Na novela “Pantanal”, José Lucas oferece carona para uma moça em seu caminhão, mas acaba sendo assaltado por ela e dois comparsas. José Lucas está disposto a encontrar seu caminhão e fazer justiça. Logo depois, José Lucas ajuda o caminhoneiro que lhe dá carona, rumo ao Paraguai.
Após um tempo, Dona Jacutinga se surpreende com o estado de José Lucas. Dona Jacutinga incentiva José Lucas a seguir em frente e lhe entrega um dinheiro, para ajudá-lo na viagem sem destino.
Quem é José Lucas de Nada: Fruto de uma relação de José Leôncio com uma prostituta. José Lucas nunca ganhou nada de mão beijada. Fora educado pela mãe, pela avó, e pelos muitos peões que pousavam pela currutela onde elas trabalhavam. José Lucas aprendeu o ofício de peão e saiu, em companhia deles, para ganhar o mundo como caminhoneiro.
Cenas previstas nos resumos dos próximos capítulos da novela “Pantanal”.
Sinopse “Pantanal”: O tronco central acompanha o velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Confiando no conceito de que “a natureza pode mais que o homem”, Joventino acaba se tornando o maior peão do Pantanal e ficou famoso por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão, que Joventino desapareceu sem deixar rastros e abandonou o filho.