novela_em-familia_helenaNovela “Em Família”: Helena (Julia Lemmertz) está em casa arrumando a mesa para o jantar quando Luiza (Bruna Marquezine) aparece para fazer as pazes com a mãe. Mas não tem jeito! É só o nome de Laerte (Gabriel Braga Nunes) ser pronunciado para a duas darem início a uma nova briga. “Você está mantendo uma relação com aquele maldito que me desgraçou e que vai te desgraçar também”, dispara Helena. Diante disso, Luiza deixa claro que só volta a encontrar a mãe no dia que ela estiver livre das lembranças do passado. No entanto, Helena é incisiva e afirma que não quer que a filha volte. Após essa declaração, Luiza deseja ir embora, mas a mãe a chama. “Pense bem e veja se te agrada saber que o Laerte se diz apaixonado por você, quando na verdade a paixão é por mim. O que ele quer de você é a Helena que ele perdeu no altar. E a sua semelhança comigo é que dá a ele a ilusão de que você sou eu que renasci para ele. Como a fênix que ele nunca esqueceu! Quando ele te beija, é a mim que ele está beijando. Quanto te ama, é a mim que ele está amando”, despeja Helena. Luiza não fica para trás e desafia a mãe. “Isso é o que você queria que fosse. Queria estar no meu lugar para receber esses beijos e esse amor que ele me dá. Na verdade, você está com ciúme de mim. E com inveja também. Porque perdeu a parada!”, provoca. Pronto! Helena não aguenta o que ouve e dá um tapa na cara da filha. E que bofetada! “Levo essa lembrança do nosso último encontro”, diz Luiza. “Leve mesmo. Cada vez que ele te fizer sofrer, vai se lembrar de mim. Agora pode ir!”, finaliza Helena. Luiza sai chorando.

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Em Família” Selma pega um bibelô da casa de leilões sem que ninguém veja. Chica diz a Ricardo que ficou arrasada ao ver Felipe embriagado, largado na calçada. Clara e Marina conversam no bistrô e Verônica percebe o clima íntimo entre as duas. Shirley convida Laerte para jantar em sua casa. Gisele coloca Zu contra a parede e descobre a armação de Branca contra Ricardo. Verônica disfarça sua satisfação ao saber que Luiza pediu um tempo a Laerte. Uma mulher diz a Dulce que a mãe biológica de André não quer saber dele. Leila acusa Jairo de ter roubado o bibelô. Branca confessa para Ricardo que armou o caso de assédio contra ele. Luiza procura Helena. Helena e Luiza falam coisas ferinas uma para a outra. Laerte e Shirley jantam sozinhos na casa dela. Luiza diz que Helena está com ciúme de Laerte e recebe um tapa da mãe. Clara deixa escapar que Marina está sempre no galpão e discute com Cadu por causa disso. Selma admira o bibelô que pegou da loja. Laerte e Shirley se beijam. Ricardo conta para Nando a armação de Branca. Virgílio e Helena discutem por causa de Luiza. André manda uma mensagem para o celular de Bárbara, mas ela resolve não responder logo. Durante uma conversa com Clara, Verônica fala sobre Cadu com carinho e Marina percebe. Chica faz Felipe prometer que vai se tratar do alcoolismo. Helena vê o bibelô na casa de Shirley e percebe que Selma o pegou. Ricardo esclarece a confusão com Claudia e recebe de volta seu brevê. Luiza diz que quer viajar com Laerte.

Helena e Virgílio vão à casa de Juliana pedir desculpas para Jairo. Selma diz a Verônica que se decepcionou com ela por não ter tentado reconquistar Laerte. Ricardo faz uma entrada triunfal no saguão do aeroporto em seu retorno ao trabalho. Helena diz a Clara que ela precisa tomar uma decisão em relação a Marina e Cadu. Vanessa fecha outro trabalho de fotógrafa para Flavinha, sem consultar Marina. Nando, Juliana e Jairo se encontram na portaria do prédio e ficam constrangidos. Luiza tenta convencer Alice a não servir de isca para que Malu prenda alguns bandidos. Shirley diz a Rafaela que conquistará Laerte de qualquer maneira. Helena se lembra da conversa que teve com Luiza sobre Laerte e chora. Os idosos da casa de repouso conversam sobre o suposto namorado misterioso de Miss Lauren. Gisele defende Ricardo e Chica, deixando Branca furiosa. Rafaela diz a Shirley que não gosta da maneira como Selma a trata. Neidinha diz a Alice que não quer conversar sobre o estupro com a policial. Luiza e Felipe conversam sobre o que ela sente por Laerte. André percebe que tem gostado cada vez mais da companhia de Bárbara. Marina diz a Vanessa que não aguenta mais seu ciúme de Clara. Em Goiás, Ana pensa em Virgílio e decide que vai para o Rio passar uns dias. Cadu se emociona com os cuidados de Ivan com sua saúde. Ivan ajuda Gabriel durante a fisioterapia de Cadu. Ivan e Rosa visitam Benjamim na casa de repouso. Shirley deixa Bárbara envergonhada ao fazer perguntas sobre sua vida sexual. Dulce sente-se culpada por não contar a verdade para André sobre sua mãe biológica. Branca diz a Murilo que Ricardo ainda voltará para casa um dia. Juliana diz a Jairo que ficará ao seu lado independentemente da vontade de sua família. Luiza e Laerte fazem planos para a viagem. Felipe pensa duas vezes antes de beber e desiste. Silvia pensa em Cadu, deixando Gabriel desconfiado. As aulas de fotografia de Marina no Galpão Cultural são um sucesso e ela comemora com Clara.