Além de Érica (Nanda Costa), sua filha mais nova, ela também é mãe de Camila (Jéssica Ellen), que adotou quando ainda era recém-nascida. Além delas, também tem Magno (Juliano Cazarré) e Ryan (Thiago Martins).
Lurdes partiu para o Rio de Janeiro com seus filhos pequenos para encontrar Dômenico, outro filho seu, que foi vendido quando ela estava no hospital dando à luz Érica. Depois de um parto complicado, ela volta para casa e se desespera quando percebe que o menino não está mais lá. O responsável pelo desparecimento é Jandir (Daniel Ribeiro), marido de Lurdes e pai das crianças.
“A mulher disse que ia levar o menino para uma família rica no Rio de Janeiro”, diz ele.
“Você vendeu nosso filho? Como é que você faz uma coisa dessas? Quando foi isso?”
A discussão termina em tragédia, com a morte acidental de Jandir, e Lurdes decide que é hora de ir embora dali. Quando Magno, o mais velho, pergunta para onde estão indo, ela já tem a resposta: “Pro Rio de Janeiro pegar Domênico”.
Com um bebê recém-nascido e mais duas crianças, ela inicia a viagem em busca do filho desaparecido. No caminho, encontra outro bebê, uma menina, recém-nascida como Érica.
“O destino me tirou um filho e Deus está me dando outro. O Divino está do nosso lado. E onde comem quatro, comem cinco. ”
Passados mais de 20 anos, Lurdes criou os quatro filhos e ainda luta para reencontrar Domênico. Agora, ela está em busca de um novo emprego e é entrevistada por Vitória (Taís Araújo), que aguarda ansiosamente a chegada de seu filho e precisa urgentemente de uma babá. Cenas previstas para novembro na novela “Amor de Mãe”.
“Amor de Mãe”: Três mulheres de classes sociais diferentes vivem seus dilemas como mães: Lurdes (Regina Casé) é uma mulher nordestina batalhadora, que teve quatro filhos: Magno (Juliano Cazarré), Érica (Nanda Costa), Ryan (Thiago Martins) e Domênico (Humberto Carrão) – vendido aos 2 anos escondido pelo seu ex-marido para a traficante de crianças Kátia (Vera Holtz). Sabendo que ele foi enviado para Rio de Janeiro, ela partiu para lá com os filhos em 1993 e, no caminho, encontrou uma recém-nascida abandonada, Camila (Jéssica Ellen), a quem decide criar.
Lourdes é amiga de Thelma (Adriana Esteves), uma viúva que perdeu o marido em um incêndio e desde então passou a superproteger o filho, Danilo (Chay Suede). Vitória (Taís Araújo) é uma advogada rica, mas infeliz por acreditar ser estéril. Ela adota Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues) e contrata Lurdes como babá, mas fica grávida após um encontro com o ambientalista Davi (Vladimir Brichta).