16.9 C
São Paulo
terça-feira, julho 16, 2024

Novela “Velho Chico”: a nova fase

velho_chico_encarnacaoNovela “Velho Chico”: as décadas passam, os lugares se transformam, pessoas crescem, outras morrem, uns provocam revoluções, enquanto outros passam anos da mesma forma. Mas quanta coisa muda! Assim também acontece em Grotas do São Francisco, aquela cidade no interior do Brasil onde os de Sá Ribeiro e os Rosa começaram um embate que atravessou gerações.

Os de Sá Ribeiro
A volta de Afrânio (Antonio Fagundes) e Iolanda (Christiane Torloni) foi definitiva. Após anos separados, o coronel e a cantora construíram uma vida lado a lado mesmo contra a vontade da megera Encarnação (Selma Egrei), que continua atormentando a vida do casal.

Maria Tereza (Camila Pitanga) tornou-se uma empresária bem-sucedida e casou-se com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado) a mando do pai. Ele acabou virando um grande deputado, que aspira à novas conquistas. O político criou Miguel (Gabriel Leone), fruto da relação proibida de Tereza e Santo (Domingos Montagner), como se fosse seu filho. O jovem passou anos na França estudando agronomia orgânica e, agora, volta para cuidar da fazenda do avô. Tudo isso a contragosto de Carlos, que teme sua aproximação do pai biológico.

Martim (Lee Taylor), o caçula de Afrânio com a falecida Leonor (Marina Nery), sumiu no mundo após viver em pé de guerra com o coronel. Em breve, voltará para Grotas do São Francisco. Quem mais lamenta sua partida são a avó, Encarnação, e Iolanda.

Ao lado da família continua Doninha (Suely Bispo), agora com a ajuda de Dalva (Mariene de Castro) nos afazeres da casa. Ela perdeu Clemente (Julio Machado) no meio do caminho e não tem notícias a respeito da morte do marido, só sabe que ele saiu e nunca mais voltou. Cícero (Marcos Palmeira) ocupa o lugar do pai como jagunço de Afrânio. Ele ainda alimenta um sentimento insano por Tereza, por quem sempre foi loucamente apaixonado.

A família Rosa
Sem Ernesto (Rodrigo Lombardi), Eulália (Fabiula Nascimento) foi valente para não se entregar à briga contra o Saruê. Conseguiu cumprir o que achava certo e deixou tudo o que tinha para sua afilhada, Luzia (Lucy Alves), quem criou depois de o marido tê-la resgatado ainda bebê, e para a família dos Anjos. A viúva morreu com o decorrer dos anos acabando, assim, com o clã dos Rosa.

A família dos Anjos
Herdeiros legítimos da fazenda Piatã, Piedade (Zezita Matos), Santo, Bento (Irandhir Santos) e Luzia foram agraciados com as terras de Ernesto e Eulália. A matriarca da família continua firme e forte cuidando da casa e de seus filhos. Santo se casou com Luzia, que cativou seu lugar ao lado do amado por tão apaixonada que é. Com ela, teve duas filhas: Olívia (Giullia Buscacio) e Isabel (Rayza Alcântara). Mas ainda não faz ideia da existência de Miguel, fruto de seu relacionamento com Tereza.

O valente trabalhador Santo foi quem assumiu verdadeiramente a lida. Implementou na fazenda Piatã um modelo agrícola diversificado, o sonho de seu pai e do capitão Rosa. Fundou até uma cooperativa, livrando muita gente da dependência de vender suas mercadorias ao coronel Saruê e depender do preço que ele queria pagar. É lá que Lucas (Lucas Veloso) trabalha, um jovem inteligente e divertido, apaixonado por uma das filhas de Santo.

Caçula da família, Bento tornou-se vereador da cidade de Grotas, o primeiro a ser eleito contra a vontade de Afrânio de Sá Ribeiro.
Após Diyo Coêlho, Irandhir Santos assume papel de Bento, o irmão mais novo de Santo

Os remanescentes abençoados
Padre Romão (Umberto Magnani) e Chico Criatura (Gésio Amadeu), duas figuras queridas e que transitam por todos os lados, seguem seus afazeres como no passado. O religioso mantém sua fé firme e continua com seus conselhos e discrição, enquanto o dono do bar sabe de tudo e de todos.

Novos personagens
Diante das dificuldades que a cidade enfrenta, Zé Pirangueiro (José Dumont) e sua esposa, Josefa (Marcélia Cartaxo), vivem aos trancos e barrancos por ali. O pescador sofre por causa da seca, que está atingindo até o rio São Francisco.

Por outro lado, lutando pelos direitos da população, principalmente em se tratando de educação, está a professora Beatriz (Dira Paes). Ela assume a grande responsabilidade de educar o povo ribeirinho no Distrito da Gameleira. A morena é descendente de índios e vive com sua mãe, Ceci (Luci Pereira).

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Velho Chico”, Padre Romão casa Tereza e Carlos. Santo sofre ao ver sua amada no altar com outro. Grande retrospectiva da primeira fase.

Passam-se 28 anos. Todos se preparam para a festa de cem anos de Encarnação. Carlos Eduardo anuncia que voltará a morar com Tereza na fazenda. Carlos Eduardo pede ajuda a Afrânio para lançar sua candidatura ao governo do estado. Encarnação sofre com a ausência de Martim. Doninha comemora a notícia da volta de Tereza. Cícero desabafa com Doninha sobre Tereza e Carlos Eduardo. Tereza dança com os empregados e Afrânio alerta o genro. Tereza acredita ter visto Santo.

Luzia se incomoda com a indiferença de Santo. Encarnação procura por Martim e Tereza percebe. Afrânio se recusa a assistir à missa de aniversário de Encarnação. Cícero reza e agradece pela volta de Tereza. Afrânio revela a Chico Criatura que planeja preparar Miguel para assumir o seu lugar. Tereza promete levar Martim ao encontro de Encarnação. Iolanda e Tereza temem que Miguel volte para a fazenda e descubra quem é seu verdadeiro pai. Olívia estranha o comportamento de Santo. Tereza avista Santo e Carlos Eduardo a surpreende.

Tereza comenta com Carlos Eduardo que se arrepende de esconder de Miguel a identidade de seu pai biológico. Dalva sente ciúmes do amor de Cícero por Tereza. Tereza enfrenta Afrânio e Iolanda se preocupa. Olívia confronta Santo e reclama das atitudes do pai para Piedade. Na câmara dos vereadores, Bento luta para melhorar a saúde da população. Luzia desabafa com Piedade sobre o amor de Santo por Tereza. Tereza ordena que se interrompa a colheita das frutas da fazenda. Cícero alerta Afrânio sobre a paralização dos empregados.

Ernani revela a Afrânio que os empregados interromperam seus trabalhos por ordem de Tereza. Carlos Eduardo garante a Afrânio que as obras da estrada não seguirão adiante. Tereza acredita que Santo tenha desistido de seu filho e afirma que jamais entenderá sua decisão. Santo tenta esquecer seu amor por Tereza. Afrânio discursa para a população e Olívia se revolta. Afrânio exige que Carlos Eduardo afaste Bento da política. Afrânio discute com Tereza. Iolanda confronta Afrânio por causa de Martim. Cícero se insinua para Tereza e Carlos Eduardo os observa.

Bento e Padre Romão conversam sobre o rio São Francisco. Iolanda alerta a Afrânio que seu comportamento pode destruir sua família. Tereza tenta explicar seus planos a Afrânio, que ignora a filha. Piedade pede que Olívia não se afaste de Santo. Olívia sugere novos negócios ao pai. Iolanda incentiva Tereza a não desistir de Afrânio. Beatriz confronta o prefeito Raimundo e Bento admira a professora. Carlos Eduardo pede que Raimundo dificulte a vida política de Bento. Tereza procura Afrânio.

Tereza pede um voto de confiança a Afrânio. Chico Criatura fica penalizado com a situação de Zé Pirangueiro. Bento pensa em Beatriz. Ceci afirma a Beatriz que o responsável pela eleição de Raimundo foi Afrânio. Edenilson procura Afrânio e Cícero se incomoda. Doninha confidencia a Dalva que Cícero se sente culpado pela morte de Clemente. Afrânio permite que Tereza adie a colheita das frutas. Olívia questiona Santo sobre os ciúmes de Luzia. Tenório se irrita com a aproximação de Edenilson com o coronel Afrânio. Lucas afirma a Luzia que precisa falar com Olívia.

Lucas revela a Olívia que Edenilson traiu a cooperativa e pede a ajuda da menina para que Santo interfira na situação. Encarnação afirma a Tereza que não partirá até que Afrânio e Martim voltem a se falar. Bento diz a Ceci que conheceu Beatriz. Luzia teme que Santo se afaste dela ao retornar à cooperativa. Carlos Eduardo discute com Tereza por causa de Miguel. Bento visita a escola de Beatriz. Santo contém os cooperados e confronta Edenilson. Iolanda conversa com Tereza sobre Miguel e Encarnação ouve.

Encarnação acusa Iolanda de querer roubar o patrimônio de sua família e afirma a Afrânio que sua herança será de Martim. Luzia descobre que Miguel chegará à fazenda. Afrânio se irrita ao saber que Santo interferiu em sua negociação com Edenilson. Tereza pensa em revelar a Miguel a verdade sobre sua paternidade. Santo enfrenta Tenório. Cícero sugere que Afrânio confronte Santo antes da chegada de Miguel. Luzia desabafa com Olívia sobre seu ódio pela família de Sá Ribeiro. Miguel chega ao Brasil.

Miguel sente a falta de Carlos Eduardo ao encontrar Tereza no aeroporto. Encarnação ofende Iolanda e ameaça revelar que Miguel é filho de Santo. Santo anuncia a Luzia que retomará a presidência da cooperativa. Cícero sonha em ter o amor de Tereza. Ceci incentiva Beatriz a se aproximar de Bento. Piedade teme o futuro de Santo. Cícero revela a Afrânio que Santo voltou a presidir a cooperativa. Iolanda alerta Afrânio sobre as intenções de Encarnação e pede que o marido procure Martim. Iolanda avisa a Tereza que Encarnação prometeu contar a verdade sobre o pai de Miguel.

Iolanda aconselha Tereza a contar a verdade para Miguel. Carlos Eduardo afirma a Tereza que convencerá Miguel a desistir de voltar para a fazenda. Afrânio ameaça Encarnação. Miguel pensa em levar novas ideias para o negócio do avô. Olívia tenta convencer Santo a cultivar frutas sem o uso de agrotóxicos. Santo pede que Bento o ajude na fazenda enquanto assume a cooperativa. Ceci diz a Beatriz que Bento é um homem bom. Encarnação revela a Padre Romão que acredita que Martim seja o verdadeiro herdeiro de seu patrimônio. Doninha se preocupa com a missão dada por Afrânio a Cícero. Lucas se declara para Olívia. Dalva anuncia que Encarnação desapareceu.

Dalva e Doninha encontram Encarnação na beira do cais, sofrendo pela morte de Inácio. Doninha reza para que Cícero esteja em segurança e teme as ordens de Afrânio para o filho. Piedade conta histórias de Eulália para Isabel. Iolanda e Afrânio se amam. Cícero e outros jagunços invadem a cooperativa a mando de Afrânio e Lucas tenta falar com Olívia. Cícero jura vingança contra Santo. Os jagunços insistem para que Cícero fuja, mas o rapaz afirma que ainda não terminou sua missão.

Padre Romão e Bento insistem para que Lucas preste depoimento na delegacia. Olívia conta a Isabel que Lucas a beijou. Olívia revela a Santo que a cooperativa foi invadida. Carlos Eduardo consegue uma indicação política para Miguel, que reafirma ao pai seu desejo de trabalhar nas terras de sua família. Bento tranquiliza Olívia sobre o estado de Lucas. Santo enfrenta o delegado da cidade. Carlos Eduardo desabafa com Tereza e confessa que teme perder a esposa e o filho Miguel. Santo decide ir atrás dos bandidos que atearam fogo à cooperativa.

Martha Ramazottihttps://redenoticia.com.br
Com mais de 20 anos de experiência na área, Martha trabalhou como editora, programadora e apresentadora em vários programas da afiliada da Rede Record de Rondônia. Fundadora e Editora Chefe do RedeNotícia, é a principal responsável pelas notícias publicadas.

Artigos Relacionados

Redes Sociais

102,167FãsCurtir
1,791SeguidoresSeguir

Últimas Notícias