Gabriela: resumo dos próximos capítulos da novela

Gabriela – a Rede Globo divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela Gabriela que com a morte de Ramiro, Melk desiste de matar Mundinho e oferece apoio a sua candidatura. No capítulo 77, sexta-feira, 26 de outubro - na casa de Ramiro Bastos, o manda-chuva decide mais uma vez investir contra Mundinho Falcão: “Agora, mais que nunca, quero mostrar a Mundinho Falcão quem pode mais! Quem vai acabar é ele!”. Melk, que está por ali, assente: “Amanhã, coronel. Meus jagunços vão ficar de tocaia. Quando ele sair de casa leva bala!”. Ramiro fica orgulhoso com a atitude do amigo e solta: “Assim é que se fala. Quem manda aqui, sou eu!”. Antes da votação que vai eleger o novo intendente de Ilhéus, Mundinho está em sua casa e se prepara para sair. “Estou pronto, coronel. Vamos?”, diz o progressista. “Sua gravata está torta. Eu lhe espero arrumar”, diz o amigo Altino. Do lado de fora da residência, os capangas de Melk ficam de tocaia para que, no momento em que o candidato coloque os pés para fora, eles terminem o “serviço”. Enquanto isso, o coronel fica esperando notícias dos jagunços na rua da praia. Já na praça da cidade, Ramiro toma sol ao lado de Serapião. O coronel espera ansioso pelo grande momento: “Mundinho Falcão, tu pode não com Ramiro Bastos. Amanhã eu ganho a eleição. Depois parto pra fazenda, vou viver com minha Maria Machadão. Demorei pra tomar essa decisão, mas nunca é tarde”, diz o avô de Gerusa.

O coronel Jesuíno é condenado pela morte de Sinhazinha e Osmundo e é levado algemado para a prisão em Salvador. Ramiro tem um ataque do coração e morre no meio da praça, esperando o momento em que coronel Melk prepara a tocaia contra Mundinho. Com a morte de Ramiro, Melk desiste de matar Mundinho e oferece apoio a sua candidatura.

Tudo o que aconteceu em Ilhéus tem o dedo dela: o assassinato de dona Sinhazinha, a descoberta do namoro e o flagra da fuga de Gerusa e Mundinho, a surra em praça pública de Malvina, a vergonha do professor Josué e Glória que precisaram fugir nus de Coriolano…Dona Dorotéia é a maior mexeriqueira de Ilhéus em nome da moral e dos bons costumes, só que escondia um passado nada puro: era quenga! E para surpresa de todos a beata resolve assumir que sente saudades da época de Dodô Tanajura. As irmãs dos Reis tentam bancar as superiores dizendo que só aceitaram a amiga de volta por que têm muita caridade no coração, mas a megera fala logo o que pensa: “Tem é secura nas partes, isso sim! Nunca sentiram o que é bom! Sabem não o que perderam! Fui esposa honesta, mas a vida de casada foi uma chatura. Vida de quenga é que era boa! Se alguém me pagasse agora, eu ainda ia! Ôxe, ia com gosto!”

Veja o resumo atualizado de outras novelas da TV Brasileira.

Gabriela Rede Globo: resumo dos últimos capítulos

No capítulo 76, quinta-feira, 25 de outubro - chegou o dia do julgamento de Jesuíno pelo assassinato de Sinhazinha e Osmundo. Dorotéia da o depoimento ao juiz sobre o caso. Cínica, ela conta o motivo de ter avisado o coronel sobre os amantes: “Eu queria que ele botasse a esposa nos trilhos. Ela deu um mau passo, mas merecia não morrer! Dona Sinhazinha era a melhor mulher do mundo”. Jesuíno se irrita com o comentário e ataca Dorotéia: “A senhora diz isso porque é quenga!”. Dorotéia rebate na mesma moeda: “E o senhor é corno. Lhe digo, mereceu ser corno!”. Os dois ficam trocando farpas até que o juiz chama-lhes a atenção. A beata e ex-quenga, então, diz sua última frase: “Jesus, Maria, José! Dona Sinhazinha sofria feito cão ao lado do marido. Só tinha consolo na igreja. O dentista era um homem bom. Ela sucumbiu. Fez bem, porque coronel Jesuíno nasceu com vocação pra corno. Há de ser corno com essa aí também!”, termina ela, apontando para Iracema na plateia. Jesuíno fica fora de si: “Eu lhe mato!”. O réu se atira sobre a senhora e começa a esganá-la. Iracema é chamada para falar ao juiz durante o julgamento de Jesuíno. “Casei mais coronel Jesuíno porque painho mandou”, confessa a jovem. Ela olha seu amado, Antenor, que está no meio da plateia “Reclamar posso não. Tenho de um tudo”, ameniza a donzela. Ezequiel pergunta se o coronel é bruto com a esposa e Iracema diz que esse é o jeitão de Jesuíno. O advogado insiste querendo saber se ele já bateu na moça e ela responde: “Conto não. Depois ele me mata!”. A platéia cai no riso. O juiz reage e Jesuíno fica furioso. Gerusa está na janela do quarto do convento. Seu semblante é de tristeza total. A noviça percebe e se aproxima da companheira de quarto: “Chorando?”, diz. “Ele veio aqui. E mais uma vez foi embora sem mim. Eu nem devia falar mais tu. Por tua culpa, perdi o retrato de Mundinho. Por que tem ódio de mim?”, pergunta Gerusa, sem entender o que a outra faz ali. “Tenho ódio não. É inveja”, confessa a noviça. Gerusa fica na dúvida se a outra está dizendo a verdade ou não, mas ela continua: “Meu namorado nunca tentou me tirar daqui, como o teu. Mainha falou que ele casou mais outra”. Gerusa diz sentir muito pela companheira e escuta mais uma revelação: “Eu também esperava um filho. Como tu”. Na mesma hora ela fica curiosa para saber o que aconteceu ao bebê. “Nasceu e nem vi! As freiras levaram embora. Há de acontecer o mesmo com tu. Não há de ver teu bebê”, dispara a noviça. Gerusa fica desesperada com a notícia.

No capítulo 75, quarta-feira, 24 de outubro - Gabriela tenta se reaproximar de Nacib, mas ele se esquiva. Olga briga com Ezequiel. Nacib fica feliz ao ver que Gabriela continua em sua casa, mas finge não se importar. Mundinho pensa em tirar Gerusa do convento com a ajuda de um deputado federal. Machadão nota que Nacib está diferente e resolve ter uma conversa com ele.

No capítulo 74, terça-feira, 23 de outubro - Nacib resiste aos encantos de Gabriela. Juvenal apoia a decisão de Amâncio de ir para a fazenda. Pirangi decide ficar no Bataclan para cuidar das meninas quando Machadão for embora. Juvenal e Lindinalva partem para Salvador. Maurício avisa a Jesuíno que haverá um julgamento e o coronel fica indignado. Ramiro pede que o juiz arquive o processo de Jesuíno. Mundinho oferece dinheiro para a madre, mas ela recusa e avisa que segue ordens de Ramiro. Nacib observa Gabriela tomando banho.

Fonte: Gabriela, novela da Rede Globo – resumo dos próximos capítulos

  • Stehfane

    essa gabriela naum tem nada de santa
    se liga nem assisto a novela

  • Paula

    oiii

  • Alice wegmann s2

    gabriela sempre gabriela…