Na novela “Renascer”, Inocêncio sai sozinho na cadeira de rodas para visitar Norberto e reclama do cansaço. Eliana chega à venda com Damião, que leva a lista de compras, e é chamada de ‘coronela’. lnocêncio deixa claro que sabe que Damião é o pai de seu filho. Mariana se preocupa com o sumiço de Painho. João Pedro, Deocleciano e Zinho saem à procura do coronel. Na volta para casa, Inocêncio pega um atalho, mas perde o controle e cai da cadeira. Ele tenta subir, mas a cadeira rola ribanceira abaixo. Começa a chover forte.
João Pedro decide pegar o caminhão e ir atrás do pai. No dia seguinte, Inocêncio aparece em casa, coberto de barro, e desmaia. A imagem da santa volta para a sala da fazenda. Inocêncio agoniza e se recusa a receber medicação. João Pedro encontra o facão que o pai fincou aos pés do jequitibá e põe o seu no mesmo lugar. João o entrega para o pai que pede perdão por nunca ter lhe dito o quanto o amava. Ele morre e Maria Santa vem buscá-lo. Todos bebem o defunto. Mariana vai embora. João Pedro tem uma visão de Inocêncio.
Cenas previstas nos resumos dos próximos capítulos da novela “Renascer”.
Sinopse “Renascer”: A novela narra a saga de José Inocêncio, um fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Ao chegar à região onde vai fazer sua vida, finca um facão aos pés de um frondoso jequitibá. Este gesto passa a ser o símbolo de sua coragem e do sonho de se tornar eterno. Apaixona-se após o boi-bumbá passar por sua fazenda, casa-se com Maria Santa e torna-se pai de quatro filhos: José Augusto, José Bento, José Venâncio e João Pedro, o caçula, cujo nascimento é acompanhado da morte da mãe, por complicações durante o parto.
O fato faz com que Zé Inocêncio desenvolva um relacionamento de ódio com o filho. Essa desavença é que conduz todas as tramas da história. Elas se aceleram quando Inocêncio, já cinquentão, conquista e casa-se com a namorada de João Pedro, a jovem Mariana. Esta é neta do seu maior desafeto no passado, Belarmino, assassinado de forma misteriosa, com as suspeitas recaindo sobre o próprio Inocêncio.
RedeNoticia