Novela “A Desalmada”: o SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “A Desalmada” que Carmelo atira em Octávio.
Resumo “A Desalmada” 078, sexta-feira, 21 de outubro
Júlia liga para Octávio e pede para que ele vá até a cabana. Ela pede para deixar de lado por um momento tudo de ruim que aconteceu. Octávio diz que a avisou que se Letícia descobrisse sobre eles, ela poderia esquecer dele, então, é melhor procurar outro lugar para viver. Júlia avisa que não pretende sair da cabana até ele ir vê-la.
Joana diz a Rafael que ele vê Fernanda como uma desalmada porque ainda não tem ideia de quem é o pai dele. Rafael diz que sabe que o pai dele não é nenhum abusador e nem assassino como eles querem lhe convencer. Joana conta que ela e Luís retiraram Fernanda quase morta do rio e não entende por que Rafael não quer acreditar. Joana diz que talvez os dois tenham feito a coisa errada por não ter contado nada para ele, mas jura que não estão a mentir. Rafael diz que eles inventaram esta história para encobrir Fernanda igual essa relação com o tal do César. Fernanda chega e se esconde. Joana diz que Fernanda e César nunca foram amantes, que isso foi uma invenção do pai dele para deixá-lo enganado. Rafael diz que a única coisa que o consola é que o infeliz não vai roubar mais ninguém, pois a polícia já o levou para a cadeia. Fernanda entra e Rafael a diz que agora ela vai ter que ir a cadeia para fazer visitas conjugais. Fernanda dá uma bofetada em Rafael. Ela diz que ele é muito injusto e pede a Deus que tanto ódio sem sentido não o transforme como o pai dele. Rafael sai sem dizer uma palavra.
Ferida, Marcela diz a Luís que queria ficar com a vida de Miriam por isso tentou roubar o marido, a casa e os amigos dela. Luís diz que o erro não foi só de Marcela. Ela diz que não conseguia entender e por isso no dia em que ele a deixou, fingiu que tinha machucado sua perna. Luís diz que fica tranquilo por não ter arruinado a vida dela e a carreira de bailarina. Marcela informa que assim que melhorar vai sair da cidade, assim Miriam não vai ficar a lembrar para sempre que um dia ele a traiu com ela. Luís diz que isso não será necessário. Marcela chora e quer saber se ele não está chateado com ela. Luís diz que se Marcela tinha alguma dívida, quando salvou a Miriam já compensou o bastante e se ele quer que Miriam o perdoe é melhor que ele saiba perdoar. Fernanda visita César na delegacia e ele diz que a ama.
David vai até o Novo Amanhecer e diz a Clara que não consegue esquecê-la. Clara diz que vai embora para a capital porque precisa ir para um lugar onde as pessoas não a conheçam e não se ofendam com seu passado. David confessa que saber do passado de Clara feriu muito seu orgulho. Então, reagiu de forma imatura, machista e a julgou sem pensar em ouvi-la. Clara diz que quando chegou no Novo Amanhecer, ninguém lhe perguntou nada mais do que ela queria dizer, eles só se importaram pelas coisas boas que viram nela. David questiona se Fernanda não sabia de sua história. Clara diz que Fernanda só soube pela Sandra e o Gabriel a aconselhou muitas vezes que contasse para ele, mas foi muito tonta pois, achava que não falando sobre isso ele nunca iria saber. Clara diz que se deve pedir desculpa é por ter sido tão ingênua. David diz que Fernanda contou a história dela e que lamenta muito, mas ela tem que entendê-lo. Clara diz que só por entendê-lo é que não há condição de continuarem juntos.
Na Primor, Rafael diz para Brenda que ela devia ter visto como Fernanda ficou depois que lhe contou que o amante dela estava preso. Rafael diz que não entende o que sente pela Fernanda. Ele a odeia, depois a ama e volta a odiar. Rafael diz que lhe faz bem ter Brenda por perto. Brenda aproveita a tristeza de Rafael para beijá-lo.
Na cabana, Octávio joga dinheiro no colo de Júlia e a manda ir embora. Júlia diz a Otávio que não aceita o dinheiro que ele está oferecendo e o provoca. Furioso, ele tenta enforcá-la.
Júlia procura Martina e pede para ficar alguns dias em sua casa, mas ela e suas amigas a expulsam.
Letícia diz a Octávio que viu as provas que German trouxe onde fica provado que ele roubou a sua fazenda. Octávio afirma que isso é coisa da Fernanda, que continua a inventar coisas contra ele e quem sabe como ela conseguiu convencer German. Letícia diz que German não é do tipo de homem que arrisca a amizade por um momento de prazer. Rafael também está convencido da culpa do pai. Octávio diz que vai limpar seu nome. Rafael diz que é melhor não tentar, pois ele só o decepciona cada vez mais.
No dia seguinte, Rafael pede desculpa a Brenda pelo que aconteceu na noite passada. Brenda diz que foi ela quem o beijou e fez isso por amá-lo. Brenda diz que contou para Fernanda que o ama. Rafael diz que ela é uma mulher linda, talentosa e incrível, mas… Brenda diz que sabe que ele ainda pensa em Fernanda e que por enquanto só pretende ser sua amiga. Brenda diz que é melhor ele chorar tudo o que pode, mas ele precisa tomar uma posição sobre o casamento.
Júlia encontra Isabela na cidade e informa que Octavio a jogou para fora da cabana, então ela implora que dê dinheiro para ela não ficar na rua. Isabela a rejeita e pede que ela não a procure e muito menos o seu pai. Júlia pede para que a filha lhe arrume algum dinheiro. Isabela lhe dá um dinheiro e mande que ela administre muito bem, pois só vai tirar isso dela.
Na Primor, Antônio avisa Octávio que vão trazer pessoas da capital para investigar a morte de Santiago e se pressionarem o legista vão saber que ele o obrigou a certificar que Santiago morreu na camionete. Octávio diz que é só continuar a pagar que Moreno volta a dificultar a investigação. Rafael entra no escritório e pede para conversar com o pai. Antônio se retira. Octávio pede ao filho que o ajude com Letícia, que ele peça para ela lhe dar uma chance. Rafael diz que não é um anjinho que até para agir mal é preciso ter algum limite e que o pai ultrapassou de todos eles. Revoltado, Rafael diz ao pai que se não for embora como é a vontade de sua mãe, ele mesmo se encarregará de expulsá-lo.
No Novo Amanhecer, Fernanda conta para Clara que nenhum fazendeiro quis testemunhar contra Octávio. Mateus os fez acreditar que ninguém compraria o gado deles. Joana entra com Pedro e este diz que conhece várias pessoas dispostas a testemunhar que Otávio roubou suas terras.
David pede ao pai que nunca mais volte a procurar Maria e se ele se aproximar dela vai se ver com ele. Martina quer saber se agora o filho está a se envolver com as empregadas da Letícia. David fica abismado de ouvir sua mãe. Martina diz que se David teve família foi por causa dela, que suportou todos os pecados do pai dele. Antônio diz que se Francisca veio com alguma fofoca, com certeza foi para conseguir algum favor em troca. David diz que não, que ela apenas lhe disse por que está apavorada com ele atrás de Maria. Então, David revela a Antônio que Maria é sua filha.
Martina fica louca ao dizer que poderia aguentar o que fosse desde que deixasse os filhos bastardos bem longe, pois o único filho e herdeiro tem que ser o David. David descobre que sua mãe sabia que seu pai assediava meninas menores de idade e fica enojado. Antônio jura que nunca mentiu e que Francisca deve ter mentido para David. David mostra o teste positivo de DNA e que se Francisca não o procurou antes é porque ela o odeia. Martina pega o teste das mãos de David e rasga. Ela grita que o teste é falso e que David não pode acreditar mais na cozinheira do que no pai dele. Antônio quer explicar. David não deixa e afirma que a Clara é a pessoa mais pura que teve na vida e ele é quem deve se afastar dela para que não a envergonhe. David diz que se o pai quiser se explicar vai ser diante de um juiz e que com tudo o que aconteceu não duvida que ele tenha cometido fraudes e roubos dos quais ele é acusado. David informa que pediu uma auditoria da gestão dele e se for declarado culpado, não vai lhe doer o coração ao colocá-lo na cadeia.
Fernanda se recusa a assinar o aviso de divórcio, mas é informada de que, se não comparecer, poderá ser afetada. Fernanda assina o protocolo de recebimento do processo de divórcio. Fernanda diz a Joana que Rafael a quer fora da vida dele. Mas, ela não consegue viver mais sem ele.
Martina pede para que David tenha calma e lembre-se do trecho da Bíblia que diz que “honrarás seu Pai e sua Mãe”. David diz que agora lhe é conveniente lembrar de que é mãe dele. Antônio diz que a verdadeira culpada é Martina, pois foi ela quem orquestrou tudo, foi ela quem fechou os negócios com Octávio. Martina diz que se Antônio quiser pode mostrar a David os encontros dele com as garotinhas de escola e de suas namoradinhas. Martina o chama de pedófilo. David diz ter vergonha de ser filho deles. Martina diz que David é ingrato, não valorizou todos os sacrifícios que fizeram só para lhe dar o melhor. David quer saber que sacrifício, pois tudo o que lhe deram era roubado, mas vai devolver ao povo da cidade o que pertence a eles. Quando David sai, Martina grita que Antônio vai se encarregar de consertar tudo antes que o filho descubra mais alguma coisa. Antônio quer que ela explique a história de que tem vídeos dele. Martina diz que pelo visto ela fez muito bem em mandar filmá-lo.
Fernanda vai até a Primor e pede para falar com Rafael. Fernanda pede a ele que salvem o casamento. Ele pede para que ela assine o maldito divórcio e saia de sua vida.
Martina pede a Otávio que impeça que David a denuncie e Antônio por ter roubado o erário, mas ele se nega a ajudá-los. Octávio a manda manipular o filho como sempre fez. Octávio diz que tudo isso é culpa da Fernanda, que ela veio para destruí-los. Mas, não vai deixá-la ganhar.
Francisca sai em defesa de Letícia e confronta Octavio. Francisca diz a Otávio que ele não pode lutar por Letícia porque já a perdeu.
Rafael fala para David que está desapontado com seu pai. Ele conta que leu os documentos que Fernanda lhe deu. David diz que Fernanda tem razão, pois seu pai e o dele são as piores pessoas que conhece e mãe dele nem se fala. Rafael quer entender em que momento isso tudo se deu, como puderam ser tão cegos. David diz que foi no momento que ficaram tão focados neles mesmos e que nunca pararam para ver além disso. Nunca poderiam imaginar que as pessoas que achavam perfeitas fossem tão podres por dentro. Rafael diz que David sabe alguma coisa e não quer dizer, pois acha que é sobre Fernanda. David diz que descobriu que seu pai tinha um caso com a filha da Francisca e que Maria é sua irmã.
Rosalina dá à luz uma linda menina. Letícia diz ao filho que ele será o diretor da empacotadora com o apoio de German. Letícia insinua a Brenda que vê com bons olhos uma relação entre ela e seu filho.
Ao saber que Francisca contou a David que Maria é sua irmã, Antônio vai tirar satisfação com ela. Antônio a empurra e ela bate a cabeça ao cair. Maria fica desesperada ao ver avó no chão e sai gritando pedindo ajuda. Os peões flagram Antônio segurando Maria e ela conta que Antônio matou sua avó. Os peões o impedem de fugir à golpes. David e Rafael encontram Francisca e chamam uma ambulância.
Octávio empurra Letícia e quer saber onde ela foi com German. Letícia o manda parar de ser ridículo e a deixe em paz, pois pode fazer o que quiser. Octávio diz a Letícia que se ela assinar os documentos, ela não voltará a vê-lo e lhe dará o divórcio. Letícia diz a Octávio que sabe que os documentos permitiriam que ele vendesse as propriedades que são delas e rasga os papeis diante dele. Letícia o manda sair de sua casa, de sua empresa e da sua vida porque ele não é mais nada para ela. Octávio diz que ela não pode fazer isso com ele, pois levantou a empacotadora com suas mãos e com o suor de seu rosto. Letícia fala que ele será indenizado por isso. Octávio não quer que ela fale com ele como se fosse seu empregado. Letícia diz que ele não está a entender que nem se quer é isso para ela. Letícia o manda arrumar suas coisas e assim, evite a vergonha de ser retirado pelos seguranças. Quando ela sai, Octávio diz que Letícia é uma maldita e que merece a morte.
Carmelo, sabendo do estrago que Antônio fez a Francisca, não hesita em deixá-lo gravemente ferido.
Na pousada, Marcela e Erasmo decidem viver juntos. Miriam diz que Erasmo era o que Marcela precisava.
Na Primor, Carmelo diz a David que seu pai foi atacado por desconhecidos. Octávio diz que foi o Carmelo e os peões que fizeram isso com ele. Carmelo diz que Antônio está delirando e pede que David o leve logo para o hospital. David pede para Carmelo pegar na sua camionete e um recipiente com gelo para poder colocar os dedos.
No hospital, Francisca pede a Rafael que não pense mal de Fernanda só porque o que lhe dizem. Ela pede que ele veja por si mesmo que ela não é uma desalmada. Rafael diz que perdeu a fé na Fernanda, mas só porque ela está a pedir ele vai chegar ao fim de tudo. Francisca diz que é isso que ele tem que fazer. Francisca pede para que lembre que sempre estará com ele e que procure a verdade para que possa ficar em paz. Francisca abençoa a união de Maria e Pietro. Pede para Pietro que forme uma família tão bonita quanto a dele e pede para que Maria sempre esteja perto de David, pois ele ficará muito sozinho. Após abençoar Maria e Pietro, Francisca morre.
“A Desalmada” SBT: resumo dos próximos capítulos da novela(*)
* Sujeito à alteração de acordo com a edição.
Resumos da novela “A Desalmada”, capítulos de 24 a 28 de outubro de 2022
Resumo “A Desalmada” do capítulo 079, segunda-feira, 24 de outubro
No hospital, Pietro conta para Fernanda que Francisca faleceu e se abraçam. Rafael fala para mãe que vai ligar para o Carmelo e pedir que avise a todos na fazenda. Letícia diz que vai cuidar dos trâmites e Maria vai ficar melhor com Pietro. Pietro deixa Fernanda e vai atrás de Maria. Letícia pede para que Rafael fale com o David e não esqueça de dizer que Francisca perdoou o pai dele. Rafael diz que Francisca é uma mulher incrível, pois mesmo sofrendo tanto ela conseguiu perdoar o assassino. Letícia diz que Francisca não fez pelo Antônio, mas sim pelo David para que ele não tivesse que pagar pelo que o pai fez. Rafael diz que também gostaria de perdoar para poder ficar em paz, mas não consegue. Letícia diz que vai ver Francisca e deixa Rafael com Fernanda.
No restaurante, Luís mostra para Miriam que guardou a aliança do casamento deles e diz que no dia seguinte vai embora para não a incomodar mais e, também, para que ela possa refazer a vida. Miriam estranha, pois achou que ele tinha jogado a aliança no rio. Luís diz que sabe que errou com ela, mas foram vinte e um anos muito bons para serem jogados no rio. Miriam mostra a sua aliança que está dependurada na corrente que está em seu pescoço e diz que pelos vinte e um anos ela fica com ele. Os dois se beijam.
Júlia está em um ourives para que avalie suas joias, mas ele quer pagar pouco e ela recolhe todas.
No hospital, German chega e pergunta a Rafael o que houve com Francisca. Rafael conta que Antônio a empurrou e ela bateu a cabeça. Rafael fala que Francisca morreu. German não quer acreditar, pois Francisca sempre esteve junto a todos para puxar a orelha e para cuidar de Maria e Letícia. Rafael quer saber quem o avisou. German diz que foi Fernanda que pediu para que ele viesse ao hospital para apoiar Letícia porque ela estava muito mal. Rafael conta que Francisca o pediu para não perder a fé na Fernanda, para procurar a verdade e poder ficar em paz com ele mesmo. German pede que Rafael siga os conselhos de Francisca e entrega a ele um pen drive. German diz que talvez ali esteja as respostas que tanto procura. Ao sair da loja, Júlia é assaltada.
No hospital, Rafael se encontra com David e quer saber se o pai dele já saiu da cirurgia. David diz que sim, mas os médicos não conseguiram fazer o enxerto dos dedos que acharam. Rafael não consegue falar pra David o que houve com Francisca e Brenda é que conta. David se desespera. Rafael conta que Maria está com Francisca e David diz que ele tem que ficar com ela. David se recusa e Rafael comenta que agora é a hora que Maria mais precisa dele e que ele prometeu para Francisca que ia cuidar dela. David diz que não consegue olhar Maria nos olhos. David sai e Brenda pede a Rafael que deixe David se acalmar um pouco, pois não vai escutá-lo agora.
David entra no quarto de seu pai. Antônio quer saber onde está Martina e David conta que ela saiu de viagem, levou muitas malas e talvez o pai tenha que se acostumar com a ideia de que ela não virá. Antônio diz que Martina fugiu como uma ratazana e que não podia esperar outra coisa dela. Rafael diz que fica feliz que ele esteja bem e, assim, vai poder contar como tudo aconteceu. Antônio diz que foi Carmelo que cortou seus dedos com uma enxada e pelo jeito o filho não se comove ao vê-lo naquele estado. David diz ao pai que lhe doí mais em ver no que ele se transformou, mas não precisa se preocupar que não vai desampará-lo. Antônio quer saber se David vai ajudá-lo a fugir. Neste instante, batem na porta e David pede que entrem. É a polícia que está ali para dar ordem de prisão a Antônio pelo homicídio de Francisca. David se levanta e diz que vai visitá-lo na cadeia.
David encontra Clara no hospital. Clara diz que não quer incomodá-lo e David pede para que ela fique. Clara diz que sente muito por tudo que está a acontecer e quer saber se pode fazer alguma coisa para ajudá-lo. David diz que nada e que ele só tem que aprender a conviver com a vergonha que seus pais lhe causaram. Clara diz que as pessoas o elegeram por saber que ele não é igual ao pai e porque desejam que ele mude as coisas. David pede para que ela não seja gentil com ele. Clara diz que é verdade e se começarem a apontar para ele, vai estar ao lado dele para que não se sinta sozinho. David diz que ele não merece, pois quando ela mais precisava dele a deixou sozinha. Clara diz que está muito orgulhosa de ter sobrevivido ao passado dela e pede que o deixe ajudá-lo a superar a situação de seus pais. David volta a dizer que não a merece. Clara quer saber se ele quer que ela continue a implorar para poder abraçá-lo e dizer que vai ficar tudo bem. Eles se abraçam.
Na Primor, Rafael se reúne com os peões e fazem uma homenagem à Francisca. No dia seguinte, Francisca é sepultada.
Na cabana, Octávio quer saber por que Carmelo demorou. Carmelo conta que Francisca faleceu e que Antônio está sob vigilância no hospital, pois assim que estiver melhor, vai direto para a cadeia. Carmelo diz que David puxou tanto o pai quanto a mãe, mas só que o lado bom, para cumprir a lei. Octávio diz que é disso que está com medo, pois a mão do garoto não treme nem para pegar os próprios pais. Carmelo achava que David ia deixar o pai fugir. Octávio não duvida que Antônio dê informações só para poder reduzir a pena e isso não lhe convém. Carmelo diz ter uns conhecidos na cadeia e é só o patrão dar a ordem. Octávio diz que depois eles voltam a falar sobre isso. Mas, agora precisa que Carmelo prepare outro velório. Carmelo quer saber quem vai ser o defunto. Octávio diz que é sua esposa, a sua Letícia. Octávio quer que Carmelo se livre dela. Carmelo se surpreende.
No cemitério, Ângela fala para David que ele precisa ir até a prefeitura, pois a polícia de Sant’ana prendeu o Isidoro e os cúmplices dele e que foram eles que roubaram a Primor. Pietro diz que isso comprova que a Fernanda e o César não tiveram nada a ver com o roubo. David diz a Maria que depois precisam conversar e pede a Pietro que não deixe sua irmã sozinha. Ângela, Maria e Pietro ficam sem entender nada.
Na cabana, Carmelo questiona o patrão porque quer matar a esposa, pois ela nunca lhe fez nenhum mal. Octávio não quer que Carmelo o questione. Octávio diz que implorou bastante e ainda assim, o deixou na rua. Como no testamento dela ele é o herdeiro principal, então não tem tempo a perder. Octávio quer saber se Carmelo está com medo, pode deixar que ele mesmo se encarrega da Letícia. Carmelo diz que continua leal ao patrão. Octávio acha que Carmelo não parece muito convincente. Carmelo diz que não vai mentir, pois gosta muito da patroa pelo que fez por seu filho por isso deixa que ele mesmo faz para ela não sofrer. Octávio diz que é uma pena que o filho dele tenha morrido, pois seria uma garantia do que ele está a lhe prometer. Carmelo quer saber por que Octávio acha que o trairia agora, pois não conhece outra maneira de viver já que ele nasceu para servir. Octávio diz que se Carmelo falhar será o último equívoco.
Fernanda entrega a Rafael um laudo onde prova que a assinatura de Santiago não é a mesma na certidão de casamento que no contrato de venda feito por Otávio. Rafael diz que já deu uma olhada nos documentos que ela deixou e nos que ela entregou para o German. Rafael confessa que os negócios de seu pai não era bem o que imaginava. Rafael quer saber como Fernanda acredita que foi seu pai quem a violentou, se o homem usava capuz. Fernanda diz que tem certeza de que foi Octávio por causa do pingente de touro. Rafael quer saber por que ela não lhe contou. Fernanda diz que eles tinham acabado de fazer amor e ela estava lhe permitindo a amar novamente. Rafael diz agora entender por que ela foi embora naquele dia sem lhe dizer nada. Fernanda diz que achava que tinha dormido com o seu abusador e quando voltou para o Novo Amanhecer quis matá-lo. Fernanda confessa que foi ela quem atirou nele. Brenda escuta e briga com Fernanda. Ela diz a Rafael que não espera que a perdoe e a única coisa que pede é que ele leia o documento e que tenha cuidado com o pai dele.
De volta ao Novo Amanhecer, Joana diz a Fernanda que Flor quer falar com elas, para ver se podem dar trabalho para ela e algumas das garotas. Fernanda diz para Joana que sim e pede que fale para Luís que agora está sem cabeça para nada.
Letícia está a rezar na capela da fazenda quando Carmelo chega. Carmelo confessa a Letícia que Octávio assassinou Santiago no dia do casamento e estuprou Fernanda. Depois deu ordens para que a matasse. Letícia quer saber por que Carmelo está a lhe contar tudo e ele diz que isso é o certo. Ele não só matou o marido da Fernanda, como também, tirou muita gente do caminho assim com fez com o Sr. Tsumaki. Carmelo revela que o patrão quer ficar com tudo que é dela e lhe deu ordens de matá-la. Carmelo pede que Letícia não tenha medo e expressa seus sentimentos. Carmelo diz que nunca mais vai voltar a vê-la. Letícia chora.
No Novo Amanhecer, Fernanda está a trabalhar no celeiro quando Octávio chega por trás e a agarra.
Na Primor, Letícia entra na sala e diz a German e Brenda que é verdade que Octávio assassinou o marido de Fernanda e abusou dela. Ela fala que Carmelo confessou tudo. Brenda diz que precisam prender Carmelo para dizer tudo o que sabe. Letícia diz que Carmelo já foi embora e que Octávio mandou que ele a assassinasse. German quer ir atrás dele, mas Letícia não deixa e que é melhor ligar para o Rafael e pedir que traga Fernanda para a fazenda e escondê-la ali.
No Novo Amanhecer, Otávio está determinado a abusar de Fernanda novamente, mas Rafael chega para defendê-la e bate no pai. Otávio vendo que o filho lhe deu as costas tenta atirar nele, mas Fernanda atrapalha e é baleada. Carmelo atira em Otávio.
O tempo passa e vemos que Rafael e Fernanda se reconciliam. César se despede deles. Germán conta a Letícia que Isabella está feliz em seu novo emprego e o convida para acompanhar ela e Brenda em uma viagem à Europa.
No bordel, Espinoza Paz canta o tema da novela e um vaqueiro chega para contratar os serviços de uma das meninas. O que eles recomendam é “La Venenosa” e acaba sendo nada mais e nada menos que Júlia. David consegue colocar sua mãe na cadeia e ela está cheia de ódio em relação ao filho. Martina tem cicatrizes no rosto, feito por outras presidiárias.
Em uma refeição onde todos se reúnem, Luís anuncia que ele e Miriam vão se casar novamente. Fernanda e Rafael endossam seu amor no campo enquanto Octávio escondido em uma caverna jura que vão pagar.
Fim