A novela “Ouro Verde” entra na reta final e Laurinda só pensa em Gonçalo. Nos próximos capítulos, Gonçalo vê as notícias que dão conta do que está a acontecer a Miguel quando tocam à campainha. Ele vai abrir e Laurinda aparece de surpresa. Em pânico, pergunta à empregada de Rita o que é que está ali a fazer e se endoideceu de vez. Ela responde que está doida e que é por ele.
Depois, dá-lhe um choque com um taser. O rapaz fica atordoado e cai no chão. O que acontece entretanto é um apagão. Na cena seguinte, Gonçalo está nu, amarrado e assustado. Sem conseguir debater-se, Gonçalo vê a empregada a abrir-lhe a boca à força e a obrigá-lo a tomar comprimidos. O jornalista entra em pânico.
Mais tarde, Gonçalo entra no hospital e diz ao médico que precisa fazer vasectomia de urgência, porque não pode arriscar a ter filhos de um pastor alemão, referindo-se a Laurinda. Enquanto isso, a empregada entra em casa extremamente bem-disposta e Sancha acha aquilo estranho. Laurinda vê uma fotografia de Gonçalo e suspira, já cheia de saudades.
Cenas previstas nos resumos dos capítulos de setembro, na novela “Ouro Verde”.