Novela “Cordel Encantado”: É em Seráfia do Norte que nasce a protagonista dessa história: a princesa Aurora Catarina Ávila de Seráfia (Bianca Bin), filha de Augusto e da rainha Cristina (Alinne Moraes). E esse nascimento ganha ares de milagre, pois pode trazer a solução para os conflitos entre reinos vizinhos e inimigos. A cisão entre Seráfia do Norte e Seráfia do Sul, em guerra há anos, ocorreu após uma revolução popular, e, desde então, os dois reinos vivem conflitos que parecem não ter fim. O acordo para o término dos combates é selado no leito de morte do rei Teobaldo (Thiago Lacerda), monarca de Seráfia do Sul.

Vendo o marido muito ferido, depois de mais uma terrível batalha, a rainha Helena (Mariana Lima) vai ao castelo inimigo amaldiçoar toda a família do rei Augusto. Faz isso grávida de Inácio (Maurício Destri) e acompanhada de seu filho mais velho, Felipe (Jayme Matarazzo). O monarca se comove com a dor de Helena e, por sugestão de Cristina, propõe um acordo a Teobaldo, ferido mortalmente: seus primogênitos Aurora e Felipe devem se casar quando atingirem a maior idade, unificando e trazendo paz aos dois estados. Teobaldo aceita o acordo e morre logo depois. As duas crianças são apresentadas publicamente como os futuros reis de Seráfia.

Seguindo a interpretação onírica feita por Amadeus, uma longa viagem começa a ser planejada. Zenóbio Alfredo (Guilherme Fontes), botânico de Seráfia do Norte, que estava no Brasil envolvido com pesquisas científicas, traz ao rei notícias de um tesouro, escondido em terras tropicais pelo fundador do reino, Dom Serafim. O botânico sugere que o rei financie uma expedição a Brogodó, e Augusto, amante das ciências e das aventuras, não só concorda com a ideia como faz questão de liderar a empreitada. O rei só não contava que sua esposa, a rainha Cristina, resolveria acompanhá-lo, levando consigo a pequena Aurora.

Augusto e sua rainha vivem uma vida harmoniosa e feliz, sem imaginar que estão cercados por dois vilões: Úrsula (Débora Bloch), cunhada do rei, e Nicolau (Luiz Fernando Guimarães), o atrapalhado mordomo da corte. A bela, elegante e sofisticada duquesa é a pessoa mais perigosa e falsa de todo o reino. Ajudada por Nicolau, seu amante, Úrsula deseja se tornar rainha. E a viagem a Brogodó é a chance que a duquesa sempre quis para se livrar de Cristina e da princesa.

Autor: Thelma Guedes e Duca Rachid
Escrita por: Duca Rachid, Thelma Guedes e Thereza Falcão
Colaboração: Manuela Dias e Daisy Chaves
Direção: Amora Mautner, Gustavo Fernandez, Natalia Grimberg e Thiago Teitelroit
Direção-geral: Amora Mautner
Direção de núcleo: Ricardo Waddington
Período de exibição: 11/04/2011 – 23/09/2011
Horário: 18h
Nº de capítulos: 143

Fonte Rede Globo “Cordel Encantado”

Publicidade