Novela “O Outro Lado do Paraíso”: Renato (Rafael Cardoso), um médico idealista que vai até o Tocantins com o objetivo de ajudar aqueles que precisam. Lá, ele conhece Clara (Bianca Bin), por quem se apaixona. De bom coração, o médico trabalha em um hospital de Palmas e é ele quem cuida de Clara quando ela sofre as agressões de Gael (Sergio Guizé).

Fonte Rede Globo – nos próximos capítulos da novela “O Outro Lado do Paraíso”, Clara e Josafá imploram para Jonas parar de procurar esmeraldas. Jonas provoca uma explosão e é soterrado. Mercedes tem uma visão e alerta Clara. Clara avisa a Josafá que trabalhará como professora no quilombo. Raquel apresenta Clara para as crianças e ela se surpreende ao saber que Renato presta assistência médica no mesmo povoado. Nádia comenta com Bruno que Sophia esconde uma filha fora do país. Gael viaja para o Jalapão e pede para conhecer o campo de capim dourado. Renato e Clara trocam elogios. Gael se encanta por Clara e pede que a moça seja sua guia turística no Jalapão. Elizabeth reclama das viagem de Henrique. Natanael pede a ajuda de Jô para acabar com o casamento do filho. Gael e Clara começam a namorar e Renato sente ciúmes. Raquel incentiva Renato a tentar conquistar a professora. Clara repreende Gael por sua atitude com Renato. Gael pede Clara em casamento.

Clara aceita o pedido de Gael e anuncia sua decisão a Josafá. Sophia descobre que nas terras de Clara existe uma mina de esmeraldas e incentiva o casamento do filho. Natanael deixa Elizabeth insegura com os comentários sobre Henrique. Jô convida Elizabeth para a festa de seu aniversário. Renato se entristece com a notícia do casamento de Clara. Mercedes reza Clara e tem um mau pressentimento. Amaral questiona Sophia sobre os termos do contrato de casamento de Gael e Clara. Estela volta do exterior e Sophia fica furiosa. Lorena reclama porque Laura não chama Vinícius de pai. Clara e Gael se casam. Renato aparece na festa e Gael tem uma crise de ciúmes. Lívia marca um encontro com Renato. Gael é violento com Clara na noite de núpcias.

Gael tenta se desculpar com Clara. Elizabeth decide ir à festa de Jô e Natanael gosta. Em lua de mel no Rio de Janeiro, Clara conhece Elizabeth num shopping. Gael visita o tio Natanael. Elizabeth e Clara ficam amigas. Renato desconfia da agressividade de Gael. Gael é rude com Clara e rasga o cartão que Elizabeth lhe deu. Estela pede que seu banheiro seja adaptado e Sophia se irrita. Raquel começa a trabalhar na casa de Nádia e Bruno se surpreende com a beleza da moça. Mercedes questiona Josafá sobre o casamento de Clara. Renato e Lívia passam a noite juntos. Jô apresenta Renan para Elizabeth.

Elizabeth se incomoda com o atrevimento de Renan, mas aceita sair com ele para mostrar os seus croquis. Lívia convida Renato para jantar em sua casa. Gael e Clara voltam de viagem e Sophia convida o casal para jantar em sua casa. Rosalinda consola Estela. Nádia tenta humilhar Raquel e Gustavo a repreende. Bruno pede para Raquel cozinhar para ele. Rafael conta para Renato que a família de Lívia está quase falida. Clara questiona Gael sobre o motivo do jantar de Sophia. Leandra procura Mercedes. Renan e Elizabeth se encontram e Natanael comemora. Gael tenta iniciar uma discussão com Renato. Sophia diz que pode transformar o sítio de Clara em um garimpo e a neta de Josafá recusa a proposta.

Gael afirma a Clara que não sabia das intenções da mãe quando se casou com ela. Sophia garante a Lívia que irá explorar as esmeraldas. Lívia comenta com Renato sobre as esmeraldas. Sophia se irrita quando Josafá se recusa a autorizar o garimpo em suas terras. Clara e Gael passeiam pelo Jalapão. Jô convida Elizabeth para jantar e avisa Natanael. Clara encontra Renato no supermercado e se irrita ao ouvi-lo falar mal de Gael. Nádia se enfurece quando Raquel cozinha pratos típicos para Gustavo e seus filhos. Gael ajuda Estela. Elizabeth sai para o jantar com Jô e Natanael avisa seu detetive. Renan chega ao restaurante e Jô vai embora. Josafá se aconselha com Mercedes. Sophia embriaga Gael e o envenena contra Clara. Gael briga com Clara e ela pede o divórcio.

Gael percebe o que fez e se desculpa com Clara. Lívia afirma a Renato que Sophia conseguirá as esmeraldas. Elizabeth discute com Renan e o detetive fotografa os dois. Natanael se surpreende ao ver a nora voltar para casa cedo e reclama com Jô. Clara vai à casa de Sophia para aprender a cozinhar. Gael não aceita a sugestão de Amaral para tentar convencer Clara a mudar de ideia sobre suas terras. Renato procura Josafá, que pede para o médico falar com Mercedes. Bruno convida Raquel para um passeio. Elizabeth fica abalada ao descobrir que Henrique viajará novamente e decide aceitar sair com Renan. Sophia incentiva Gael a sentir ciúmes de Clara. Bruno beija Raquel. Renan convence Elizabeth a ir a seu apartamento e a beija. Sophia embriaga o filho e insinua que Clara o traiu. Gael agride a esposa e a leva para o hospital. Renato vê o estado de Clara e insiste que ela denuncie Gael.

Clara garante a Renato que não foi agredida por Gael. Elizabeth repreende Renan por tê-la beijado. Clara revela a Nicácio que foi agredida. Nádia faz intriga de Clara para Lorena. Samuel convida Suzy para jantar. Clara visita Josafá e esconde seu estado. Gael busca o apoio de Estela. Bruno tenta beijar Raquel. Lorena alerta Vinicius sobre Gael. Renan confessa que se apaixonou por Elizabeth e Jô insiste que a esposa de Henrique se encontre com o empresário. Sophia se aconselha com Natanael sobre os direitos de Gael à jazida de esmeraldas. Josafá sai de casa armado depois que a neta vai embora. Renato encontra Clara e tenta falar sobre Gael. Mercedes implora que Clara não reate com o marido. Sophia orienta Gael a exigir que Clara permita a exploração das esmeraldas.

Gael afirma a Sophia que não prejudicará seu casamento e Estela apoia o irmão. Clara confessa a Mercedes que quer salvar seu casamento. Bruno diz a Raquel que contará sobre eles para Nádia. Gael convida Clara para jantar. Mercedes convence Josafá a não agir contra Gael. O detetive de Natanael fotografa Elizabeth e Renan juntos. Clara pede para voltar a estudar e é apoiada por Lívia e Estela. Nádia não gosta de ouvir seu filho elogiar Raquel. Lívia sente ciúmes de Renato com Clara. Samuel convida Suzy para jantar em sua casa. Gael avisa a Clara que começará a investir no garimpo e a esposa garante que as terras só podem ser exploradas por ela.

Clara explica a Gael por que só ela pode explorar as esmeraldas. Lívia e Renato namoram. Renan e Elizabeth se beijam na frente do detetive, que fotografa o casal. Adinéia aprova o suposto namoro de Samuel e Suzy. Raquel comenta com Bruno que estranhou o comportamento de Clara. Gael mostra para Sophia o documento que o impede de explorar a esmeraldas. Clara pede para Renato levá-la até Pedra Santa e Lívia não gosta. Gael leva Sophia ao aeroporto. Clara pede para Josafá não entregar as terras para Sophia. Lívia conta para Gael que Clara foi para Pedra Santa com Renato. Gael bate com o carro e não consegue ir atrás de Clara. Elizabeth se emociona ao saber que seus vestidos serão produzidos e sai para comemorar com Renan. Henrique volta para casa. Natanael mostra para o filho as fotos feitas pelo detetive. Henrique confronta Elizabeth.

Henrique propõe a Elizabeth que os dois recomecem sua vida juntos. Natanael se enfurece com o filho. Estela e Lívia socorrem Gael. Renato avisa a Clara sobre o acidente de Gael. Josafá desabafa com Mercedes sobre seu desgosto com o casamento de Clara. Gael provoca Renato, que impõe sua autoridade médica ao rapaz. Lívia desconfia da relação entre Suzy e Samuel. Gael recebe alta do hospital e confisca o celular de Clara, por ciúmes de Renato. Nádia se irrita quando Raquel cozinha o chambari e é elogiada por todos. Nádia comenta com Gustavo sobre Bruno e Raquel. Samuel despista as investidas de Suzy e se encontra com um rapaz. Elizabeth e Henrique se amam. Henrique viaja e promete a Elizabeth e Adriana que voltará logo. Natanael orienta Sophia a fazer com que Clara assine um documento que concederá a Gael o direito de explorar suas terras. Natanael pede ajuda a Jô para armar um novo flagrante de Elizabeth e Renan. Gael tenta obrigar Clara a assinar o documento de Sophia e a esposa o ameaça com a separação.

Clara é firme com Gael e declara que não permitirá a exploração das esmeraldas. Bruno e Raquel se beijam e são vistos por Ivanilda e Nicácio, que comentam. Renato acusa Lívia de ter armado contra Clara e decide se afastar da namorada. Sophia convoca uma reunião de família. Gael controla o uso do celular de Clara. Raquel estranha que Clara tenha saído da rede social. Nádia implica com Raquel. Ivanilda e Nicácio contam para Lorena que Bruno beijou Raquel. Henrique se despede de Elizabeth e sugere que a esposa não se envolva em brigas com Natanael. Jô convence Elizabeth romper com Renan pessoalmente, e Natanael avisa ao detetive. Josafá comentam com Mercedes que gostaria que Clara ficasse com Renato. Para agradar Adnéia, Samuel convida Suzy para jantar. Sophia insiste para que Gael consiga a assinatura de Clara no documento. Renato declara seu amor por Clara e a beija. Renan tenta ficar com Elizabeth à força e, para se proteger, ela acaba provocando um acidente fatal. Natanael ameaça Elizabeth.

Natanael ameaça Elizabeth e propõe que a nora se afaste de Henrique e Adriana, caso contrário a denunciará para a Polícia como assassina de Renan. Clara afirma a Renato que ama Gael e exige que o médico se afaste dela. Gael é gentil com Clara. Estela incentiva Lívia a lutar por Renato. Adnéia faz insinuações a Suzy e Samuel se incomoda. Samuel se encontra com um rapaz. Vinícius conversa com Lorena sobre o comportamento de Laura. Bruno insinua para Nádia que está namorando. Elizabeth teme que Adriana sofra por seu envolvimento na morte de Renan. Samuel marca uma consulta com Inácio. Caetana revela a Leandra que tem um sócio secreto no bordel e pede que a moça a ajude a encontrar uma pessoa. Lorena revela a Nádia que Bruno está com Raquel. Bruno declara sua paixão por Raquel. Caetana pede perdão a Mercedes por ter provocado a separação dela com Josafá no passado. Renato confessa a Lívia que ama Clara. Elizabeth aceita a proposta de Natanael e é obrigada a simular sua própria morte.