Novela “Novo Mundo”: Certamente você já ouviu a célebre frase proferida por Dom Pedro I que mudou a história do Brasil: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, digo ao povo que fico!” A frase diz respeito ao Dia do Fico, no qual o príncipe regente declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam a sua volta a Portugal, ficando no Brasil. O nobre fez o seu pronunciamento em 9 de janeiro de 1822 diante de milhares de populares no Paço Imperial.

Publicidade

Em Novo Mundo, o Dia do Fico vai ao ar no capítulo do dia 8/5. Pressionado por Avilez (Paulo Rocha) a abdicar do trono e deixar o Brasil com toda a Família Real, Dom Pedro (Caio Castro) fica transtornado em ter que romper com os Bragança e ir contra os interesses de Portugal, mas seus aliados, principalmente Leopoldina (Letícia Colin) e Joaquim (Chay Suede), dão subsídios ao nobre para permanecer no Brasil. O segurança do príncipe organiza um abaixo-assinado e com a ajuda de Anna (Isabelle Drummond), Chalaça (Romulo Estrela), Wolfgang (Jonas Bloch), Diara (Sheron Menezzes), Peter (Caco Ciocler), Libério (Felipe Silcler), Licurgo (Guilherme Piva), Germana (Vivianne Pasmanter) e Elvira (Ingrid Guimarães), e recolhe cerca de 8 mil assinaturas pedindo pela permanência do príncipe regente no país.

O general português, assim como Thomas (Gabriel Braga Nunes) e Sebastião (Roberto Cordovani), que davam como certa a partida do príncipe, não toleram a decisão. Mas eles tentaram dar o golpe até o último minuto. O primeiro passo do general foi trancar toda a munição num galpão para não haver guerra, porém, Leopoldina articula com Joaquim a chegada de um carregamento vindo de Minas Gerais. Thomas, que escuta a conversa, bate tudo para Avilez, que apreende a pólvora no caminho. O general, então, vai à Quinta e avisa ao príncipe que seja feito um governo de transição, para que uma junta, liderada pelo próprio Avilez, assuma o poder. O oficial ainda exige que a Família Real deixe o Palácio imediatamente e se mude para a Fazenda Santa Cruz. Pedro – é claro – fica indignado, no entanto fraqueja e lá está Joaquim para encorajá-lo: “Se o senhor for embora tudo o que sonhou fazer pelo Brasil acaba aqui. Avilez sabe que o senhor tem o apoio popular, por isso ele tem medo.” Eis que o segurança do príncipe vem com a ideia do abaixo-assinado que mobiliza a todos e dá certo, fazendo com que Pedro permaneça no Brasil.

Cenas previstas para abril e maio na novela “Novo Mundo”.

Novela “Novo Mundo”: resumo dos próximos capítulos

Sinopse Novela “Novo Mundo”: Jovem ator de Commedia dell’Arte, Joaquim se apaixona completamente por Anna quando embarca no navio Real rumo ao Novo Mundo. Chegando ao Brasil, torna-se um herói e defensor de Dom Pedro, além de grande entusiasta da Independência brasileira. … “Uma mulher fantástica e poderosa”, assim era Maria Leopoldina, esposa do imperador Dom Pedro I na história do Brasil. E a Leopoldina retratada em Novo Mundo, a nova novela das 6, é uma grande homenagem de Letícia Colin a esta figura tão importante a partir do texto de Thereza Falcão e Alessandro Marson e da direção artística de Vinícius Coimbra. A atriz mergulhou no universo da austríaca que se jogou neste país e abraçou estas terras.

Publicidade