entrega uma parte da venda da casa da capital e diz a José Miguel que estava cega e que não podia ter escolhido melhor mulher para ele que Valentina. José Miguel lhe pede que esqueçam tudo e a abraça. Leonor diz que irá para a capital e vai construir sua vida lá: alugou um apartamento, comprou um carro e fará um curso ou participará de algum trabalho altruísta. Ela diz que tudo o que aconteceu lhe vez valorizar a vida, apesar de que o temperamento dela continua o mesmo, mas isso não tem remédio. José Miguel diz que precisa sair e ela pede para que ele vá. Quando ele sai, Leonor chora ao olhar a foto de Frederico e fala que não só palavras, que é verdade que vai mudar.

Valentina e José Miguel se encontram no túmulo de Frederico. José Miguel lhe pede em casamento novamente. Valentina aceita. Ambos contam a Frederico que se casarão no próximo domingo, tal como queriam ele e o pai de Valentina, eles se casarão e unirão suas fazendas em uma só: Fazenda “Do Milagre” porque a cada dia farão que vivam o milagre do amor. Vários dias depois… O padre Justino e o padre Ventura decidem ambos oficializar o casamento de José Miguel e Valentina. Nas minas, Rodrigo descobre que acontecerá o casamento.

Enquanto isso, José Miguel espera Valentina no altar, enquanto ela, caminha pelo corredor ao lado de Ernesto. Muitas pessoas assistem o casamento. Ernesto entrega Valentina. Ambos juram seu amor em frente ao altar. Gaby e Sandy são suas madrinhas. Todos estão feliz com esta união, principalmente os noivos. Horácio diz a Gaby que quer se casar com ela o mais rápido possível. Continuando com o casamento, enquanto os mariachis tocam uma alegre canção de amor, Valentina canta em meio aos aplausos dos convidados de sua boda e da admiração de José Miguel. José Miguel e Valentina são declarados marido e mulher.

Publicidade

Todos aplaudem, mas de repente, Rodrigo interrompe a cerimônia, com o rosto meio desfigurado, uma perna de pau e muitas feridas de queimadura. Quando Rodrigo está a ponto de disparar em José Miguel e Valentina, Alonso chega por trás e o impede. José Miguel desarma Rodrigo. A polícia chega para prender Rodrigo. Rodrigo volta a declarar seu ódio por José Miguel, por ser seu rival no amor, apesar de terem o mesmo sangue. José Miguel diz que seu único pai é Frederico. Rodrigo se despede dizendo que ele era o único que poderia ter sido seu rival. A festa continua com fogos de artifício e festejos. Valentina joga o buquê e Isabel pega. Valentina e José Miguel saem para a lua de mel, onde se desata a paixão entre eles.

Dois anos depois… Na prisão, Mendonça jura que continuará fazendo a vida de Rodrigo impossível por tê-lo deixado em uma cadeira de rodas. Pede ao seu afilhado que se encarregue dele. Este, junto com outros presos, tiram a perna de pau de Rodrigo, lhe dizem que deve se arrastar para tê-la de volta, se assim quiser. Rodrigo pega Mendonça pelas costas e diz que não o soltará até ter sua perna de pau de volta. Em seguida, Rodrigo asfixia Mendonça com suas próprias mãos. Em São Pedro, batizam José Frederico e Cecília Benita, filhos de Valentina e José Miguel. Enquanto Rodrigo apodrece na cadeia, Valentina e sua família comemoram o batizado de seus filhos. Mais tarde, na cabana, José Miguel e Valentina dizem aos seus filhos que se amarão por toda a vida. Fim.

Fonte: Novela “A Dona”, novela do SBT – resumo dos próximos capítulos

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here