Novela “Verão 90”: João (Rafael Vitti) está na busca para provar sua inocência e, desta vez, consegue um forte aliado: a ciência! Graças a evolução na maneira de avaliar provas de crimes no Brasil, através do teste de DNA, o ex-Patotinha tem a chance de reabrir o caso que ficou conhecido como Crime da Joatinga e tentar provar que não teve culpa na morte de Nicole (Barbara França).

João está vendo TV com Janaína (Dira Paes), quando começa o Jornal Nacional e William Bonner dá a notícia: “A ciência ajuda a polícia na luta contra o crime. Pela primeira vez no Brasil o exame do código genético é usado para identificar um…”. Na mesma hora, acende uma luz de esperança no coração do ex-estudante de jornalismo! “Você ouviu isso?! Exame genético, usando DNA!! Mãe, agora eu tenho uma chance de provar que eu sou inocente!”, ele se empolga.

Janaína não entende do que o filho está falando, mas João explica que, com essa novidade da ciência, ele poderá reabrir o caso que o condenou a três anos de prisão. “Exame do código genético? Como isso pode te inocentar, meu filho?”, Janaína pergunta. “Mãe, o sangue encontrado nas unhas da Nicole era do mesmo tipo do meu, lembra?”, João explica. “Claro! Como eu ia esquecer?… O sangue era B negativo. Isso ajudou na sua condenação”, ela diz.
“Mas agora, com esse exame novo, eu vou poder provar que o sangue não era meu. Porque mesmo sendo B negativo, não tem o meu DNA, entende?!”, João explica. “Será que isso funciona mesmo, filho? Parece mais ficção científica… Nunca ouvi falar desse exame…”, Janaína está incrédula. “Porque é um exame novo! Mas um crime, aqui no Brasil, já foi solucionado usando esse exame de código genético. É a minha chance!”, João comemora.

Resumo “Verão 90”: próximos capítulos da novela

Sinopse “Verão 90”: O Rio de Janeiro da década de 1990, a cultura efervescente da época, os acontecimentos sociais e políticos, a música e a moda estão presentes em ‘Verão 90’, uma comédia romântica, solar e musical, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, com direção artística de Jorge Fernando.