velho_chico_afranio_fase2Novela “Velho Chico”: decidido a encontrar Martim (Lee Taylor), Afrânio (Antonio Fagundes) segue pelas margens do rio em busca de alguma pista sobre seu filho. Quando suas esperanças já estão quase se esgotando, ele avista o Gaiola Encantado, o barco fantasma que navega por aquelas águas recolhendo as almas do povo ribeirinho. Seus olhos brilham só de pensar que o fotojornalista possa estar por ali e, de alguma forma, o coronel consegue se conectar em pensamento com seu filho. Juntos, os dois resgatam memórias de seus passados em um reencontro emocionante. Ainda querendo vê-lo, o patriarca da família de Sá Ribeiro grita pelo herdeiro: “Martiiim!!!”.

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Velho Chico”, Luzia diz que vai embora da fazenda. No capitulo 169, segunda-feira, 26 de setembro – Cícero manda Dalva escolher entre ele ou a vida de cantora. Decidida, Dalva diz que sente orgulho do que faz e, por mais que esteja apaixonada, não vai deixar as coisas que acredita de lado. Cícero dá as costas para Dalva e vai embora. Ela chora no bar. Olívia revela a Miguel que está grávida e se surpreende com a reação do amado. Ele logo a pede em casamento e dá toda a segurança e apoio à amada. Após acertarem os pontos, os dois resolvem anunciar as boas novas à família toda. Piedade comemora. A notícia de que Olívia e Miguel vão se casar corre solta em Grotas do São Francisco. Chico Criatura pergunta ao padre se ele está sabendo do casório. Luzia diz que vai embora da fazenda. Olívia percebe o desespero da mãe e tenta consolá-la.

Afrânio se atira no rio atrás de Martim e some. Afrânio reaparece em Salvador, em um show de Iolanda. Ele sai do local sem falar com Iolanda e caminha pela orla da praia. Iolanda chama Afrânio. O coronel pede perdão à mulher.

Miguel lidera os cooperados, divide as terras da sua família com os índios e faz Grotas virar referência na produção de alimentos orgânicos. … Afrânio se reconcilia com Iolanda e procura o Ministério Público em Salvador, acompanhado de um advogado. Ele faz um acordo de delação e conta tudo o que sabe sobre o esquema de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Afrânio entrega os documentos que Carlos Eduardo usou para chantageá-lo, com nomes de políticos, empreiteiros e partidos envolvidos no esquema.

Tereza contrata um advogado para tratar do divórcio. Carlos recusa o acordo, ameaça pedir indenização por danos morais e congelar todo o patrimônio de sua família até o processo acabar….Carlos Eduardo é avisado por Queiroz que Afrânio delatou todo esquema. Ele pega malas de dinheiro, seu passaporte e foge de carro, mas fica sem gasolina em uma estrada de terra. O deputado compra um jegue, passa dias a andar pela caatinga e morre louco, com urubus sobrevoando seu corpo.

Após uma passagem de tempo, Afrânio leva Tereza ao altar. Santo e Tereza se casam. Olívia entra em trabalho de parto. Miguel se desespera porque não dá tempo de levar a gestante ao hospital. Ceci traz ao mundo um casal de gêmeos, que recebem os nomes de Belmiro e Rosa. Depois, essas crianças aparecem com cinco anos e escalam o colo do bisavô Afrânio. Martim observa as famílias rivais felizes e juntas.