“Mestre do Sabor”: o reality culinário da Globo, apresentado por Claude Troisgros e seu assistente Batista, estreia dia 10 de outubro. Os Chefs vão ser avaliados pelos Mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão. Veja a dinâmica do programa “Mestre do Sabor”.

No programa, 24 participantes vão mostrar talento ao elaborar diferentes pratos da gastronomia nacional. Até a grande final, o reality contará com seis fases.

Prato de entrada:
Para conquistar uma das 24 vagas em Mestre do Sabor, os candidatos precisam preparar um prato que consideram a sua melhor receita na cozinha. Os três Mestres, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, experimentam os pratos, mas sem saber quem os elaborou!

As avaliações acontecem de forma individual: cada vez que degustam um novo prato, os Mestres decidem se o candidato merece uma vaga no seu time e, assim, a permanência no reality.

Mas, se mais de um Mestre aprovar a receita, é o próprio candidato que vai escolher qual time ele quer fazer parte.

A fase Prato de entrada é finalizada assim: três times, com oito participantes cada um.

Na pressão:
Essa é uma fase com duas etapas. A primeira é o Menu Confiança, no formato time contra time, e no jeito que toda boa competição pede!

No Menu Confiança, os três times cozinham um menu completo, com cada Mestre orientando os Chefs do seu time. Agora, quem vai avaliar e eleger o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que ganhar o voto de Claude irá conquistar a imunidade na segunda prova.

A segunda etapa da fase Na pressão é a Batalha dos Cucas. Os Chefs cozinham individualmente e são avaliados pelos Mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que terão a missão de definir quais são os dois Chefs que deixam a competição.

Duelos:
O reality vai ganhando ainda mais emoção nessa fase, que apresenta duelos em “mata-mata”. A cada programa, os próprios Chefs vão escolher quem quer ser a sua dupla – independente de qual time for – para a realização da prova.

Nessa disputa, os Mestres vão avaliar o desempenho de cada Chef. O melhor participante de cada duelo segue na disputa.

Na balança:

Chegamos a uma fase com duas rodadas de provas individuais. Na primeira rodada, os Chefs elaboram um prato e os Mestres, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, elegem, cada um, a sua receita favorita. Com isso, os Chefs dos pratos eleitos são classificados para a semifinal.

Os Chefs que não conseguiram essa classificação vão passar por mais uma rodada da prova, cozinhando individualmente. Mais uma vez, os Mestres entram em ação: eles vão escolher os melhores pratos e mais três Chefs garantem a vaga na semifinal.

Semifinal:
Os seis Chefs que conseguirem chegar a essa fase da competição vão ser avaliados em duas etapas. Todos eles precisam cozinhar, e o os pratos serão avaliados pelo apresentador Claude Troisgros. Sim, nessa etapa, Claude retorna ao papel de avaliador. Após degustar todos os pratos, ele elege dois participantes para a final.

Na segunda etapa, que é individual, os Mestres que são os avaliadores. Nessa função, eles elegem outros dois participantes, que também ganham o direito de seguir para a última fase da competição. Sendo assim, a fase termina com quatro finalistas.

Final:
A fase conta com duas etapas e irá definir o grande campeão do reality! O vencedor se tornará o Mestre do Sabor e levará um prêmio de R$ 250 mil.