A novela “Avenida Brasil” deve substituir “Por Amor” em Vale a Pena Ver de Novo. “Avenida Brasil” conta a história de uma jovem que, desde os 11 anos, planeja um acerto de contas com a madrasta. Rita (Mel Maia), órfã de mãe, era criada, com muito amor, pelo pai Genésio (Tony Ramos). Tudo muda quando ele se casa com Carmen Lúcia, a Carminha (Adriana Esteves), uma mulher ambiciosa e dissimulada. Com Genésio, ela se passava por esposa doce e dedicada; com Rita, era uma madrasta má.
A menina entra em desespero ao descobrir, após ouvir uma conversa da madrasta ao telefone, que Carminha está armando um golpe contra seu pai: ele será abordado na saída do banco, logo após receber o pagamento pela venda da casa onde mora com a filha e a nova esposa. A transação é ideia de Carminha. Genésio titubeia, afinal a casa é herança da falecida esposa, mas decide vender o patrimônio para comprar outra casa. Carminha não arquitetou nada sozinha na novela “Avenida Brasil”. Cada passo foi acompanhado por Max (Marcello Novaes), seu amante e parceiro em golpes. Tendo ouvido o plano, Rita corre para alertar o pai, mas ele acha que a história não passa de implicância da filha com a madrasta e, aparentemente, não a leva a sério.
Ao sair do banco com o dinheiro guardado em uma mala, como sugerido por Carminha, Genésio é roubado por dois homens em uma moto. Só que, para a surpresa de todos, ele tinha enchido a mala com papéis picados e deixado o dinheiro no banco. Depois do assalto, volta à agência e esconde o dinheiro em casa, já certo de que convive com uma traidora. Para manter Carminha sob controle, mente para ela, dizendo ter sido assaltado. A mulher, uma atriz nata, finge estar muito triste com o episódio, mas celebra o que acredita ser sua vitória.
Mais tarde, depois de prometer à filha que se livraria de Carminha, Genésio a segue e flagra uma discussão dela com Max. Assim que o comparsa vai embora, Genésio briga com Carminha, acaba se ferindo e, desnorteado, perambula pela Avenida Brasil, onde é atropelado e morre no local. O motorista é Jorge Tufão (Murilo Benício), craque do Flamengo e revelado pelo Divino Futebol Clube, um time do subúrbio do Rio de Janeiro. Antes de morrer, a vítima sussurra para o jogador o nome completo de sua esposa: Carmen Lúcia Moreira de Souza. No fundo, Genésio queria denunciá-la, mas Tufão acha o contrário, que a vítima está lhe pedindo para cuidar dela. O jogador chama socorro, mas foge do local com medo de que o ocorrido atrapalhe sua carreira em ascensão.
Ao receber a notícia da morte do marido na novela “Avenida Brasil”, Carminha finge a dor da viuvez, mas logo comemora o ocorrido ao lado de Max. Só resta pressionar Rita e descobrir o paradeiro do dinheiro. A menina não se retrai diante da madrasta e a enfrenta sem medo. Mas Carmen Lúcia e Max são mais espertos: enrolam Rita e conseguem pegar o dinheiro.
Com a grana na mão, a vilã decide se livrar da enteada, mandando Max abandoná-la em um lixão aos cuidados de Nilo (José de Abreu). Aí começa a saga de Rita, que, de 1999 a 2012, quando a novela se passa, só pensa em vingança.
Enquanto a menina enfrenta maus bocados no lixão, Carminha continua a se dar bem. Sentindo-se muito culpado pela morte de Genésio, Tufão procura a viúva. O jogador, ovacionado pela torcida e pela mídia por ter garantido o título carioca ao Flamengo, apresenta-se como um grande amigo do falecido e oferece ajuda a Carminha. Ela, que de boba não tem nada, logo percebe que é mentira, porque Tufão mostra insegurança ao falar de Genésio. Os dois nunca se conheceram, e Tufão só se aproximou de Carminha por se sentir responsável pela morte do marido dela. Sabendo que o jogador é rico, ela finge desespero, aproveita o fato de Tufão estar se sentido culpado e tenta seduzi-lo. Tufão cai na armadilha e, para ficar com Carminha, desmancha o noivado com a cabeleireira paraibana Monalisa (Heloísa Périssé), que sempre o incentivou na carreira.
Até conseguir ficar com Tufão, Carminha joga pesado. Diz que vai se matar e que está esperando um filho de Genésio, sabendo que a criança é de Max. Fragilizado, o jogador se deixa levar pelas histórias da viúva, e chega a dormir com ela, enquanto ainda estava noivo de Monalisa. A paraibana, então, decide voltar para sua terra natal, sem revelar que está grávida do jogador. Ela, porém, sofre um acidente de ônibus e perde o bebê. Em seguida, adota um menino, Iran (Bruno Gissoni), e só volta ao Rio de Janeiro depois do casamento de Tufão com Carminha e do nascimento da filha dela, Ágata (Ana Karolina). Monalisa diz não querer mais nada com Tufão, só mesmo manter a sociedade que tem com ele no salão de beleza Monalisa Coiffeur, um sucesso por conta da fórmula de alisamento criada por ela. Só que, no fundo, ela é apaixonada pelo ex-noivo.
Quem acompanha a ascensão de Carminha é Max. Para manter o amante por perto, a vilã arma para que ele se case com Ivana (Letícia Isnard), irmã de Tufão. Fingindo-se meiga e prestativa, Carminha conquista toda a família do jogador, especialmente a mãe dele, Muricy (Eliane Giardini).
A verdadeira história de Carminha na novela “Avenida Brasil” vai sendo revelada no decorrer da trama, mas uma pista é dada logo no começo da novela: Batata (Bernardo Simões), o primeiro filho de Carminha e Max, foi abandonado no mesmo lixão em que Rita está. Só que o destino prega uma peça nos vilões: Rita e Batata apaixonam-se e prometem amor eterno um ao outro.