Resumo Novela “Ouro Verde” – a Band divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela que Otelo e Miguel andam à bulha, mas Miguel garante que vai continuar a lutar, para satisfação de Otelo. No capitulo 061, segunda-feira, 23 de setembro – Jorge tranquiliza Amanda, dizendo-lhe que ela vai ter o seu lugar no banco e que ninguém sabe que ele é Zé Maria. Miguel pergunta ao dono do jornal quanto quer pelo negócio. De partida para o Brasil, Jorge revela a Bia ter algo muito importante para lhe dizer. Jorge revela a Bia que José quer afastar Miguel da presidência do banco. António revela a Rita que vai ser presidente do banco, mas acaba em casa de Inês com quem se envolve. Miguel tenta a todo o custo que o dono do jornal lho venda, mas não consegue.

Paula expulsa Gonçalo e Lemos, que acabam por se esconder em casa de Hadja para não serem notificados. Amanda conta a José que Miguel mandou matar os Magalhães e Mónica fala-lhe da responsabilidade do marido na morte de Ramos de Almeida. Otelo e Miguel andam à bulha, mas Miguel garante que vai continuar a lutar, para satisfação de Otelo.

Novela “Ouro Verde” Band: resumo dos próximos capítulos

Destaques
Novela “Ouro Verde”: elenco e personagens
Novela “Ouro Verde” sinopse: a história de Jorge Monforte

No capitulo 062, terça-feira, 24 de setembro – Mónica conta a José da morte de Ramos de Almeida, acusando Miguel de ser um assassino e deixando José muito perturbado, ao ponto de quase não conseguir respirar. António aparece embriagado em casa de Inês a dizer que é um falhado e Inês, preocupada, diz-lhe que vai fazer um café bem forte. Acaba por revelar que a ama.

No capitulo 063, quarta-feira, 25 de setembro – Enquanto Hadja e Lemos explicam a Jéssica o que se passa, Gonçalo atira-se a Vera e acaba por beijá-la. Bia aparece já de banho tomado e, a sós com Salvador, diz ao irmão que já notou o interesse dele por Aparecida e vai ver o telemóvel, ficando em choque com a mensagem de Inês. Bia diz a Jorge que vai embora e que não consegue mais acreditar nele, mas Jorge diz-lhe que lhe vai provar que não foi ele que falou com o jornal.

No capitulo 064, quinta-feira, 26 de setembro – Miguel diz que conta com as autoridades para encontrar o autor da entrevista que, juntamente com o jornal, irá ser responsabilizado por todos os danos que causarem a ele e ao banco, além de agradecer à família por nunca ter duvidado da sua inocência. Rita está histérica por António não ir ser presidente do banco e por lhe ter pedido o divórcio. António entra no quarto e fica em pânico ao ver Rita caída na cama, com um frasco vazio de comprimidos ao seu lado. Bia diz a Jorge que não há qualquer hipótese de a relação deles se manter e, mesmo com Jorge a dizer que a ama, Bia diz-lhe que não vai haver casamento.

No capitulo 065, sexta-feira, 27 de setembro – Jorge conta a história do Ramos de Almeida a Bia, que lhe diz estar farta das teorias da conspiração dele e de o ver sempre a acusar o pai. Bia atira-lhe o anel de noivado acima e acaba tudo. Catarina percebe que estava tudo combinado entre Tomás e Estrela de África, e Tomás assume a culpa, mas diz que não a consegue esquecer. Miguel diz a Otelo que está a pensar criar uma fundação com o nome da falecida filha, pois a melhor maneira de limpar a imagem é ter sempre os intelectuais do seu lado.

No capitulo 066, sábado, 28 de setembro – Hadja chega ao hospital com Cláudia e Jéssica, e Tiago chega logo a seguir, levando Hadja para dentro, que lhe diz que Jéssica não pode saber de nada. Vera relembra as palavras de Valéria sobre Bia e Jorge estarem zangados e lembra-se das palavras de Jorge acerca do seu cabelo. Bia arruma as suas coisas para ir embora e diz a Jorge que até agora ele não arrumou uma única prova de tudo o que disse, mas Jorge implora-lhe que fique com ele.

No capitulo 067, segunda-feira, 30 de setembro – Rita acorda e pede desculpa a António por ter tomado os comprimidos, mas ele pede-lhe que esqueça isso e diz-lhe que vai ficar tudo bem entre eles, garantindo-lhe ter desistido do divórcio. Bia acorda e Jorge pede-lhe que mude de ideias, mas ela recusa. Jorge e Bia conseguem convencer Salvador a ficar na fazenda. Valéria avisa Vera que acha que Bia e Jorge acabaram. Inês fica destroçada ao ver a mensagem de António, que tranquiliza Rita ao dizer-lhe que desistiu do divórcio.

Miguel vai almoçar a casa do pai, como se nada se passasse, deixando a família incrédula. António e Inês encontram-se no hospital. Jorge diz a Arnaldo que Zé Maria vai falar com a polícia. Gonçalo e Lemos rejubilam com a notícia. Gonçalo avisa Miguel. Jorge diz a Nenem que quem vai aparecer é Zé Maria e não ele. Jorge diz a Nenem que vai contratar um ator para se passar por Zé Maria, garantindo que Miguel não sairá impune da morte dos seus pais.

No capitulo 068, terça-feira, 01 de outubro – Arnaldo avisa Lemos e Gonçalo que Zé Maria se apresentará na quarta-feira. António conta a Inês que Rita se tentou matar. Rita volta para casa e marca uma aula com Inês. António tem uma conversa com o pai, que lhe revela que a mãe também se tentou matar e foi refém a vida inteira de um casamento infeliz.

Mónica diz a Bia que ela não pode desistir do casamento por causa do pai. Edson avisa Jorge que viu Edu com Laurentino e que devem andar a tramar alguma coisa. Bia exige que Mónica lhe conte o que esconde e a mãe revela-lhe que Miguel é um assassino, mas Bia não se quer convencer disso. Jorge recebe o engenheiro Marcelo, a quem pede para transformar o seu negócio em algo ecológico, não importando quanto custa.

No capitulo 069, quarta-feira, 02 de outubro – Valéria acorda com Edu e Laurentino em arranjar algo que comprometa Jorge, com Laurentino a dizer que ela será bem recompensada. José convida Amanda para almoçar e ela diz ao Padre Sebastião que tem medo de se magoar. Mónica vai jantar a casa de Otelo. Bia diz a Inês que não sabe o que fazer da sua vida. Miguel acaba de jantar com Vera, dizendo-lhe que já não se lembrava do verdadeiro Miguel, enquanto Mónica dança com Otelo e se entrega a esta.

No capitulo 070, quinta-feira, 03 de outubro – Miguel e Vera despedem-se um do outro, com Vera a dizer que Miguel se revelou uma surpresa e com Miguel a dizer que ela é encantadora. Otelo pede a Mónica que confie no amor dele, fazendo com que ela se entregue ao desejo e os dois envolvem-se. Gonçalo acaba com Cátia, dizendo não ter tempo para uma relação, mas Cátia diz-lhe que ele é um mentiroso, que não perde pela demora.

No capitulo 071, sexta-feira, 04 de outubro – Jorge, ao telemóvel, dá instruções ao homem que se passará por Zé Maria e Valéria, através da porta entreaberta, grava tudo, mas sem perceber nada da conversa. Inês e Gonçalo ficam emocionados com a despedida de Sol a Guilherme, Henrique e Nadine, que prometem que vão estar sempre juntos em pensamento. Aparecida e Salvador fazem um piquenique. Ela diz que nunca conheceu um rapaz como ele e os dois acabam por se beijar.

No capitulo 072, sábado, 05 de outubro – José e Amanda conversam, com ele a dizer que nunca se conseguiu libertar do sentimento de culpa de a ter privado da sua presença, quando Marisa vem entregar as entradas e Amanda descobre o anel de noivado, com José a pedi-la de seguida em casamento. Jorge está no seu quarto, de portátil e headphones, quando Nenem entra e Jorge diz-lhe que aquele é o dia em que Zé Maria vai dar a cara. Nenem censura-o por manter aquela ideia, mas Jorge diz que será o golpe final em Miguel.

Fonte: “Ouro Verde”, TVI – novela da Band – resumo dos próximos capítulos

Vem por aí – O rapaz contratado por Miguel para se passar por Zé Maria caminha pela rua, na zona do edifício da PJ. Numa rua de Lisboa, o rapaz contratado por Jorge para se passar por Zé Maria ajeita um auricular no ouvido e diz que está a ouvir Jorge. No corredor da PJ, Lúcio é informado de que «Zé Maria» já chegou e um Agente da PJ traz-lhe o rapaz contratado para se passar por Zé Maria, que Lúcio leva para o gabinete para poderem falar. Padre Sebastião despede-se de Bia, dizendo-lhe para não castigar Jorge só porque ele acha que Miguel é um assassino, já que na família dela há quem pense o mesmo. Lúcio e Joaquim interrogam o suposto Zé Maria contratado por Miguel, quando Lúcio é avisado que alguém chegou, e o suposto Zé Maria conta-lhes que se mudou para o Brasil, onde simulou a própria morte. Joaquim entra na sala de interrogatórios e Lúcio apresenta-lhe outro Zé Maria, e Joaquim diz que vai ter que avisar uma pessoa para esperar. Quando sai, este suposto Zé Maria conta a Lúcio como tudo aconteceu. Lúcio continua a interrogar o «Zé Maria» contatado por Jorge, que fica hesitante em revelar o nome de Bia. Da associação, Bia liga a Jorge, mas ele não atende e, quando Inês chega, Bia diz que foi injusta com o namorado, mas que talvez o tenha perdido para sempre.EP 049.

Sinopse: Jorge Monforte é um empresário brasileiro, dono do império Ouro Verde (Brasil), um dos líderes mundiais no mercado agropecuário. Acaba de adquirir uma importante participação no Banco Brandão Ferreira da Fonseca (BBFF), uma empresa familiar liderada pelo poderoso banqueiro português Miguel Ferreira da Fonseca, conquistando um assento no restrito conselho de administração da instituição. A novidade não é bem acolhida na família do banqueiro, que suspeita das reais intenções daquele estrangeiro. O que não passa pela cabeça de ninguém é que Jorge Monforte seja a nova identidade de Zé Maria Magalhães, dado como morto há 15 anos, que volta agora para fazer justiça pela morte da sua família.

João Magalhães, o seu pai, era diretor financeiro do BBFF quando rebenta um escândalo que envolve o banco num complicado esquema de fraude e desvio de capital. João é usado como bode expiatório ao ser acusado do golpe. Começa a ser investigado e o seu nome é achincalhado nos jornais. Para se defender, João ameaça Miguel, garantindo que denuncia todos os esquemas sujos do banco se não o tirarem daquela situação e Miguel percebe que, vivo, ele é uma bomba-relógio. É assim que um assassino é enviado a sua casa para simular um suicídio. Acontece que a sua família, que tinha saído, por azar, volta atrás, surpreende a cena e acaba morta, com exceção de Zé Maria que, miraculosamente, sobrevive.

Depois de seis meses em coma, Zé Maria acorda. Mas está muito confuso sobre a noite fatídica. Miguel, ao saber do ocorrido, fica apreensivo, com medo que ele se lembre de algo que o possa comprometer e finge-se preocupado com o rapaz. Quando Zé Maria decide retomar a sua vida, procura Miguel para arranjar trabalho e cruza-se com o assassino da sua família, que não identifica de imediato. Nesse mesmo dia, esbarra ainda com Bia Ferreira da Fonseca, mas não fica a saber que ela é filha de Miguel. Há amor à primeira vista, mas Zé Maria tem outras preocupações, pois a sua memória volta, ele junta as peças e percebe que Miguel é o mandante do crime odioso que matou toda a sua família.

Rapidamente, percebe que corre risco de vida e decide fugir, mas não sem quase ser morto de novo pelo assassino e, por um acaso da vida, ser salvo por Bia. Zé Maria acaba por passar uns dias com ela, apaixonam-se perdidamente um pelo outro, até que o rapaz é mesmo obrigado a fugir para longe e parte para o Rio de Janeiro. Os dois sofrem muito com a separação. Já no Brasil, Zé Maria é roubado e fica sem o contacto de Bia, perdendo-a de vista. É no Rio de Janeiro, num ímpeto de coragem, que Zé Maria acaba por salvar de uma situação de perigo Januário Cavalcantti, um importante coronel com vastas propriedades na região da Amazónia. Este encontro improvável vai mudar a sua vida, pois este homem, uns meses depois, vai acolhê-lo e ajudá-lo, dando-lhe trabalho como peão na fazenda.

A relação entre os dois vai crescer e, quando o coronel morre, Zé Maria, agora já com uma nova identidade, Jorge Monforte, herda toda a fortuna. Anos depois, mais poderoso do que nunca, graças ao crescimento do negócio do gado e da soja, e já com uma posição de peso no BBFF, Jorge decide que é hora de voltar a Portugal e acertar contas com o passado. A sua família tem de ser vingada. Jorge quer limpar o nome do pai e fazer justiça por toda a família que morreu. Quer ver Miguel Ferreira da Fonseca na miséria, com o nome enxovalhado nos jornais. Os dados estão lançados quando Jorge é chamado de urgência a uma das suas fazendas, onde ocorre um forte protesto ambiental contra o grupo Ouro Verde.

Entre os manifestantes, Jorge identifica Bia, hoje ativista ambiental, que não via há 15 anos, supostamente um assunto arrumado na sua vida. O coração de Jorge dispara ao vê-la e ele percebe que aquela paixão está longe de estar acabada. Agora como vai ele resolver o facto dela ser filha do homem que está prestes a destruir? Isso é algo que ela pode nunca lhe perdoar, porque a verdade é que, se Jorge destruir a família Ferreira da Fonseca, de alguma forma, vai estar a fazer com Bia o mesmo que o banqueiro fez com Jorge, no passado.

2ª parte
Passados seis meses, Bia e Jorge regressam à “Ouro Verde” e são recebidos por Aparecida, Neném, António e Henrique. Jorge não perde tempo em contar a novidade aos amigos e diz que conseguiram provar que ele matou Eduem legítima defesa e, por isso, foi absolvido. Bia descobre que o bebe será uma menina, e irá chamar-se Madalena. Mesmo atrás das grades, Miguel não se esquece do que prometeu e consegue descobrir quem é o filho de Vera. A chefe de cozinha vai visitá-lo à prisão e fica surpreendida quando este lhe diz que descobriu quem é o seu filho. O banqueiro entrega-lhe um papel com uma fotografia e esta fica em choque ao perceber que é mãe de Henrique.

Após ter sido acusada de negligenciar o tratamento de Sol, Inês foge com a filha para o estrangeiro à procura de tratamentos alternativos. De regresso a Portugal, a ambientalista vai até ao hospital onde encontra Guilherme, a quem justifica a ausência, garantindo-lhe que a filha está bem e que vai visitá-lo em breve. Acompanhada por Gonçalo, Inês vai falar com Rodolfo, que fica em choque quando Inês lhe diz que os tratamentos resultaram e que o tumor de Sol está em remissão total.

Principais personagens

JORGE MONFORTE/ ZÉ MARIA MAGALHÃES (DIOGO MORGADO) – Tiraram-lhe tudo, mas ele regressa para fazer justiça pelas próprias mãos.

D. NENEM (ZEZÉ MOTTA) – Mãe de Santo, fiel companheira de Jorge, serve muitas vezes de sua consciência.

JOÃO MAGALHÃES (PAULO PIRES) – Pai de José Maria Magalhães, ex-diretor financeiro, é usado como bode expiatório por Miguel quando o escândalo BBFF rebenta.

MADALENA MAGALHÃES (SÍLVIA RIZZO) – Casada com João e mãe de Zé Maria, é uma mãe extremosa e sensata, devota de São Jorge.

JOSÉ FERREIRA DA FONSECA (RUI MENDES) – Patriarca de uma família tradicional, terá de vencer os seus próprios preconceitos.

MIGUEL FERREIRA DA FONSECA (LUÍS ESPARTEIRO) – Filho de José e casado com Mónica, está habituado a dominar tudo e todos, vai finalmente encontrar um rival à sua altura.

MÓNICA FERREIRA DA FONSECA (SÍLVIA PFEIFER) – Recatada e do lar, vai abrir os olhos para o mundo que a rodeia e, finalmente, começar a viver.

ANTÓNIO FERREIRA DA FONSECA (NUNO PARDAL) – Vive na sombra do irmão, até o dia em que o decide enfrentar. É filho de José.

RITA FERREIRA DA FONSECA (DINA FÉLIX DA COSTA) – Ambiciosa, não olha a meios para atingir os seus fins. É casada com António.

BIA FERREIRA DA FONSECA (JOANA DE VERONA) – Idealista e determinada, sofre com um amor impossível. Filha de Miguel e Mónica.

TOMÁS FERREIRA DA FONSECA (PEDRO CARVALHO) – Sucessor natural de Miguel na hierarquia do banco e da família, terá de escolher o caminho entre o bem e o mal. Filho de Miguel e Mónica.

SALVADOR FERREIRA DA FONSECA (RODRIGO PAGANELLI) – Sensível e romântico, vê-se aprisionado num corpo disfuncional. Filho de Miguel e Mónica.

MAFALDA FERREIRA DA FONSECA (MÓNICA DUARTE) – Filha de Miguel e menina promissora, pagará pelos erros do pai.

BERNARDO FERREIRA DA FONSECA (JOÃO CORREIA) – Menino rico, habituado a ter tudo, fará do amor uma doença. Filho de António e Rita.

SANCHA FERREIRA DA FONSECA (JÚLIA PALHA) – Filha de Rita e António, herdou a irresponsabilidade da mãe e as tentações do pai. Filha de António e Rita.

JÉSSICA (SUSANA ARRAIS) – Mulher e agente de Hadja, tem uma obsessão pelo marido que a fará sofrer.

HADJALMAR ANDRADE (PEDRO HOSSI) – Cantor africano de enorme sucesso, vai enfrentar o pior pesadelo de qualquer cantor. É casado com Jéssica.

CLÁUDIA (DANIELA MELCHIOR) – Doce e sentimental, viverá um amor não correspondido. Filha de Jéssica e Hadjalmar.

VERA ANDRADE (ANA SOFIA) – Chef de cozinha de reputação internacional, é ex-noiva de Jorge, de quem se separou com grande desgosto há cerca de sete anos.

TIAGO ANDRADE (FREDDY COSTA) – Médico brilhante, vive para o trabalho. Terá de libertar-se para ser feliz. É irmão de Vera.

INÊS SANTIAGO (SOFIA ESCOBAR) – Sonha com um mundo melhor, deixando muitas vezes para trás a sua própria felicidade.

SOL (EMA MELO) – Padece de uma doença rara, que a fará criar fortes laços de amizade. Filha de Inês.

GONÇALO SANTIAGO (FERNANDO PIRES) – Ambicioso e playboy, não conhece a palavra “não”. Irmão de Inês.

AMANDA NASCIMENTO (MANUELA COUTO) – Carrega consigo há décadas um grande segredo e lutará pelo seu grande amor.

DAVID/CATARINA NASCIMENTO (INÊS NUNES) – Filho de Amanda, vive uma profunda crise de identidade, ao mesmo tempo que sofre por um amor impossível.

LÚCIO SAMPAIO (VITOR D’ANDRADE) – Inspector íntegro e honesto que não vai descansar enquantonão for feita justiça à morte dos Magalhães.

PAULA SAMPAIO (SOFIA GRILLO) – Farta duma vida remediada, está disposta a tudo para subir na vida. Mulher de Lúcio.

CÁTIA (MAFALDA MARAFUSTA) – Nasceu para ser uma estrela, mas ainda só ela percebeu isso. Filha de Lúcio e Paula.

JUDITE SAMPAIO (SOFIA NICHOLSON) – Lutadora e resistente, provará que nunca é tarde para recomeçar. Irmã de Lúcio.

SÉRGIO SAMPAIO (DIOGO BRANCO) – Tem dotes de génio informático, que utilizará de forma surpreendente. Filho de Judite.

JOAQUIM FERNANDES (JOSÉ WALLENSTEIN) – O lado negro da Polícia. Faz tudo para que a verdade nunca venha ao de cima.

PADRE SEBASTIÃO (ÂNGELO TORRES) – Padre na paróquia de São Paulo, conhece todos os seus fiéis e sabe reconhecer à distância uma alma em sofrimento.

FRANCISCO DIAS PIMENTEL (PEDRO LAMARES) – Psicólogo, é uma pessoa sensata. Todos os seus clientes o têm em elevada estima.

EDU (ADRIANO TOLOZA) – Ativista ambiental, é totalmente apaixonado por Bia.

APARECIDA (THAI ANJOS) – Filha de Edson, trabalha como empregada na fazenda Ouro Verde. É uma menina simples e doce, que nunca viu o mundo para além dos portões da fazenda.

JANUÁRIO CAVALCANTI (GRACINDO JÚNIOR) – Pai adoptivo e mentor de Jorge, deixou-lhe de herança o império Ouro Verde.

LAURENTINO DA SILVA (BRUNO CABRERIZO) – Rival histórico de Jorge, não descansará enquanto não o destruir.

EDSON (CASSIANO CARNEIRO) – O mais fiel dos peões de Jorge.

HENRIQUE (ISAAC CARVALHO) – Foi abandonado pela mãe biológica e adoptado por Margarida, que por motivos de força maior se viu forçada a abandoná-lo também. Vive no hospital, rodeado dos amigos doentes crónicos e/ou terminais, que são a sua verdadeira família.

NADINE (SOFIA FRANCO) – Doente de Sida, está internada juntamente com Guilherme e Henrique.

GUILHERME (GONÇALO OLIVEIRA) – Doente de leucemia, é o grande companheiro de Henrique.

OTELO MONTEIRO (NUNO HOMEM DE SÁ) – Companheiro inseparável de Miguel, é mais invejoso que leal.