Novela “Orgulho e Paixão”: Brandão (Malvino Salvador) foi atingido por uma bala ao proteger Julieta (Gabriela Duarte) do atentado que Xavier (Ricardo Tozzi) armou para ela. Ferido, ele estava em apuros, sozinho e desacordado próximo a oficina de Luccino (Juliano Laham). Se não fosse Mariana (Chandelly Braz), o pior poderia ter acontecido… A Benedito leva o coronel para a casa dele e trata do seu ferimento. Mas ainda precisa de um médico para salvá-lo da morte. “Mariana… você me salvou”, ele diz. “Ainda não. Precisamos de um médico urgente!”, ela responde.

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “Orgulho e Paixão”, Mariana socorre Brandão, que está ferido pelo tiro que levou de Xavier. Susana se surpreende ao ver Julieta chegar com Olegário à sua casa. Ernesto ajuda Ema em seu primeiro dia no cortiço. Mariana cuida de Brandão e pede que Luccino convoque Rômulo para atender o coronel. Susana alerta Xavier para a revanche de Julieta. Julieta elogia Olegário e o promove. Elisabeta lamenta com Ludmila por não encontrar Lídia. Lorde Williamson questiona Darcy sobre Elisabeta. Rômulo medica Brandão. Agatha vai à casa de Brandão e confronta Mariana. Julieta tenta denunciar Xavier na delegacia, mas Kleber protege o amigo. Tenória revela a Jorge que Ema, Elisabeta, Camilo e Ernesto estão instalados no cortiço. Lídia exige que Uirapuru a ame. Ema garante a Jorge que não deixará o cortiço. Petúlia confirma a Susana que Darcy e Elisabeta reataram. Ofélia decide ir para São Paulo atrás de suas filhas. Lorde Williamson chega à casa dos Benedito.

Lorde Williamson oferece dinheiro para que Ofélia e Felisberto afastem Elisabeta de Darcy, mas o casal expulsa o lorde de sua casa. Elisabeta e Darcy confrontam Uirapuru e resgatam Lídia do bordel. Charlotte provoca Uirapuru. Brandão despista Otávio e Randolfo sobre o motivo de seu ferimento. Agatha comenta com Aurélio sobre o novo ataque sofrido por Julieta. Julieta denuncia a violência ocorrida com ela e Olegário para o governador de São Paulo. Lídia tenta fugir da vigilância de Elisabeta e Darcy, mas é surpreendida pela chegada de Ofélia. Jorge promete a Tenória que investigará sobre a foto de sua mãe que está com o Barão. Brandão lamenta com Luccino que Mariana tenha interesse apenas pelo Motoqueiro Vermelho. Rômulo se preocupa com Cecília. Ernesto ouve quando Ema afirma a Jane que não pode se envolver com o rapaz e ele se chateia. Ofélia conta sobre a visita de Lorde Williamson e Darcy se revolta contra o pai. Julieta consegue a transferência do Delegado Kleber, e Xavier decide acatar os conselhos de Susana. Susana beija Xavier. Mariana se declara para Brandão.

Brandão afirma a Mariana que ela gosta apenas do Motoqueiro Vermelho. Ofélia visita o cortiço e exige que Camilo se explique sobre a situação em que se encontra. Susana se incomoda com as regalias concedidas por Julieta a Olegário. Lorde Williamson chega a São Paulo para conversar com Darcy. Camilo se impõe diante de Ofélia, que aprova a atitude do rapaz. Brandão Mariana e Luccino se dão conta de que a motocicleta do coronel desapareceu. Aurélio visita Julieta. Julieta repreende o excesso de liberdade de Olegário com ela. Ofélia conhece a fábrica de Ludmila e questiona o trabalho de Elisabeta. Charlotte faz um acordo com Ivete para impedir novas vítimas de Uirapuru. Ofélia descobre que Elisabeta namora Darcy sem a intenção de se casar imediatamente. Januário aconselha Camilo a procurar um emprego mais modesto. Susana e Xavier tramam contra Julieta e decidem usar o Barão. Mariana e Luccino despistam Virgílio e recuperam a motocicleta de Brandão. Brandão decreta o fim das aventuras do Motoqueiro Vermelho. Fani sugere a Cecília que a alma de Josephine desaprova sua permanência na mansão. Lorde Williamson convida Elisabeta para jantar.

Elisabeta aceita o convite para jantar com Lorde Williamson, e Darcy se preocupa com a amada. Ernesto e Ema discutem. Elisabeta anima Ema ao lhe falar sobre o jantar com Lorde Williamson. Xavier afirma a Virgílio que Luccino conhece a identidade do Motoqueiro Vermelho. Susana seduz Xavier. Mariana se chateia com Brandão por decretar o fim do Motoqueiro Vermelho. Fani inventa para Cecília que sabe como se comunicar com os mortos. Camilo sofre com a falta de emprego. Xavier desconfia da ausência de Brandão na corrida de motocicletas. Fani engana Cecília, que acredita que o suposto espírito de Josephine a odeie. Uirapuru encontra Josephine no bordel. Tenória desconfia da relação entre o Barão e Zumira. Ernesto surpreende Ema ao comparecer ao jantar com Lorde Williamson, que provoca Elisabeta no jantar e Darcy se irrita. Xavier procura Brandão.

Xavier acusa Brandão de ser o Motoqueiro Vermelho, mas o coronel, Mariana e Luccino despistam o vilão. Elisabeta enfrenta Lorde Williamson e é apoiada por Ema, Darcy e Ernesto. Sem querer, Ernesto provoca um acidente com os vestidos emprestados de Elisabeta e Ema, que se desespera sem ter como pagar pelo prejuízo. Camilo prepara uma surpresa para Jane. Rômulo conta a Felisberto que Cecília fugiu novamente da mansão. Josephine questiona Uirapuru sobre o Vale do Café. Rômulo se incomoda ao saber do suposto ritual feito por Cecília e Fani. Ernesto e Ema discutem pelo estrago no vestido da moça. Charlotte tenta convencer Lídia a esquecer de Uirapuru. Darcy provoca Lorde Williamson e afirma seu amor por Elisabeta. Camilo é contratado no bar de Manoel e decide se casar com Jane no dia seguinte. Ofélia avisa a Julieta sobre o casamento dos filhos. Tenória revela a Ema que as duas podem ser da mesma família. Lorde Williamson procura Elisabeta na fábrica.

Elisabeta afirma a Lorde Williamson que ela e Darcy se casarão a seu tempo. Tenória sugere que seja filha do Barão. Susana orienta Xavier a aproveitar a ausência de Julieta para maldizê-la no Vale do Café. Jorge e Amélia planejam seu casamento. Ema procura Jorge e sofre com a possibilidade de o Barão ter traído sua avó. Felisberto, Mariana e Cecília partem para São Paulo. Brandão repreende Otávio e Randolfo e decide voltar ao trabalho. Xavier propõe ao Barão que se unam contra Julieta, e Aurélio se recusa a participar do conluio. Xavier inicia seu plano de colocar a população do Vale contra Julieta. Tenória sofre com o abandono do suposto pai, e Jorge tenta consolar a amiga. O Barão aceita mudar-se para a casa de Xavier, e Aurélio se surpreende com o pai. Ernesto consegue limpar os vestidos de Ema, que o agradece. Julieta confessa a Susana que contratará um falso padre para o casamento de Camilo e Jane. Agatha furta uma roupa íntima de Brandão. Susana e Elisabeta se encontram.

Elisabeta cumprimenta Susana com desconfiança. Felisberto, Mariana e Cecília se reencontram com a família. Tibúrcio faz insinuações contra Cecília para Rômulo. Brandão confessa a Luccino que é difícil resistir a Mariana. Agatha faz uma simpatia para tentar conquistar Brandão. Julieta é rude com Jane, que enfrenta a futura sogra. Lorde Williamson afirma a Susana que não aceita a união de Darcy e Elisabeta. Josephine seduz Uirapuru e o convence a levá-la ao Vale do Café. Jane conta a Camilo sobre sua conversa com Julieta. Julieta contrata um ator para se passar por padre no casamento de Camilo. Darcy repreende as atitudes de Lorde Williamson para tentar afastá-lo de Elisabeta. Tenória e Ema se confortam uma à outra. Cecília vê Josephine nas ruas de São Paulo e fica atônita, preocupando Ludmila e Mariana. Ivete alerta Uirapuru sobre Josephine. Olegário chega ao bordel. Camilo agradece o apoio de Darcy. Darcy declara sua admiração por Jane. Julieta procura Camilo.

Camilo se recusa a abandonar Jane. Xavier e Barão incitam o povo contra Julieta. Camilo e Jane se casam, sem desconfiar de que o Padre que abençoa a união é um impostor contratado por Julieta. Amélia pede que Ema se afaste de Jorge. Darcy diz a Elisabeta que precisa retornar ao Vale para se apresentar ao trabalho na ferrovia. Camilo confronta um cliente e é demitido do bar de Manoel. Uirapuru revela a Charlotte que Darcy e Williamson lhe deram dinheiro para afastá-lo da moça. Embriagado, Camilo desafia um lutador em um galpão clandestino.

Elisabeta conforta Charlotte, mas Susana se intromete. Camilo perde a luta, mas recebe uma proposta para voltar ao lugar. Estilingue descobre que pode ser neto do Barão e pede que Tenória investigue sua história. Darcy pede perdão a Charlotte. Januário e Ernesto acodem Camilo, que está machucado pela luta. Mariana sofre com a decisão de Brandão de se afastar dela. Cecília retorna à mansão de Tibúrcio e Rômulo. Tenória pede que Jorge a acompanhe ao Vale do Café. Mariana decide investigar as corridas de Brandão. Ernesto beija Ema e Jorge vê os dois.

Ernesto afirma a Jorge que Ema é sua namorada. Mariana fica deslumbrada com a corrida de motocicletas. Charlotte conhece Josephine. Josephine se alarma quando Charlotte menciona o casamento de Rômulo com Cecília. Charlotte afirma a Darcy que ficará em São Paulo. Camilo faz um acordo com o juiz do galpão de lutas. Amélia pede que Elisabeta a ajude a afastar Ema de Jorge. Jane descobre que Camilo foi demitido. Josephine e Uirapuru se beijam. Julieta se desespera com a manifestação popular contra sua presença no Vale do Café. Elisabeta e Darcy se amam.

Ema exige que o Barão interrompa a manifestação contra Julieta, contrariando Xavier. Camilo inventa uma nova mentira sobre seu trabalho para Jane. Ofélia intercede por Lídia junto a Felisberto, que não cede na punição à filha. Aurélio afirma ao Barão que está ao lado de Julieta. Brandão se oferece para abrigar Aurélio e Ema agradece o coronel. Estilingue faz as pazes com Tenória. Mariana convence Luccino a ensiná-la a conduzir uma motocicleta. Ema apoia o amor de Aurélio por Julieta. Tenória confronta o Barão.

O Barão confirma a paternidade de Tenória. Ofélia e Felisberto abrigam o Barão em sua casa. Elisabeta ajuda Ludmila a negociar uma exibição para as obras de Januário. Uirapuru beija Charlotte, e Ivete o repreende. Ludmila fala de seus sentimento por Januário com Elisabeta. Fani sabota a bebida de Rômulo. Petúlia revela a Susana que Darcy e Elisabeta dormiram juntos. Januário se emociona ao saber de sua exposição. Susana escreve uma carta em nome de Darcy maldizendo Elisabeta, e Olegário a flagra. Elisabeta vê Camilo ferido e desacordado.

Ernesto e Elisabeta socorrem Camilo, que inventa que sofreu um assalto. Fani se disfarça como Josephine. Elisabeta se encanta com a história de vida de Mariko. Rômulo dorme profundamente após tomar a bebida adulterada por Fani, e Cecília acredita que Josephine o matou. Cecília ateia fogo ao quadro de Josephine e Tibúrcio se desespera. Edmundo é agredido e revela aos agiotas o nome de seu pai. Ludmila e os amigos se reúnem para montar a exposição de Januário. Olegário chantageia Susana por causa do plano contra Elisabeta. Cecília admite que precisa de tratamento psiquiátrico.