Novela “Cordel Encantado”: Após tentar matar Açucena (Bianca Bin), Úrsula (Débora Bloch) procura o caminho de volta com Nicolau (Luiz Fernando Guimarães). Perdidos, eles se deparam com Tibungo (Land Vieira) e Timóteo (Bruno Gagliasso), que os acusam de terem lhes passado a perna. Tentando se defender, a duquesa mente dizendo que foi atacada por cangaceiros e conta a eles sobre o acidente com a sertaneja, fingindo ser inocente: “A nossa carroça se chocou contra uma árvore. Perda total!”.
Ao saber que Açucena está ferida, Timóteo vai à procura da jovem, deixando Úrsula e Nicolau ali, sem eira nem beira. Na mata, ele vê a carroça e logo encontra Farid (Mouhamed Harfouch) tentando socorrer a moça. “Você não pode morrer, Açucena”, diz o filho do coronel, desesperado. Eles resolvem levar a sertaneja para a fazenda, onde poderá ser medicada.
Lá, são recebidos por Virtuosa (Ana Cecília Costa), Euzébio (Enrique Diaz) e Jesuíno (Cauã Reymond), que os ajudam a levar Açucena para o quarto que era de Januário (Reginaldo Faria). Inconformado, o noivo da moça já vai logo acusando Timóteo de ser o culpado: “Você fez alguma coisa com ela, não fez? (…) Sai desse quarto, Timóteo! Me deixa aqui com minha noiva”.
Os dois discutem, mas o herdeiro da fazenda acaba concordando em sair do recinto a pedido de Benvinda (Claudia Ohana). Jesuíno fica ao lado de Açucena, pedindo a Deus que não a leve embora. Enquanto isso, Euzébio questiona Virtuosa: “É pecado deixar que ela morra sem saber a verdade. Nós não temos esse direito. Tu vai deixar ela morrer (…) sem saber que é filha do rei?”.
Virtuosa conta a verdade para o Rei e Açucena (Bianca Bin) descobre que é a princesa desaparecida. Ela fica muito confusa com a grande reviravolta em sua vida.
Felipe (Jayme Matarazzo) encontra Açucena acuada no salão Palácio do Governo e tenta acalmá-la. “Tudo no começo é difícil, mas o tempo se encarrega de colocar as coisas no lugar. Você já sabe quem é de verdade. Agora dê uma chance ao Rei, à sua família, a mim”, diz.
Firme, Açucena responde: “Príncipe, ponha uma coisa na sua cabeça: Meu coração é de Jesuíno!”. Felipe se descontrola, pega a jovem pelos braços e se declara: “Não diga isso! Eu te amo, Aurora!”.
Ela tenta se soltar, mas antes que possa reagir, Felipe a beija. Neste momento, Jesuíno (Cauã Reymond) chega ao palácio e flagra os dois.
Chocado, o sertanejo avança contra o monarca: “Miserável! Se aproveitando da situação, para conquistar minha noiva!”, grita o filho do Rei do Cangaço, empurrando o príncipe, que cai e machuca a boca.
Açucena socorre Felipe, deixando Jesuíno ainda mais raivoso. Atraídos pelos gritos, Euzébio (Enrique Diaz), Virtuosa (Ana Cecília Costa), Rei Augusto (Carmo Dalla Vecchia), Baldini (Emilio de Melo), Dora (Nathalia Dill) e Úrsula (Débora Bloch) chegam para apartar a briga.
Machucado, Felipe provoca Jesuíno: “Ela é a princesa de Seráfia! Prometida a mim em casamento! Muito antes de vocês se conhecerem!”. Açucena mais uma vez protege o príncipe para que seu noivo não o machuque novamente. “Jesuíno, pare com isso! Já pedi! Vá embora daqui, vá!”.
Irritado, Jesuíno questiona sua noiva: “Tu tá me mandando embora, Açucena? É isso que tu quer? Que eu suma de tua vida?!”. Arrasado, Jesuíno vai embora sozinho. Virtuosa abraça a filha, que chora desesperadamente.
Novela “Cordel Encantado”: resumo dos próximos capítulos
Sinopse “Cordel Encantado”: Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.
A sede de poder da dupla de vilões é crescente: no Brasil, para onde se muda com a corte europeia, o casal continua a planejar e executar planos para conseguir o que quer. No decorrer da novela, revela-se que Lady Cecília (Sofia Terra), que Úrsula criava como sobrinha, é filha da vilã com o general Baldini (Emílio de Mello), militar do exército de Seráfia do Norte.
Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”