Publicidade

Novela “Abismo de Paixão”: O SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “Abismo de Paixão” que Damião diz a Elisa que já sabe que ela não ama Gael, e que só mentiu porque Almerinda a chantageou. No capitulo 060, segunda-feira, 18 de novembro – Carmen diz a Elisa que seu pai e Kenia são amantes. Kenia procura novamente por Augusto. Ele diz que gosta dele como mulher, mas não pode amá-la. Paloma descobre que Carmen estava grávida antes de se casar com Augusto e quando Estefânia ainda estava viva. Ramona diz ao Padre Lupe que vai dizer a Augusto que a amante de Rogério Arango, que deveria ter morrido no acidente, era Carmen, e não Estefânia. O Padre pergunta a Ramona se ela tem provas. Ela responde que ainda não, mas está certa que Estefânia era inocente. Padre Lupe pede a Ramona que se cale até ter provas, pois revelar esse segredo pode ser muito perigoso. Ramona diz que não é justo que todos tenham pisoteado na imagem que tinha Estefânia, sendo ela inocente. Paloma pede perdão a Elisa por tê-la tratado mal. Ela diz que Gael esclareceu tudo, e que eles agora são namorados. Elisa a abraça, emocionada.

Publicidade

Carmen, e quer pedir sua permissão para que Dolores e Elisa fiquem temporariamente em sua casa. Augusto diz a Lúcio que irá corrigir os erros do passado e tratar Elisa melhor. Almerinda diz a Damião que vai seguir com os preparativos de seu casamento com Florência. Damião pede a mãe que não tenha pressa, pois precisa de tempo para que as coisas com Florência se fortaleçam. Ingrid liga para Damião e pede que se vejam, pois tem algo muito importante a dizer. Almerinda exige que Damião diga quem é a mulher com quem ele acaba de combinar um encontro. Damião responde que não é Elisa, e por isso a mãe não deve se preocupar. Almerinda ordena a Vicente que siga Damião e a informe com quem ele foi se encontrar.

Ingrid diz a Damião que Kenia está apaixonada por ele. Damião diz a Ingrid que nunca deu motivos para que isso ocorresse. Ingrid pede a Damião que fale com Kenia. Carmen diz a Elisa que seu pai e Kenia são amantes e que os surpreendeu aos beijos. Damião vai à casa de Kenia e Elisa também chega neste momento. Ela se surpreende ao ver Kenia e Damião se beijando. Elisa, chorando, recrimina Damião por ter voltado com Florência e estar aos beijos com Kenia. Damião pergunta se Elisa está falando dela mesma, pois não gostaria de ter de lembrá-la que ela, sendo amiga de Paloma, tirou o amor do homem que ela amava.

Paloma diz a Gael que está muito contente com seu noivado, ainda que talvez devam esperar um pouco mais para torná-lo público. Ramona diz a Gael que não permitirá que ele fique com Paloma, pois sabe que ela o ama e ele só está com ela porque precisa esquecer outra mulher. Elisa diz a seu pai que foi reclamar com Kenia por suas mentiras, e a encontrou beijando outro homem. Augusto responde que Kenia é muito jovem, e se até Estefânia foi capaz de trai-lo, imagine uma moça tão novinha. Dolores diz a Elisa que Horácio a pediu em casamento, e ainda que não seja idosa, teme esperar muito e acabar perdendo o tempo útil para ter filhos. Elisa diz que como Dolores mesmo pensa, casamento é algo muito sério, e ela deve perguntar se o quanto ama Horácio, Dolores responde que não sente por ele o mesmo que sentia por Bráulio, mas que irá pensar melhor no caso.

Elisa diz a Dolores que Damião estava beijando Kenia, e que isso é sua culpa, por haver mentido que estava com Gael. Carmen suplica para Augusto não abandoná-la e diz que o perdoa por ele ter uma amante. Augusto aceita seguir com ela. Damião surpreende Gael e Paloma se beijando. Paloma diz a Damião que Elisa mentiu sobre a relação que teria com Gael porque Almerinda a ameaçou com a possibilidade de deixar Augusto apodrecer na cadeia, caso não se afastasse dele. Carmen muito contente diz a Kenia que Augusto e ela se reconciliaram, e que ele foi muito passional, e não parava de dizer que a amava. Carmen finaliza dizendo que se Kenia voltar a se aproximar de seu esposo, a mata. Damião diz a Elisa que já sabe que ela não ama Gael, e que só mentiu porque Almerinda a chantageou.

Publicidade

“Abismo de Paixão” SBT: resumo dos próximos capítulos (*)

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

No capitulo 061, terça-feira, 19 de novembro – Elisa diz a Damião que é verdade que mentiu, mas o fez porque não suportaria ver seu pai por toda a vida na cadeia. Augusto diz a Lúcio que antes de conhecer Kenia não tinha nenhuma motivação para viver, e que ela o fez reviver, sentir que havia sangue em suas veias. Lúcio pergunta a Augusto se por Kenia, ele pensava em deixar Carmen. Augusto responde que sim, mas Carmen o implorou por uma oportunidade e ele não pode negá-la. Damião diz a sua mãe que descobriu a exigência que fez a Elisa. Almerinda responde que é verdade, e fará de tudo para afastá-lo de Elisa, pois jamais permitirá que ocorra nada entre eles. Damião alerta que se a mãe fizer algo contra Augusto, pode esquecer que tem um filho.

Almerinda responde que não irá afrouxar com as chantagens de Damião. Damião diz a Almerinda que agora entende porque Rogério os abandonou, pois certamente sua vida ao lado dela deveria ser um inferno. Kenia diz a Augusto que já sabe que ele vai se divorciar de Carmen. Augusto diz que Estefânia jurou amá-lo, e mesmo assim o enganou com Rogério. Isso o ensinou a não se arriscar no amor. Elisa vai à casa de Almerinda para lhe garantir que jamais voltará com Damião, assim que ela deixe sua família e ela em paz. Almerinda responde que já os advertiu que não descansará até destruir os Bouvier. Augusto confessa a Gael que se interessou por Kenia como mulher, mas que jamais ocorreu algo mais sério entre eles.

Kenia encontra as passagens de avião com destino a Nova Iorque nos nomes de Carmen e Rogério, e assim descobre que a amante de Rogério era Carmen, e não Estefânia. Elisa diz a Dolores que foi ver Almerinda para suplicar lhe que não mande seu pai novamente para a cadeia, mas foi em vão, pois ela a expulsou sem nenhuma consideração. Dolores diz a Horácio que aceita se casar com ele, pois soube por Elisa que ele não seguiu as ordens de Almerinda. Augusto surpreende Horácio e Dolores aos beijos. Dolores explica que eles são namorados. Horácio pede trabalho a Augusto, em troca de pouso e comida, pois Almerinda o expulsou de sua fazenda. Augusto responde que não pode lhe pagar, mas que pode ficar se quiser.

Publicidade

No capitulo 062, quarta-feira, 20 de novembro – Paloma diz a Elisa que contou toda a verdade a Damião. Elisa se zanga, pois acredita que com isso tudo revelado, Almerinda mandará Augusto para a cadeia. Ingrid exige á Ramiro que entregue seu dinheiro, pois irá embora do povoado. Ramiro responde que pra ele é muito gratificante ter a mulher que foi de Rogério Arango. Ingrid responde que não pode dizer o mesmo, pois Ramiro, comparado a Rogério, não é nada. Ramiro agride Ingrid e mostra as passagens de avião em nome de Carmen e Rogério, dizendo que ela foi a verdadeira amante do seu patrão, e que algum dia Almerinda pagará uma fortuna por esses papéis. Padre Lupe diz a Almerinda que se não mudar de atitude, vai perder seu filho para sempre. Padre Lupe diz a Damião que conversou com Florência e está surpreso com sua atitude.

Guido diz a Florência que está claro que Damião não a ama, e que se insistirem nessa relação, só irão se machucar. Carmen, cínica, diz a Horácio que enquanto ele estiver em sua casa fará o que ela ordenar, do contrário, todos saberão que foi ele quem matou Branca. Kenia diz a Elisa que ama Augusto, e ela deveria saber que seu pai jamais amou Carmen. Elisa responde que não quer escutá-la. Elisa exige que Kenia diga porque contou que Carmen esteve mentindo a vida toda. Kenia diz a Elisa que só dirá o que sabe para Augusto, e pede que Elisa o avise para procurá-la. Elisa responde que não dirá nada, pois tampouco acredita em nada que Kenia diga. Carmen diz a Dolores que já soube que ela se casará com Horácio, e a parabeniza.

Dolores também a parabeniza por sua reconciliação com Augusto, ainda que creia que durará pouco, pois Kenia esteve na casa e disse que Carmen sempre esteve mentindo, e Augusto saberia da verdade. Carmen pede que Kenia se afaste de Augusto, pois a única coisa que a separará de seu marido será a morte. Kenia diz para Carmen não se sentir tão segura. Kenia diz a Gael que beijou Damião por um engano. Ele responde que não fica bem para Kenia andar perseguindo homens, muito menos se eles forem casados ou comprometidos. Kenia entrega uma carta a Horácio e pede que a entregue a Augusto. Elisa diz a Damião que não parece que ele esteja trabalhando em suas terras.

Almerinda, furiosa, diz a Ramiro que o ordenou para que desaparecesse com Ingrid, mas ele ainda não cumpriu sua ordem. Ramiro responde que cumpriu. Almerinda o alerta para que não minta, pois uma pessoa a viu conversando com Damião. Ela ordena a Ramiro que procure por Ingrid, nem que debaixo das pedras. Carmen encontra Kenia e, sarcástica, diz a ela que Augusto jamais descobrirá o conteúdo da carta que ela o endereçou, pois Horácio deu para ela. Kenia revela saber que Carmen era a amante de Rogério. Carmen aceita a verdade e tenta subornar Kenia. Kenia responde que ainda que estivesse na miséria, não aceitaria um só centavo de Carmen, pois ela só quer que Augusto saiba de tudo.

Kenia diz a Carmen que contará tudo a Augusto e a Elisa, e assim eles serão gratos para sempre, pois ela limpará a imagem de uma mulher inocente: Estefânia. Carmen, furiosa, golpeia Kenia na cabeça e, em seguida, a afoga no rio. Damião, por fim, consegue convencer Elisa de que devem lutar por seu amor. Florência procura Damião. Ele a diz que já reatou com Elisa. Elisa, chorando, diz a Damião que sua mãe vai pensar que ela não cumpriu com o trato, e teme o que ela possa fazer contra sua família. Damião pede a Elisa que não tenha medo.

Publicidade

No capitulo 063, quinta-feira, 21 de novembro – Damião diz a Elisa que eles não devem se preocupar com o presente, mas pensar no futuro. Betânia e Edmundo chegam à casa de Augusto para jantar. Carmen pede a Augusto que os receba sozinho, pois se sente mal. Betânia pede a Edmundo que examine Carmen, pois talvez seja algo grave. Ele aceita. Carmen humilha Edmundo e, posteriormente, tenta beijá-lo. Edmundo a rejeita. Carmen diz a Edmundo que sabe que pode tê-lo a hora que quiser. Almerinda diz a Augusto que seu advogado a disse que ela pode mandá-lo para a cadeia. Guido diz a Almerinda que Florência voltou chorando para a casa e, sendo assim, prefere que a filha vá embora de uma vez por todas com ele para a capital. Almerinda pede uns dias mais para Guido, pois precisa de sua ajuda na processadora. Ela diz que não pode confiar em mais ninguém, ela diz estar só e precisar do apoio de um homem.

Augusto, furioso, recrimina Edmundo por não haver sido suficientemente homem para lhe dizer que estava dormindo com sua mulher e o agride. Florência diz a Almerinda que foi usada mais uma vez por Damião, que acaba de voltar com Elisa. Ingrid diz a Ramiro que Kenia descobriu os boletos de avião que guarda na caixa e que provam a inocência de Estefânia. Ramiro, preocupado, diz a Ingrid que espera que Kenia não tenha contado nada a ninguém, pelo seu próprio bem. Ramiro se enfurece ao saber que Guido estará a cargo da processadora. Furioso e irônico, ele parabeniza Guido e diz que é bom que Almerinda o tenha para protegê-la. Guido diz que do jeito que Ramiro fala, dá a entender que Almerinda o agrada como mulher. Ele pede que Ramiro tome cuidado, pois em uma dessas pode acabar perdendo seu emprego. Ramiro responde que Almerinda jamais seria capaz de despedi-lo. Carmen pergunta ao Padre Lupe se ele revelou a alguém o seu segredo.

Padre Lupe responde que segredo de confissão é inviolável, e jamais disse nada, mas sente informar lhe que alguém mais conhece esse segredo, e tem as provas necessárias para se fazer ouvir diante dos interessados. Carmen, cínica, responde que sabe que a outra pessoa que conhece seu segredo é Ramiro, mas não o convém trai-la. Padre Lupe diz a Carmen que não tinha ideia que Ramiro era seu cúmplice, mas não se referia a ele. Ela completa dizendo que a pessoa que sabe do segredo está muito próxima a ela, mas também muito distante a ponto de não se fazer descobrir. Carmen, fora de si exige que o Padre revele a identidade da pessoa. O Padre então a lembra quanto a necessidade de não violar um segredo de confissão. Lupe diz a Carmen que a única maneira de salvar-se é ela mesma, contar toda a verdade a Augusto. Ela afirma que jamais o fará.

No capitulo 064, sexta-feira, 22 de novembro – Ramiro, furioso e com inveja, recrimina Almerinda por ter nomeado Guido como diretor da processadora. Almerinda responde que a processadora é um negócio de família, e Ramiro não é parte dela. Além disso, Guido é um homem vivido e estudado, enquanto Ramiro não passa de um morto de fome. Ramiro pergunta a Almerinda se ela confia mais em Guido do que nele. Almerinda responde que sim. Damião diz a Elisa que quer fazer as coisas bem, e não andar as escondidas. Assim, seria melhor que ele esclarecesse tudo com Augusto. Elisa promete falar com seu pai naquela mesma noite. Ramiro, furioso, diz a Ingrid que Almerinda colocou Guido a frente da processadora.

Publicidade

Ingrid diz a Ramiro que aproveite e tire todo o dinheiro que puder da empresa e coloque a culpa em Guido. Depois de fazer amor, Augusto diz a Carmen que de agora em diante vai tratá-la como merece. Ele joga sobre ela umas notas de dinheiro, dizendo já saber de toda a verdade. Carmen, assustada, diz que nunca foi amante de Rogério Arango. Augusto, surpreso, diz que não se referia a Rogério, e questiona se além de Paulo e Edmundo ela também se entendia com Rogério.

Paloma se desculpa com Edmundo por haver dito a Almerinda que ele era amante de Carmen, que só o fez, pois ela não parava de insultá-la. Guido diz a Almerinda que foi muito bem na processadora, porém Ramiro se sente como se fosse o dono do local. Almerinda diz a Guido que se Ramiro der problemas, pode despedi-lo sem nenhuma consideração. Damião, furioso, exige que Gael diga porque não contou que estava com seu amuleto, já que sabia que ele estava a sua procura.

No capitulo 065, segunda-feira, 25 de novembro – Gael diz a Damião que encontrou o amuleto quando foi doar sangue para ele, e pensava em devolvê-lo. Augusto diz a Dolores que Carmen seguirá vivendo com ele, mas já não mais como sua esposa. Ele ainda avisa Dolores que caso Carmen queira comer, que ela mesmo faça sua comida. Almerinda ordena a Guido que despeça Henrique de imediato de sua processadora.

Betânia diz a seus filhos que quase mataram Edmundo em uma briga no povoado e, enquanto isso, eles seguem fazendo festa. Almerinda, furiosa, pergunta a Florência se ela realmente acredita que saindo com Henrique vai fazer com que Damião volte pra ela. Florência, diz que não está interessada em recuperar Damião. Almerinda pergunta o que Florência ainda faz ali, então. Ela responde que fica ou vai pra onde quiser.

No capitulo 066, terça-feira, 26 de novembro – Ramiro propõe á Paulo uma aliança para que destruam a processadora, e coloquem a culpa em Guido. Paulo responde que aceita a proposta desde que fique com 50% do desfalque do qual acusarão Guido. Paulo diz a Ramiro ser expert em falsificação de assinaturas, e esse “talento” poderá ajuda-los. Damião pede desculpas a Augusto por ter planejado seu casamento escondido. E afirma amar Elisa e, em seguida, pede a sua mão. Augusto pergunta o que Damião fará se ele negar o pedido. Damião responde que partiria com Elisa para longe.

Damião diz a Augusto que é capaz de renunciar ao seu lugar na processadora e deixar sua mãe por Elisa. Almerinda diz a Florência que seu pai está arruinado. Tanto, que lhe pediu dinheiro emprestado. Ela afirma para Florência que, caso ela deixe o povoado, expulsará Guido de sua processadora e o cobrará até o último centavo que a deve. Almerinda diz a Florência que deseja que ela engravide de Damião, pois apenas isso seria capaz de separá-lo para sempre de Elisa.

No capitulo 067, quarta-feira, 27 de novembro – Almerinda diz a Florência que se não fizer o que ela ordenar, destruirá seu pai. Ela completa dizendo a Florência que a levará a uma clínica para ter certeza de que pode engravidar. Caso não possa, poderá ir embora do povoado sem problemas. Augusto convence Elisa a vender todas as suas terras e partirem a sós, sem Carmen, para recomeçarem a vida em outro local. Elisa pede ao pai que não diga nada a Damião, pois irá se despedir dele apenas no último momento. Furiosa, Carmen reclama com Edmundo por ter contado o que houve entre eles. Ela pede que ele diga a Augusto que tudo que revelou não é verdade.

Edmundo responde que não o fará, e ainda contará a Augusto o resultado do teste de DNA e que ela já estava grávida antes de se casar. Fora de si, Carmen diz a Edmundo que se, por sua culpa, perder o que tem, o arrastará junto a ela até o inferno, se necessário. Paulo pede perdão a Guido por todos os problemas que lhe ocasionou e pede uma oportunidade de se redimir trabalhando na processadora. Guido despede Henrique da processadora.

No capitulo 068, quinta-feira, 28 de novembro – Ramona diz a Dolores que Horácio tem uma energia muito pesada e está ocultando algo muito ruim. Dolores pergunta a Ramona porque ela tem essa impressão de seu noivo. Ela responde apenas que o tempo lhe dará razão. Augusto conta a Lucio suas intenções de ir para longe com Elisa. Ele diz que faz isso, pois não pode permitir que Elisa e Damião, sendo filhos de Rogério Arango, se unam em casamento. Guido se surpreende ao ver Florência. Ela o diz que Almerinda foi a razão de sua volta.

Carmen diz a Augusto que sua repentina aproximação a Elisa é só para enfurecê-la. Augusto responde que ainda que Elisa não tenha seu sangue, isso não quer dizer que ele não a ame como filha. Carmen, tentando reaproximar-se de Augusto, diz que só foi infiel com Edmundo uma única vez. Augusto responde que não lhe importa os detalhes. Augusto fala para Carmen que só não ficou com Kenia por respeito a Estefânia, que ainda que lhe tenha sido infiel, tinha um sentimento por ela que nenhum outro jamais poderá superar.

No capitulo 069, sexta-feira, 29 de novembro – Edmundo diz a Almerinda que seus problemas não têm relação com sua família, e ela não tinha direito algum de despedir seu filho da processadora. Ele diz que vai processá-la. Almerinda, sarcástica, responde que um processo pode durar anos em juízo, além de demandar um dinheiro que ele não tem. Ela diz que é melhor que ele aceite a indenização que oferece. Florência diz a seu pai que ele caiu aos pés de Almerinda como todos, e que isso a decepcionou. Damião diz a Augusto que espera que ele já tenha uma resposta quanto a seu pedido para se casar com Elisa. Augusto responde que ainda não. Ele pede umas semanas a mais para pensar.

Augusto pede a Damião que não cometa nenhuma loucura, pois estará atendo a ele e a Elisa. Chega o dia do casamento de Dolores e Horácio. Dolores diz a Elisa que sente como se estivesse despedindo, mas que isso não ocorrerá, pois se sente como sua segunda mãe, e elas sempre estarão juntas, como fossem mãe e filha. Bráulio diz a Dolores que ela está belíssima, e que daria o que fosse para ser ele a pessoa que a levará ao altar. Dolores responde que ele mesmo foi quem preferiu se casar com Antonia. Bráulio responde que jamais poderá esquecê-la.

Dolores diz a Bráulio que não é justo que ele tenha esperado até o momento de seu casamento para dizer que a ama, e que se isso fosse verdade ele não teria se casado com outra. Bráulio responde que pra ela Elisa sempre foi mais importante, e que foi ela mesma quem desfez o noivado. O Padre Lupe diz a Horácio que se tem algo para confessar, esse é o momento, Horácio responde que não tem nada para dizer, e garante ser uma boa pessoa. Almerinda diz a Florência que a dará um presente para que ela não se sinta como prisioneira em sua fazenda. Ela pede para Florência escolher o carro que quiser, sem se importar com o preço. Dolores diz ao Padre Lupe que não está segura em relação ao seu casamento com Horácio. O Padre diz que Bráulio cometeu uma imprudência ao dizer que a ama, mas que ele tem esposa e filho, e não os deixará jamais. Dolores responde que ela não aceitaria nem se ele quisesse, pois Antônia também merece ser feliz, e ela não deixaria um filho sem o pai.

Almerinda se surpreende quando o gerente do banco a diz que seu cheque está sem fundos. Horácio e Dolores se casam. O gerente do banco diz a Almerinda que Guido Landucci ordenou que todos os seus recursos fossem transferidos para uma conta no estrangeiro. Padre Lupe diz a Bráulio que por seu bem e também o de sua família, ele precisa se afastar de Dolores. O doutor diz a Florência que ela tem o que se conhece popularmente como útero infantil, e jamais poderá ter filhos.

Carmen diz ao padre Lupe, em segredo de confissão, que Dolores acabou de se casar com um assassino, pois foi Horácio quem assassinou Branca. Damião diz a Elisa que ela parece estranha, principalmente por sua atitude diante de Augusto. Paloma diz a Elisa que não é justo que ela esconda de Damião que vai embora para sempre do povoado. Elisa responde que prometeu a seu pai que não irá dizer nada até que chegue o momento de partir. Gael diz a Almerinda que Damião foi pedir a mão de Elisa a Augusto e ele ficou de pensar e considerar o pedido.

Fonte: “Abismo de Paixão”, novela do SBT – resumo dos próximos capítulos

Vem por aí: Almerinda, diz a Damião que prefere morrer a vê-lo casado com Elisa. Carmen diz a Augusto que não permitirá que ele vá embora com Elisa e a deixe para trás como se ela fosse um material descartável. Augusto responde que ainda está em tempo dela procurar um homem que a ame. Elisa diz a Damião que seu pai jamais considerou aceitar que eles se casem, que apenas o usou para ganhar tempo, até que eles tivessem o tempo necessário para partir do povoado. Damião diz a Elisa que desistiu da processadora, de sua mãe, de sua vida por ela, e não é justo o que ela pretende fazer. Almerinda diz a Guido que no banco a disseram que ele ordenou que transferissem seu dinheiro para uma conta no estrangeiro, e a menos que ele tenha uma boa explicação, irá recorrer às autoridades. Guido jura que não ordenou nada, e vai averiguar o que ocorreu. Guido diz a Paulo que não é possível que esteja ocorrendo na processadora o mesmo que aconteceu em sua empresa. Ele desconfia de Ramiro. Damião diz a Augusto que ele o enganou. Que queria ganhar tempo para fugir levando Elisa consigo, mas o adverte que ele não deixará Elisa por nada. Paulo diz a Almerinda que ainda que quisesse defender seu irmão, não poderia. Ele fez o mesmo na capital, e seus sócios só não o meteram na cadeia por não terem conseguido as provas. Paulo ainda afirma que Guido sempre quis casar Damião e Florência, só para levantar seus negócios, que estavam todos arruinados. A Polícia chega para levar Guido. Damião diz a Augusto que só morto poderá estar separado de Elisa. Elisa, chorando, diz ao pai que não quer perder Damião. Augusto diz aos dois que não pode haver nada entre eles. Carmen exige que Augusto os conte toda a verdade. Carmen diz a Elisa e Damião que não pode haver nada entre eles porque ambos são filhos do mesmo pai, Rogério Arango.

Elisa diz que isso não é verdade, que essa só pode ser é mais uma invenção de sua mente amargurada, pois Estefânia jamais teve nada com Rogério. Carmem diz que Augusto queria levá-la para não ter que lhe dizer a verdade. Damião pede provas e Augusto responde que há algum tempo fez um exame de DNA, cujo resultado o destruiu mais do que quando Estefânia o traiu com Rogério. Elisa diz a Dolores que não pode ver Damião como irmão, pois o deseja como homem. Augusto se desculpa com Elisa e ela diz que a repentina mudança do pai era mentira. Ela preferiria que o pai tivesse lhe dito a verdade, e não tivesse destruído a imagem que ela tinha dele. Augusto diz que a filha não deveria ter se apaixonado por Damião, que se tivesse ficado com Gael, tudo seria mais fácil. Elisa responde que no coração não se manda. Augusto diz a Carmem que o fato de não ir mais com Elisa para a capital não muda nada em sua relação com ela. Augusto e Ramona se encontram diante do tumulo de Estefânia. Ramona diz que não permitirá que ele vá embora sem que saiba de toda a verdade. Ela conta que antes de morrer, Estefânia disse que “tinha que detê-los”. Naquele momento ela não entendeu, mas agora tudo está muito claro. Elisa aparece repentinamente e exige que Augusto vá embora, pois não tem o direito de estar ali. Damião pergunta a Almerinda desde quando seu pai e a mãe de Elisa tinham uma relação. Almerinda responde que a relação entre Rogério e Estefânia sempre aconteceu, mas não pode garantir que Elisa seja sua irmã. Ingrid diz a Carmem que já sabe de toda a verdade sobre ela e Rogério Arango, e quer favores em troca de seu silêncio. Carmem diz a Horácio que quer as passagens de avião que estão com Ramiro. O Padre Lupe diz a Damião que está feliz por Elisa não ter ido embora. Damião chorando, diz que sua relação com Elisa jamais será a mesma, pois ambos são filhos de Rogério. Lupe responde que isso é uma grande mentira, pois Estefânia e Rogério nunca foram amantes.

Damião diz ao Padre Lupe que Augusto pretendia levar Elisa do povoado para que ela jamais soubesse da verdade, mas quando Carmem o colocou contra a parede, não restou alternativa senão a de contar tudo que sabia. Augusto diz a Ramiro que para ele suas terras não estão à venda. Florência suplica a Almerinda que retire a queixa contra seu pai, pois ele não é nenhum ladrão. Almerinda responde que o fará quando Florência lhe der um neto. Paulo se apaixona por Sabrina. Almerinda diz a Carmem que foi muito inteligente a mentira que ela disse a Damião e a Elisa. Carmen responde que não é mentira. Almerinda responde que ambas sabem que isso é uma grande mentira, pois do contrário Rogério haveria reconhecido Elisa. Florência culpa Elisa de todo mal que tem ocorrido em sua vida e diz que tirará Damião dela, assim como sua mãe tirou Rogério de Almerinda. Elisa a esbofeteia. Florência chora desesperada, já que sabe que nunca poderá ter filhos. O Padre Lupe diz a Carmem que se ela não esclarecer a mentira que disse a Elisa e Damião, gritará a todo mundo que era ela a amante de Rogério. Carmem responde que o revelou seu segredo em confissão, mas o padre garante estar disposto a tudo, pois a última coisa que deseja é seguir sendo seu “cúmplice”. Edmundo diz a Augusto que Carmem tentou suborná-lo para que alterasse o resultado da paternidade de Elisa, mas que ele não o fez. Carmem, astuta, diz a Augusto que talvez ela esteja errada, e Elisa realmente seja sua filha. Augusto questiona o porquê da dúvida, já que tantas vezes repetiu com certeza que Elisa era filha de Rogério Arango. Elisa diz a Augusto que já que ele não é seu pai biológico, ela não quer viver naquela casa.

Augusto diz a Elisa que ainda que ela não tenha seu sangue, a criou como se tivesse. Elisa responde que a casa deixou de ser dela quando Estefânia morreu. Elisa pede a Lucio se ele pode recebê-la em sua casa, junto a Dolores e Horácio. Betânia recrimina Sabrina por andar pela rua tão tarde e desconfia que ela estava com Paulo. Sabrina responde que sim, e Betânia a recorda que não quer ela andando com esse homem, ainda mais depois do que ele tentou fazer com Elisa. Sabrina responde que Elisa foi quem o provocou. Carmem diz a Augusto que poderiam dizer a Elisa que ela não é irmã de Damião. Augusto confessa não entender a razão do arrependimento de Carmem. Ela responde que só deseja tranquilizá-lo, pois o ama muito. Augusto decide vender suas terras a Ramiro para pagar a dívida que Elisa tem com Almerinda. Damião diz a Almerinda que volta a processadora e a fazenda se ela der a Elisa a parte que lhe cabe por ser filha de Rogério. Almerinda nega e diz que a herança já não existe, pois com Guido a frente dos negócios a processadora já não vale quase nada. Padre Lupe busca aconselhar-se com o bispo, já que não pode mais seguir guardando o terrível segredo de Carmem. O Bispo diz ao Padre que um segredo de confissão não se revela, por mais terrível que seja, e sugere transferi-lo de paróquia. O Padre Lupe suplica para que o Bispo não o mude de paróquia, pois tem assuntos pendentes para resolver no povoado. Edmundo recebe os resultados do exame de Augusto e Elisa. Lucio os abre e grita, satisfeito, que Elisa é filha de Augusto.

Edmundo diz a Lucio que ele não deveria ter aberto o exame, pois só dizia respeito a Augusto e Elisa. Lucio responde que são muitos anos carregando essa mentira, e queria de uma vez por todas tirar esse peso de Augusto e Elisa. Paloma fica com ciúme ao ver Gael abraçando Elisa. Guido é levado a penitenciaria. Florência garante que fará o possível para lhe tirar da cadeia. Paulo cínico, diz que está a seu lado. Betânia diz a Carmem que está preocupada porque Sabrina está saindo com Paulo. Sabrina sofre um desmaio e sugerem a ela que faça um exame de gravidez. Paulo diz a Florência que se ela conseguisse reatar com Damião, Almerinda seguramente perdoaria seu pai. Damião diz a Elisa que do jeito que andam as coisas é melhor que ela ainda não trabalhe com ele. Sabrina diz a Paulo que está grávida. Ele diz que não entende como sendo ela filha de um médico, não tenha tomado as devidas precauções. Sabrina suplica que ele não a deixe por isso, que não quer perdê-lo, e eles precisam se casar. Paulo a responde que é um cavalheiro e honrará essa responsabilidade. Paulo tem intenções de ir embora do povoado por causa da gravidez de Sabrina. Florência lhe diz que Almerinda a exigiu um neto, mas ela não pode dar, pois é estéril. O Padre Lupe diz a Carmem que neste mesmo momento Augusto vai saber da verdade. Augusto chega e exige que o Padre diga a verdade a qual se refere. Carmem responde que Elisa é sua filha, e que mentiu por odiar Estefânia. Lucio chega e mostra a Augusto o resultado do exame de paternidade. Muito feliz, ele diz que como sempre soube, Elisa é filha de Augusto.15072016cap80.

Publicidade