Novela “Tempo de Amar”: o casamento de Lucinda (Andreia Horta) e Inácio (Bruno Cabrerizo) parece ter acabado definitivamente. Ao encontrar Izabel (Yasmin Gomlevsky), ele descobre as armações da esposa para afasta-lo de Maria Vitória (Vitória Strada): “Tia Henriqueta contou-me que tu ajudaste Maria Vitória e Mariana no Convento, Izabel. Agradeço-te imenso.” Izabel explica que Vitória procurou por ele e teve a ajuda de uma amiga nesta busca: “Contou-me também de uma amiga que morava em São Vital e deu muito apoio a ela quando foste dado como desaparecido. A filha de um médico, Lucinda Macedo!” Inácio fica surpreso com a informação e, ao perceber que a esposa fez de tudo para afastá-lo de seu objetivo, avisa que em breve vai acertar as contas com ela: “Lucinda? Lucinda era amiga de Maria Vitória?? Lucinda escondeu tudo de Maria Vitória. Eu vou acertar minhas contas com Lucinda!”

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Tempo de Amar”, Maria Vitória conta para José Augusto sobre Vicente e Celeste. Conselheiro sugere que Vicente convide José Augusto para um jantar em sua casa. Padre Lúcio conta para Inácio que Henriqueta se mudou para Morros Verdes. Maria Vitória cobra uma explicação de José Augusto por tê-la afastado de Celeste. Inácio reencontra Henriqueta. Alzira fica furiosa ao saber que José Augusto está no Brasil. Vicente conhece José Augusto. Lucinda finge se importar com Emília. Inácio conhece Izabel, e descobre que Lucinda o afastou de Maria Vitória. Padre João revela a Inácio que Mariana tem seu nome no registro de nascimento. Fernão desconfia que Delfina esteja planejando contra ele. Geraldo conta para Celina sobre a chegada de José Augusto. Celeste incentiva Maria Vitória a passear com o pai. Inácio encontra Fernão. Angélica leva Mariana até Inácio, que se emociona ao pegar a filha nos braços.

Inácio leva Mariana para a casa de Henriqueta, e Tereza estranha que Delfina não o tenha impedido. Lucinda é falsa com Carolina ao vê-la chegar à casa de Emília. Reinaldo vê Eunice saindo do hospital e se preocupa. Alzira proíbe Celina de se aproximar de José Augusto. Bernardo sugere que Pepito transfira o negócio das geleias para um galpão, e Alzira se desespera com o possível afastamento de Balbina. Maria Vitória pede que José Augusto volte para Portugal com ela e Vicente. Carolina fala com Vicente e Artur sobre a vontade de fazer um recital no Grêmio Cultural. Lucerne pensa em como encontrar alguém que a ajude com as contas do cabaré. Inácio cuida de Mariana com a ajuda de Firmino e Angélica. Izabel conta para Padre João que Delfina não suporta a filha de Maria Vitória. Macário interrompe seu acordo com Fernão. Vasco avisa a Fernão que Delfina o espera na Quinta. Celina desconfia do jantar que Alzira deseja promover para Artur. Teodoro faz acusações a Conselheiro para outros políticos. José Augusto é apresentado a Lucerne.

José Augusto convida Lucerne para sair e faz elogios. Teodoro garante a Olinto que armará contra Conselheiro. Balbina diz a Pepito que teme deixar a casa de Bernardo e Alzira. Lucerne afirma a Gilberte que fará com que José Augusto equilibre as finanças do cabaré. Edgar reclama com Artur sobre a atenção aos artigos de Olímpia. Artur aceita o convite de Alzira para jantar em sua casa. Isolina incentiva Raimundo a lutar por Nicota. Conselheiro anuncia a Maria Vitória que promoverá um jantar para seu pai. Leonor não acredita no bom comportamento de Lucinda. Reinaldo desconfia da gravidez de Eunice. Inácio comenta com Angélica que teme que Maria Vitória não o ame mais. Delfina contrata Vasco para ajudá-la na ausência de José Augusto. José Augusto encontra Celeste Hermínia.

José Augusto assume seus erros e pede perdão a Celeste Hermínia. Pé de Cabra ameaça Natália e Helena, mas Giuseppe e Tomaso as defendem. Alzira conta a Balbina que descobriu que Artur pertence a uma rica família. José Augusto confessa que nunca deixou de amar Celeste. Bernardo e Pepito visitam o galpão onde fabricarão as geleias. Helena e Natália pensam em como quitar sua dívida com Lucerne. Inácio brinca com Mariana e pensa em Maria Vitória. Delfina orienta Vasco a expulsar os camponeses da vizinhança. Delfina afirma a Tereza que Fernão casou-se com ela por dinheiro. Artur revela a Celina que tem vergonha de sua família. Celina se ofende com o segredo guardado por Artur e termina o relacionamento com ele. Lucerne combina um novo encontro com José Augusto. Tereza descobre que Fernão foi embora.

Tereza decide ficar em sua casa à espera de Fernão. Inácio e Izabel vão ao encontro dos camponeses, e Henriqueta os alerta sobre Delfina. Lucas, Inácio e Izabel relatam a Padre João que os camponeses são ameaçados por Vasco e Delfina. Lucas e Angélica trocam olhares. Inácio percebe o estado de choque de Tereza e tenta ajudá-la, mas Delfina o impede. Artur desabafa com Vicente sobre Celina. Maria Vitória diz a Vicente que deseja morar no Brasil. Bernardo visita José Augusto. Alzira decide servir o jantar para Pepito e os funcionários da sociedade da geleia. Delfina cuida de Tereza e promete vingar-se de Fernão. Lucas sonda Izabel sobre Angélica. Leonor e Gregório extorquem Lucinda. Celina lamenta-se com Balbina sobre Artur. Justino e Tiana alertam Reinaldo sobre Gregório e Leonor. José Augusto chega ao cabaré de Lucerne.

Lucerne se esconde de José Augusto. Alzira reclama da proximidade de Bernardo e José Augusto. Pepito se queixa do comportamento de Alzira com Celina e Balbina. Emília comenta com Carolina que conheceu seu pai. Artur e Olímpia elogiam a ideia de Celina para o Grêmio Cultural e decidem fazer aulas de costura juntos. José Augusto beija Lucerne. Felícia, Natália e Helena passeiam juntas. Inácio e Lucas se aproximam. Tereza recebe uma ordem de despejo e todos se revoltam contra Fernão. Delfina repreende Tereza e afirma que a filha terá de trabalhar na Quinta. Vasco ameaça Inácio. O jantar para José Augusto na casa de Conselheiro é um sucesso. Felícia escuta uma conversa de Conselheiro com Vicente e informa a Teodoro.

Teodoro afirma a Felícia que prejudicará Conselheiro. Lucerne confessa a Gilberte que se interessou por José Augusto. Olímpia agradece a doação de Conselheiro para o Grêmio Cultural. Maria Vitória e Vicente trocam juras de amor. Emília questiona Reinaldo sobre a gravidez de Eunice. Gregório chantageia Lucinda. Lucinda insinua a Eunice que Reinaldo encontrou um novo amor. Bernardo garante a Artur que Celina o ama. Homero agride Raimundo e rouba o envelope com a doação de Conselheiro ao Grêmio Cultural. Vicente desconfia do assalto sofrido por Raimundo. Teodoro denuncia Conselheiro para os políticos. Delfina compra as terras de Sebastião. O delegado Pimenta detém Conselheiro, sob a acusação de financiar propaganda contra o Governo.

Conselheiro se revolta com a armação de Teodoro, e Vicente o acompanha até a delegacia. Olímpia avisa a Edgar sobre a prisão de Conselheiro. Vicente é nomeado advogado do tio. Lucerne teme que Bernardo desconfie de que ela está saindo com José Augusto. Carolina estranha o interesse de Emília na presença de sua família no recital. Maria Vitória apoia Vicente. Teodoro vê Lucerne com José Augusto. Pepito propõe parceira a Geraldo. Bernardo considera entrar para a sociedade das geleias. Gilberte procura Giuseppe, mas Helena a expulsa da confeitaria. Eunice revela a Reinaldo que está grávida. Vicente liberta Conselheiro da detenção. Lucerne resiste às investidas de José Augusto. A mando de Delfina, Vasco atenta contra a saúde de Mariana. Inácio se desespera com o estado de Mariana.

Inácio procura um médico para Mariana. Delfina finge se preocupar com Mariana, mas estranha o comportamento de Tereza quando Vasco chega. Lucas consola Angélica. Inácio não encontra o médico e Henriqueta afirma que cuidará da sobrinha-neta. Tereza suspeita que Delfina contratou Vasco para fazer mal a Mariana. Celeste tenta convencer Eunice a se casar com Reinaldo. Lucinda não deixa o pai conversar a sós com Leonor. Lucinda descobre uma história do passado de Emília. Gregório sugere que Leonor se insinue para Reinaldo. Celeste procura Conselheiro. Tomaso ouve Natália falar sobre sua dívida com Lucerne. Giuseppe tenta se reconciliar com Helena. Alzira conforta Celina. Bernardo leva José Augusto à Maison, e Lucerne se disfarça. Tomaso sai escondido do cortiço. Inácio encontra o lenço de Vasco ao lado do berço de Mariana e vai à taberna tirar satisfações.

Inácio e Vasco se agridem, e Henriqueta se preocupa com o sobrinho. Tereza tem pesadelo com Mariana. Giuseppe vê Tomaso chegar pela manhã. Gilberte revela a Lucerne que José Augusto é pai de Maria Vitória. Natália desconfia do comportamento de Tomaso. Nicota se preocupa com o lugar onde Geraldo irá levá-la para passear. Celeste fica indignada com as manchetes do jornal contra Conselheiro. Geraldo leva Nicota à Festa do Porco. Lucerne mente para não se encontrar com José Augusto. Nicota se enfurece com Geraldo na festa e vai embora com Raimundo. Ester, mãe de Carolina, é hostil com Emília no recital, e a filha ouve. Alzira reclama de Bernardo ir encontrar José Augusto. Reinaldo é solidário a Emília. Giuseppe questiona Tomaso sobre suas saídas misteriosas. Vicente ouve Reinaldo falar para Conselheiro que Lucinda se casou com Inácio.

Vicente se aproxima, e Reinaldo se cala. José Augusto chega à Maison, e Lucerne se esconde. Tomaso sai apressado de casa, e Natália desconfia. Emília revela a Reinaldo sobre seu romance com o pai de Carolina, e Lucinda ouve. Nicota reclama de Geraldo. Justino estranha o jeito que Gregório fala com Lucinda. Gilberte encontra Lucerne desmaiada em seu esconderijo. Izabel avisa que os colonos estão sendo expulsos da Quinta, e Inácio enfrenta Delfina. Tereza discute com a mãe. Izabel faz uma reunião com os colonos na igreja. José Augusto lamenta por não poder mais voltar com Celeste. Reinaldo sugere a Emília que se afaste da cidade. Lucerne se preocupa com as atitudes de Felícia. Geraldo sofre com a falta de Nicota. Leonor esconde uma carta de Lucinda. Vicente revela a Maria Vitória que Lucinda se casou com Inácio, e ela procura Lucinda.

Maria Vitória enfrenta Lucinda, e Leonor e Gregório se angustiam com a discussão. Vicente e Nicota se preocupam com Maria Vitória. Maria Vitória agride Lucinda. Reinaldo revela a Emília sobre a gravidez de Eunice. Leonor entrega a Lucinda a carta de Inácio que escondeu. Conselheiro conversa com seu advogado. Lucinda chora ao ler a carta de Inácio. Maria Vitória conta a Vicente como foi seu encontro com Lucinda. Tomaso sai novamente, e Natália fica irritada. Olímpia pede a Edgar que não volte para a fazenda. Vicente revela a Reinaldo o que Lucinda fez contra Maria Vitória. Lucerne e José Augusto se preparam para o encontro que terão. Inácio desafia Delfina, que faz ameaças ao rapaz. Tereza pede a Inácio que proteja Mariana de Delfina.

Inácio pede a Henriqueta para não deixar ninguém se aproximar de Mariana. Tereza ouve uma conversa entre Delfina e Vasco. Alzira reclama com Celina por não ser escolhida para madrinha de casamento de Maria Vitória. Artur faz uma serenata para Celina. Nicota expulsa Geraldo da pensão. Gilberte não consegue descobrir o que Felícia fez para ganhar o presente de Teodoro. Natália não aceita o dinheiro de Tomaso para pagar a dívida com Lucerne. Lucerne leva José Augusto a um orfanato. Maria Vitória conta a Celeste o que Lucinda fez contra ela. Geraldo dá seus ingressos de cinema para Helena e Natália. Giuseppe tenta se manter longe de Gilberte. Edgar afirma a Olímpia que voltará para a fazenda antes do casamento de Vicente. Celina procura Artur. Conselheiro tenta consolar Olímpia. Maria Vitória vai com Vicente falar com o pai, que esconde Lucerne em sua suíte.