Na novela “Triunfo do Amor”, Padre Jerónimo, o mentor do Padre João Paulo, é transferido para a paróquia como novo tesoureiro. Domingo se apresenta como o sacristão. João Paulo está aliviado ao ver seu antigo mentor e ansioso para falar com ele em particular. Na igreja, João Paulo conta a seu mentor que tem uma filha chamada María Magdalena. Padre Jerónimo diz que o que conta são os feitos de uma pessoa na vida. E ele foi um padre exemplar. João Paulo apresenta o Padre Jerónimo aos rapazes e mostra a carpintaria ao seu mentor.
João Paulo fica surpreso ao saber que María Magdalena está na casa de Bernarda: “Não te disse a verdade porque queria evitar um confronto com Vitória. Além disso, pensei que seria uma boa coisa para Maria ficar aqui nesta casa piedosa sob minha proteção.” Bernarda volta-se para o Padre Jerónimo e pede sua opinião.
O bom padre não conhece os detalhes, mas tem certeza de que Bernarda deve ter razão, principalmente pelos laços de sangue que a unem à menina. Então Bernarda se volta para Eva em busca de apoio. João Paulo fica feliz e quer ver María Magdalena. María Magdalena tem permissão para encontrar os padres. Bernarda parece satisfeita.
Logo depois, os dois Padres cumprem o dever de ouvir confissões. Padre Jerónimo encontra Bernarda em seu confessionário e ela conta sua história de justiça. Anos atrás teve que fazer o verdadeiro pai de João Paulo pagar por tê-la traído, por seduzi-la e deixá-la grávida, quando ele já era um homem casado com um filho. Ela teve que intervir em nome da justiça divina e o queimou vivo, junto com sua esposa e filho. E ninguém suspeitou dela: “É por isso que digo que é minha missão exigir justiça em nome de Deus e com sua ajuda divina.”
O padre Jerónimo está no confessionário: “Então você matou seu próprio marido e Tomasia, a mulher que lhe serviu fielmente todos os anos? Você está doente, Bernarda, precisa de ajuda médica! Essa primeira traição deve ter deixado você louca!” “Pena que não me entendam, mas os próprios santos foram incompreendidos em seus dias”, diz Bernarda.
“E você se acha uma santa! O que você deve fazer é se arrepender de seus pecados e implorar perdão a Deus!” exclama Jerónimo. “Não preciso pedir perdão a Deus porque estou apenas obedecendo aos seus mandamentos. É por isso que anos atrás tentei atropelar a filha de Vitória.” diz Bernarda.
O padre Jerónimo engasga e se vira para ela: “Você ousou derramar seu próprio sangue! Porque essa menina é sua neta! Graças a Deus você falhou e agora María Magdalena está segura com sua mãe, e longe de seu alcance!” Bernarda conta que Maria Magdalena não é filha de Vitória. Bernarda pega os resultados do DNA e mostra ao padre Jerónimo.
“Bernarda, tem que contar a verdade ao seu filho imediatamente, para que ele possa continuar procurando sua filho de verdade”, diz o padre. “Não vou fazer isso. Não quero que sua missão de padre fique em risco, mais uma vez.”, diz Bernarda. Jerónimo não pode dar a absolvição a Bernarda, até que ela se arrependa de seus pecados.
Cenas previstas nos resumos dos capítulos de janeiro, na novela “Triunfo do Amor”.
Pode interessar
Resumo “Triunfo do Amor”: próximos capítulos da novela
Sinopse “Triunfo do Amor”: Victoria é uma das estilistas mais reconhecidas do México. Mora em um casarão elegante com o marido Osvaldo, ator famoso, e os filhos Fernanda (filha de ambos) e Maximiliano (filho de Osvaldo com a primeira esposa). Em sua juventude, ela trabalhou como empregada de Bernarda, uma fanática religiosa cujo filho João Paulo estava estudando no seminário para ser padre. João Paulo conheceu Victoria, eles se apaixonaram e uma noite eles se renderam ao amor.
Quando Victoria descobriu que estava grávida, João Paulo havia voltado ao seminário e Bernarda a expulsou de sua casa. Victoria teve sua filha sozinha, mas três anos depois Bernarda, tentando se livrar de Victoria e de sua filha, causou um acidente que a mandou para o hospital e, sua filha Maria, acabou em um orfanato. Desde então, Victoria não parou de procurar sua filha.
RedeNoticia