Novela “Amor de Mãe”: Thelma (Adriana Esteves) é dona de um restaurante junto com o irmão, Sinésio (Julio Andrade). Ela está a caminho do consultório médico quando passa mal na rua. Uma desconhecida a ajuda: é Lurdes (Regina Casé), que recém saiu de uma entrevista de emprego na casa de Vitória (Taís Araujo).
“Como você está?”, pergunta Lurdes, que salva Thelma de ser atropelada.
“Viva… Graças a você”, responde a outra, agradecida.
Thelma tenta se levantar, mas não consegue, e Lurdes se oferece para levá-la até a clínica, que fica perto. Quando está indo embora, Thelma sente uma forte dor de cabeça e desmaia. Lurdes não tem outra alternativa senão esperar que ela seja atendida.
Tempos depois o médico procura Lurdes: “A senhora é a acompanhante da paciente?”. E as notícias que ele tem não são nada boas: “O exame indicou uma dilatação grande na artéria basilar que envolve o tronco cerebral”. Lurdes não entende, e o médico explica que se trata de um aneurisma no cérebro.
Quando Thelma é encaminhada para o quarto, desconfia do comportamento de Lurdes, que tenta disfarçar.
“Por que você não quer falar? É tão grave assim? Pelo amor de Deus, Lurdes! Fala logo. Pode falar”, pede Thelma
E cabe a Lurdes a árdua tarefa de dar a triste notícia: “Ele disse que você está com uma dilatação em uma veia na cabeça”.
“É um aneurisma no cérebro”.
“E parece que tem que operar”.
Thelma se desespera:
“Eu não posso morrer. Eu sou a única pessoa que o Danilo tem”. Cena prevista para dia 25 de novembro na novela “Amor de Mãe”.
“Amor de Mãe”: Três mulheres de classes sociais diferentes vivem seus dilemas como mães: Lurdes (Regina Casé) é uma mulher nordestina batalhadora, que teve quatro filhos: Magno (Juliano Cazarré), Érica (Nanda Costa), Ryan (Thiago Martins) e Domênico (Humberto Carrão) – vendido aos 2 anos escondido pelo seu ex-marido para a traficante de crianças Kátia (Vera Holtz). Sabendo que ele foi enviado para Rio de Janeiro, ela partiu para lá com os filhos em 1993 e, no caminho, encontrou uma recém-nascida abandonada, Camila (Jéssica Ellen), a quem decide criar.
Lourdes é amiga de Thelma (Adriana Esteves), uma viúva que perdeu o marido em um incêndio e desde então passou a superproteger o filho, Danilo (Chay Suede). Vitória (Taís Araújo) é uma advogada rica, mas infeliz por acreditar ser estéril. Ela adota Tiago (Pedro Guilherme Rodrigues) e contrata Lurdes como babá, mas fica grávida após um encontro com o ambientalista Davi (Vladimir Brichta).