Novela Joia Rara: Ernest (José de Abreu) não vai mesmo desistir do filho. Disposto a tê-lo de volta em sua mansão, o joalheiro chama Franz (Bruno Gagliasso) para uma conversa e pede que ele volte a viver na mansão, junto com Amélia (Bianca Bin) e Pérola. Mas não vai ser tão fácil assim convencer o rapaz. Indignado com a atitude do pai de tentar separar o casal, Franz é bem direto e recusa o convite. “Quero que minha filha cresça perto de gente que a ame e que respeite a mãe dela”. Franz recusa convite de pai e os dois acabam discutindo.
Fonte Novela Joia Rara Rede Globo – nos próximos capítulos da novela Joia Rara Ernest não atrapalha o casamento de Franz e Amélia. Sílvia recebe um telegrama avisando da morte do pai. Ernest diz a Franz que está arrependido e o convida para morar em sua casa com a família, mas o rapaz não aceita. Fabrício chega à festa e avisa aos amigos que estão preparando o levante contra o governo. Amélia promete a Franz que nunca participará do partido. Todos os empresários da região negam emprego a Franz, a pedido de Ernest. Sonan diz a Tenpa que teve a visão do lugar onde Ananda renasceu. Manfred sugere que Franz trabalhe na fundição no turno da noite. Um funcionário da fábrica identifica Franz como filho do patrão.
Franz é rejeitado pelos operários, que acham que ele está trabalhando na fundição como espião. Tenpa e Sonan lembram que Ananda deu seu japamala para Franz. Manfred vê Sílvia botar veneno na taça de Ernest e derruba a taça propositalmente. Venceslau diz a Ernest que os operários da fábrica se rebelaram. Ernest pune os operários com aumento da carga de trabalho e diminuição do salário e eles ameaçam entrar em greve. Mundo e Ernest trocam ofensas. Manfred e Sílvia aproveitam a confusão da fundição e mandam Benito atirar em Ernest. Venceslau acusa Mundo de ter tentado matar Ernest. Incentivado por Benito, Mundo foge com os demais operários. Ernest reclama com Manfred sobre o fracasso da encenação. Apolônio é levado pela polícia. Ernest diz a Franz que Mundo atirou nele. Lola conta a Manfred onde Mundo está escondido. As mulheres do cortiço culpam Venceslau pela falsa acusação. Mundo, Tino e Gaia se vestem de palhaços no cabaré para se esconder dos policiais. Amélia sai em busca de um médico para Gaia, que está em trabalho de parto, e é seguida por Benito. O filho de Gaia e Toni nasce. Os policias dão voz de prisão a Mundo, Amélia e seus amigos. Mundo, Amélia, Gaia e Toni são presos. Franz diz a Amélia que fará tudo para libertá-la. Amélia aconselha Gaia a entregar Giuseppe para Iolanda, mas ela insiste em ficar com o filho. Franz pede ajuda a Manfred para pagar um advogado e tirar Amélia da prisão. Ernest pede a Valter que o ajude a forjar documentos que provem que Amélia é comunista. Arlindo quer descobrir quem delatou Mundo e seus amigos para a polícia. Doutor Silveira mostra a Franz um documento que mostra a filiação de Amélia ao partido comunista. Amélia diz a Franz que as provas são falsas, mas ele não acredita. Franz e Ernest vão à delegacia buscar Pérola.