Novela “Caminhos do Coração Os Mutantes“: A trama, nova reprise das tardes da Record, envolve a personagem Maria (Bianca Rinaldi), acrobata do Circo Don Pepe. Logo no início da história, a doce e simples artista circense se vê como a principal suspeita de matar o milionário Dr. Sócrates Mayer (Walmor Chagas), dono da Progênese, uma das maiores redes de hospitais, clínicas e laboratórios do Brasil.

Há uma armação para que ela seja acusada do crime e Maria cai na armadilha sem entender as razões de estar sendo implicada no assassinato.

Na luta para proteger-se das tramas malignas que a enredam, Maria conta com a ajuda de seus pais, Ana Luz (Fafá de Belém) e Pepe (Perfeito Fortuna), grandes artistas, palhaços maravilhosos, proprietários e apresentadores do monumental Circo Don Pepe, um templo de celebração das artes cênicas e do entretenimento.

Os mistérios da novela começam a se desenrolar quando Maria descobre que não é filha biológica dos donos do circo. Para tentar provar sua inocência e conhecer sua verdadeira origem, a acrobata se torna uma fugitiva e conta com a ajuda do policial federal Marcelo (Leonardo Vieira), que trabalha numa investigação para descobrir quem envenenou sua mulher Mabel (Sabrina Greve – participação especial).

Várias pessoas têm interesse na morte do dono do império Progênese. Sem herdeiros diretos, já que sua mulher e sua filha desapareceram há anos, a he-rança de Dr. Sócrates passa a ser disputada por seus irmãos Platão (Ricardo Petraglia) e Aristóteles (André di Biase), por sua gananciosa cunhada Irma (Patricya Travassos) e por todos os seus sobrinhos, o que aumenta a lista de sus-peitos do crime.

A mansão do Morumbi fica mais agitada a cada dia depois da morte do patriarca, especialmente por causa das eternas brigas entre Irma e seu cunhado Aristóteles, que travam uma guerra também pelo controle das empresas.

Subitamente várias mortes sem explicação vão acontecendo. Há o mandante de um crime, mas ninguém, além de Eric (Tuca Andrada), que executa os crimes, sabe quem é. Nem mesmo a interesseira Helga (Preta Gil) consegue ex-trair a informação de seu marido, apesar de participar das armações ao lado dele e de Ramon (Alexandre Barilari) sem saber nenhum detalhe.

Caminhos do Coração tem também uma trama de realismo fantástico, que apresenta crianças mutantes. Uma médica, a Dra. Júlia (Ítala Nandi), faz secretos experimentos genéticos com embriões fertilizados in vitro na clínica Progênese, onde trabalha.

Os anos passam, essas crianças crescem e começam a apresentar características diferentes dos humanos comuns. Entre os traços “especiais”, estão: visão mais aguçada (Ágata – Juliana Xavier), a capacidade de ler pensamentos (Lucas – Jean Fercondini), asas (Ângela – Júlia Magessi), uma força física inacreditável (Aquiles – Sérgio Malheiros), entre outros poderes sobre-humanos.

A família dessas crianças se assusta com o que supõe ser um “dom especial” e faz o que pode para protegê-las do julgamento dos outros. A situação fica ainda mais crítica quando essas crianças mutantes começam a ser perseguidas.

Uma dessas crianças com características especiais é Tatiana (Letícia Medina), que consegue mover coisas à distância usando apenas o poder do pensamento. Procurando entender o porquê de a filha ter esse dom, Marcelo acaba dando início à investigação de uma série de crimes misteriosos relacionados a um projeto secreto de mutação genética de seres humanos, que resultou no surgimento de crianças e adolescentes com poderes especiais, entre eles a sua própria filha.

Marcelo descobre que a mutação genética nas crianças e adolescentes é resultado das experiências científicas secretas da visionária e louca Dra. Julia Zaccarias, na Clínica de Reprodução Humana Progênese, no Guarujá.

No decorrer da novela, Marcelo e Maria – com a ajuda de Ana Luz e Pepe – protegerão as crianças e adolescentes com poderes especiais.

Aos poucos as peças vão se encaixando e cada vez a identidade do “mandante” ficará mais próxima de ser revelada.