Novela “Tempo de Amar”: Maria Vitória (Vitória Strada) sempre acreditou na morte de sua mãe, Mafalda. Mas se engana quem pensa que essa é a verdadeira história. Afinal, o grande segredo da novela está prestes a ser revelado! E será depois que Maria Vitória desconfiar do pedido de seus tios Alzira (Deborah Evelyn) e Bernardo (Nelson Freitas) de não procurar Celeste Hermínia (Marisa Orth), que tudo vai mudar. Maria Vitória resolve ir atrás da fadista para tirar a história a limpo, mas ao chegar no endereço, um susto: ela vê Celeste Hermínia se afogando e corre para salvá-la. Celeste Hermínia se recupera, e tem uma surpresa ao ouvir da filha de José Augusto (Tony Ramos) quem ela é: “Sou Maria Vitória, de Morros Verdes. Filha de tua amiga Mafalda.” É neste momento que Celeste Hermínia releva o segredo guardado por tantos anos: “Eu sou Mafalda! Eu sou tua mãe!”
Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Tempo de Amar”, Maria Vitória se revolta contra a associação da família com Teodoro e deixa a casa de Alzira. Lucerne incentiva Teodoro a dar uma chance para Felícia. Alzira proíbe que Celina mantenha relações com Maria Vitória. Tereza vai à Quinta e entrega um bilhete de Fernão a Delfina. Fernão comemora a reação de Delfina a seu pedido de aliança. Tomaso, Umberto e Nicola libertam Otávio da prisão. Tomaso presenteia Natália com um pote de geleia. Maria Vitória lamenta com Vicente por não ter conseguido descobrir sobre a relação da família com Celeste Hermínia. Lucinda insinua a Inácio que está grávida. Reinaldo, Tiana e Emília elogiam a voz de Carolina. Reinaldo é demitido do hospital e Justino o apoia. Maria Vitória procura Celeste Hermínia e descobre que ela é sua mãe.
Celeste Hermínia relata a Maria Vitória como José Augusto a tirou de seus braços quando era bebê ao descobrir relação entre ele e Delfina. Maria Vitória fala com Celeste sobre Mariana. Celeste pede que Maria Vitória dê uma chance à mãe. José Augusto sente uma forte angústia. Fernão e Delfina tramam contra José Augusto. Celeste Hermínia e Maria Vitória se abraçam e prometem ficar juntas. Reinaldo conta a Eunice que foi demitido do hospital. Lucinda revela a Inácio que não está grávida como imaginou. Maria Vitória celebra com Vicente o reencontro com sua mãe e beija o rapaz. Alzira e Bernardo temem a presença de Maria Vitória. Natália encontra a aliança de Alzira no pote de geleia que ganhou de Tomaso. Felícia sente a ausência de Teodoro no cabaré. Alzira procura por sua aliança. Celeste anuncia a Celina que Maria Vitória é sua filha.
Celeste explica a Celina que pediu que Alzira guardasse seu segredo para proteger Maria Vitória. Celina se ressente de ter sido enganada por Alzira e Bernardo. Alzira lamenta não encontrar sua aliança. Maria Vitória fala com Celeste sobre Vicente e afirma que ainda ama Inácio. Inácio encontra o falso bilhete da rádio escrito por Lucinda e acusa a esposa de manipulá-lo. Vicente e Olímpia se preocupam com o segredo que Conselheiro guarda de Celeste Hermínia. Lucinda ameaça Leonor e Gregório a defende. Inácio deixa a casa de Lucinda e ela se desespera. Inácio se abriga no cabaré de Lucerne. Moniz pede a José Augusto para alugar sua casa na Cidade do Porto. Moniz e José Augusto lamentam suas atitudes contra Mafalda. Lucinda exige que Justino revele o paradeiro de Inácio.
Lucinda discute com Emília por causa de Inácio. Celeste visita Maria Vitória na pensão de Nicota. Inácio faz reparos no cabaré e Felícia o admira. Eunice decide declarar a Reinaldo que não o ama mais. Celeste comenta com Conselheiro que acredita que o amor de Vicente pode fazer bem a Maria Vitória. Celina, Pepito, Balbina e Alzira definem um novo nome para sua geleia. Natália e Tomaso sonham com seu casamento e admiram a aliança de Alzira. Eunice revela a Emília que se afastou de Reinaldo com a intenção de protegê-lo. Lucinda e Reinaldo trocam ofensas. Delfina faz insinuações sobre Mafalda para José Augusto. Moniz afirma que não quer mais saber de Fernão. Maria Vitória fala com Celeste sobre Alzira. Maria Vitória desconfia de que a aliança encontrada por Natália seja de Alzira. Todos se divertem no Grêmio Cultural.
Vicente e Maria Vitória se aproximam e todos reparam. Alzira se revolta contra Maria Vitória e desabafa com Bernardo. Vicente declara sua paixão por Maria Vitória e a beija. Reinaldo procura Eunice, mas ela insiste em sua decisão de se afastar do médico. Lucerne aconselha Inácio. Lucinda exige que Gregório vigie Justino. Todos comemoram o sucesso da noite do chorinho no Grêmio Cultural. Odete questiona Conselheiro sobre Jorge. Celeste conforta Eunice. Emília se preocupa com Reinaldo. Reinaldo orienta Inácio a conversar com Lucinda. Edgar pede Olímpia em casamento. José Augusto entrega a Tereza o registro oficial de seu reconhecimento como sua filha. Geraldo confronta Raimundo por causa de Nicota. Justino vai ao encontro de Inácio e Gregório o segue.
Justino percebe a presença de Gregório e disfarça. Geraldo pede ajuda a Helena para conquistar Nicota. Raimundo reclama de Geraldo com Isolina. Nicota sente falta de seu admirador secreto. Lucinda repreende Gregório e Leonor provoca o colega. Alzira afirma a Bernardo que não gosta de ver Celina com Artur. Conselheiro sugere que Vicente peça Maria Vitória em casamento. Isolina anuncia que Odete está agitada e Conselheiro convoca Reinaldo. Celeste comenta com Celina que tem a impressão de conhecer a família de Artur. Helena e Natália sonham com o casamento de Maria Vitória. Artur insiste que não é possível apresentar Celina à sua família. Maria Vitória devolve a aliança de Alzira. Bernardo fala sobre Maria Vitória e Celeste Hermínia com Teodoro. Delfina conspira com Fernão. Irmã Assunção chega a Morros Verdes e Delfina desconfia.
Izabel diz a Padre João que precisa encontrar José Augusto. Henriqueta e Tereza estranham ao ver Izabel a caminho da Quinta. Izabel entrega a carta de Maria Vitória a José Augusto, que afirma à ex-freira que Inácio não morreu. Tereza comenta com Fernão sobre a presença de Izabel. José Augusto acolhe Izabel na Quinta, e Delfina não gosta. Geraldo convida Nicota para jantar. Olímpia e Vicente lamentam o estado de Odete e se preocupam com Conselheiro. Maria Vitória revela a Celeste Hermínia o assédio que sofreu de Teodoro. Celeste incentiva Maria Vitória a esquecer Inácio. Inácio ajuda Lucerne com as contas do cabaré. Reinaldo tenta confortar Lucinda. Tomaso repreende o envolvimento de Giuseppe e Gilberte. Celeste confronta Teodoro. Odete invade a casa de Celeste Hermínia à procura de Jorge. Odete morre nos braços de Conselheiro.
Conselheiro sofre a perda de Odete ao lado de Celeste Hermínia. Vicente e Olímpia choram a morte de sua tia. Maria Vitória conforta Vicente. Conselheiro revela a Celeste que havia morado em sua casa com Odete, e a fadista o repreende por sua omissão. Lucinda é rude com Leonor. Inácio alerta Lucerne sobre as finanças do cabaré. Leonor descobre que Inácio está abrigado no cabaré e conta a Lucinda. Helena apoia Geraldo, que anseia por seu jantar com Nicota. Maria Vitória visita Celeste. Conselheiro expulsa Teodoro de sua casa. Delfina aconselha Fernão a procurar Macário. Izabel fala de Maria Vitória para José Augusto. Celeste decide passar um período na casa de Alzira e Bernardo. Nicota pede Geraldo em namoro. Lucinda vai ao cabaré de Lucerne.
Lucinda implora para que Inácio volte para casa, mas o rapaz afirma que precisa pensar em sua vida. Vicente agradece o apoio de Maria Vitória e a beija. Raimundo não gosta de ver Geraldo com Nicota. Todos sofrem no enterro de Odete. Raimundo revela a Nicota que é o seu admirador secreto e garante a Geraldo que não desistirá da amada. Maria Vitória conforta Celeste Hermínia. Conselheiro confessa a Vicente que teme ser deixado por Celeste. Celina se diverte com Artur. Eunice se machuca, e Reinaldo a examina. Lucerne pede que Inácio jogue cartas com um de seus clientes. Lucinda ameaça Justino, que procura Inácio. José Augusto e Angélica planejam a festa de aniversário de Mariana. Fernão manipula Tereza. Henriqueta conversa com Izabel e descobre que Inácio não se casou com Maria Vitória. Fernão faz uma proposta a Macário. Celeste termina o relacionamento com Conselheiro.
Conselheiro diz que respeitará a decisão de Celeste, mas afirma que a ama. Lucerne prepara o disfarce de Inácio para enganar Teodoro. Edgar sofre racismo na confeitaria de Giuseppe, que o defende. Alzira e Bernardo se desentendem. Pepito vibra com o apoio de Bernardo ao negócio das geleias. Inácio derrota Teodoro no jogo de cartas e Lucerne comemora. Felícia alegra Teodoro, e Gilberte aprova. Geraldo e Nicota se beijam. Eunice conversa com Isolina. Reinaldo expõe seu sofrimento pela falta de Eunice a Emília. Começa a mudança de Celeste para o Leblon. Pepito vende suas geleias, e Geraldo o incentiva. Olímpia, Vicente e Conselheiro pedem que Isolina continue em sua casa. Carolina oferece ajuda para divulgar o recital do Grêmio Cultural. Macário alerta José Augusto sobre as armações de Fernão. Inácio procura Lucinda.
Inácio tenta conversar com Lucinda, mas se incomoda com sua agressividade e vai embora. Lucinda é rude com Gregório e Leonor. Macário afirma que pode ajudar José Augusto, que desconfia. Tereza se espanta com a ambição de Fernão. Delfina não gosta quando José Augusto anuncia que Izabel cuidará da festa de Mariana. Henriqueta sofre com a falta de notícias de Inácio, e Izabel é solidária à doceira. Firmino aconselha José Augusto a tomar cuidado com Macário. Delfina vai à casa de Macário. Celeste percebe que Alzira sente ciúmes de Maria Vitória. Pepito cobra que Celina trabalhe mais no negócio das geleias. Celeste sugere que Maria Vitória se case com Vicente. Olímpia questiona Vicente sobre Maria Vitória. Teodoro confidencia a Bernardo que gostou de Felícia. Inácio pede a Lucerne para receber Justino. Giuseppe beija Gilberte sem que ninguém perceba. Alzira confronta Bernardo no cabaré.