Novela “Carrossel”:SBT divulgou no resumo dos próximos capítulos da novela “Carrossel” que Rafael vai à escola e Helena conta a ele que está sendo afastada. No capitulo 049, terça-feira, 16 de outubro – Helena comenta com Cris que está bem melhor, não sente mais dores no corpo. A professora confessa à mãe que ainda está preocupada com o jeito que Olívia falou com ela ao telefone. Nina vai com seu avô à casa de Mário. Ela afirma a Mário que ele pode ficar com Rabito, pois o cachorro estava triste. Cirilo vai à casa de Carmen, deixa o par de sapatos com um bilhete, bate à porta e sai correndo. Ao abrir a porta, Carmen se depara com dois pares de sapatos novos. A garota fica esfuziante. Nina afirma a Mário que Rabito vai adorar ficar com ele. O avô de Nina vai arcar com todas as despesas do cachorro, ração, veterinário, vacinas. Cirilo leva as galinhas Clarita e Doroteia para Maria Joaquina conhecer.

Helena chega à escola e vai conversar com Olívia. A diretora afirma a Helena que ela será afastada por tempo indeterminado. Olívia pede para Helena ler a carta que Jaime escreveu. Os alunos passam na casa de professora Helena, mas ela não está. Helena afirma a Olívia que sua atitude não foi irresponsável. Helena tenta dizer a Olívia que Jaime se arrependeu. Olívia diz a Helena que não pode demiti-la, mas vai afastá-la por tempo indeterminado. Olívia conta que já contratou uma professora substituta. Rafael vai à escola e Helena conta a ele que está sendo afastada.

Novela “Carrossel” SBT: resumo dos próximos capítulos (*)

* Sujeito à alteração de acordo com a edição.

Destaque

Novela “Teresa”: resumo dos próximos capítulos
“Bake Off Brasil” 2018: quem é o melhor confeiteiro desta edição?

No capitulo 050, quarta-feira, 17 de outubro –  Professora Suzana chega à Escola Mundial e pergunta a Firmino onde fica a sala da diretora. Firmino apresenta Suzana a Olívia. Os alunos falam mal de Suzana, que é vista por eles pelos corredores da escola. Na sala da diretora, Olívia pede para ver o currículo de Suzana. Valéria afirma aos colegas que quem se comportar com a professora substituta não gosta de Helena. Suzana pergunta a Olívia como são os alunos.

Olívia comenta que os alunos gostam muito de Helena e são hostis com as professoras substitutas. Olívia diz a Suzana que elas serão grandes amigas. Olívia leva Suzana até a sala do terceiro ano e a apresenta aos alunos. Valéria diz a Davi que professora Helena é muito mais bonita. Rafael encontra Miguel e conta que Olívia quer mandar Helena embora. Miguel diz que a diretora está passando dos limites. Miguel afirma que o Sr. Morales pode ajudá-los. Diante de Suzana, os alunos ficam sem reação. Suzana começa a fazer a chamada para conhecer os alunos, o sinal toca e todos saem correndo. Durante o recreio, os alunos falam mal de Suzana. Helena está aos prantos em casa e diz à mãe que sabia que Olívia estava tramando algo. Cris aconselha Helena a procurar outra escola para dar aula.

Os alunos tentam pensar em algum plano para trazer Helena de volta. Eles decidem declarar guerra contra Suzana e Olívia. Suzana afirma a Olívia que será um prazer trabalhar ao lado dela. Olívia apresenta Suzana a Matilde. Em sua casa, Helena começa a olhar os desenhos que os alunos fizeram e começa a chorar. Durante a aula, Paulo sobe na carteira e desafia Suzana, que o faz sentar à força. Os alunos fazem guerra de papel durante a aula da nova professora. Suzana não consegue controlá-los. Enérgica, a professora substituta começa a dar a aula, os alunos estão completamente entediados. Valéria insinua que Suzana é uma falsa. Toca o sinal e os alunos deixam Suzana falando sozinha.

No capitulo 051, quinta-feira, 18 de outubro – Os alunos vão à casa de Helena. Jaime diz que está se sentindo culpado. Os alunos pedem para Helena voltar para a escola. Os alunos falam a Helena que a Patrulha Salvadora vai entrar em ação para levá-la de volta à escola. Suzana afirma a Firmino que os alunos a encararam na sala de aula e está com medo do dia seguinte. Suzana diz a Firmino que vai precisar muito da ajuda dele. Daniel fala aos amigos que eles trataram muito mal a professora Suzana. Rafael conta a Eloisa que ele e Miguel vão conversar com Sr. Morales. Valéria diz a Suzana que se ela pensa que a sala vai gostar dela como gosta de Helena, ela está muito enganada. Miguel e Rafael organizam uma lista de assinaturas para Helena voltar à escola. Suzana começa a dar aula, os alunos estão quietos, sem reação.

Valéria provoca Suzana ao dizer que ela não é amiga de quem não merece. Matilde diz a Olívia que sem Helena os alunos vão tomar conta da escola. Olívia diz a Matilde que vai ligar para o Sr. Morales e vai tornar o afastamento de Helena permanente. Valéria diz aos colegas que Suzana é uma fingida, pois quer tomar o lugar de Helena. Maria Joaquina também se rebela contra Suzana. Miguel e Rafael vão ao escritório de Morales. Suzana segue com a aula, mas os alunos não interagem com ela. Mário taca um giz em Suzana, enquanto ela escreve no quadro negro. Suzana começa a chorar. Morales diz a Rafael e Miguel que diretora Olívia tem autoridade na escola, não pode intervir. As meninas planejam dar um “presente” a Suzana. Morales diz a Miguel e Rafael que vai fazer o possível para ajudar. Cirilo convida Maria Joaquina para tomar um sorvete.

No capitulo 052, sexta-feira, 19 de outubro – Maria Joaquina diz para Cirilo deixá-la em paz. Inês e Frederico conversam sobre a ida dele para outra cidade, para trabalhar. Os alunos deixam uma caixa de presente na mesa de Suzana. Suzana abre a caixa e pula uma cobra. Suzana cai da cadeira. Valéria desafia Suzana em sala de aula. Jaime vai até a diretoria e pede para Olívia trazer Helena de volta. A diretora chama o garoto de petulante e o leva de volta à sala de aula pela orelha. Suzana insinua que Jaime é gordo e Valéria é a única a perceber. Suzana pede para os alunos citarem uma espécie de animal em extinção. Petulante, Valéria afirma que as professoras legais estão em extinção. Suzana passa castigo a Valéria e a faz copiar um texto cinco vezes. Davi tenta defender a amada e Suzana passa o mesmo castigo a ele. Matilde observa como Suzana dá aula.

Graça afirma a Matilde que percebeu que ela e Olívia estão bem alegres depois da saída de Helena. Matilde fica desconcertada. Valéria brada a Suzana que ela nunca chegará aos pés de professora Helena. Suzana revela que professora Helena não vai mais voltar. Sr. Morales vai à Escola Mundial conversar com Olívia. Ele manda a diretora recolocar Helena no cargo dela. Imperativo, Morales afirma que Helena deve voltar à escola. Olívia fica furiosa. Morales telefona para Miguel e conta que Helena retornará à escola no dia seguinte. Helena pede as chaves do carro à mãe, pois vai para escola e comprará flores no caminho. Helena sai de casa, Cris sente um mal-estar. Ao atravessar o sinal verde, um carro se choca contra o carro de professora Helena. Os motoristas estão embriagados. Helena fica inconsciente.

No capitulo 053, segunda-feira, 22 de outubro – Os pedestres percebem que os rapazes estão embriagados e ligam para a polícia e para o resgate. A professora continua inconsciente. Cris não consegue conversar com Helena ao telefone e fica aflita. A ambulância de resgate chega, Helena é socorrida pelos paramédicos. Cris recebe telefonema de policial e é informada sobre o acidente que Helena sofreu. Daniel conta a todos que Helena vai voltar. Os alunos ficam entusiasmados. Helena é levada ao hospital. Cris telefona para Clara para pedir ajuda a Miguel, pois ele é o médico que Helena mais confia. Olívia diz a Matilde que tentou ligar para Helena, mas ela não atende o celular.

Cris telefona para diretora Olívia e avisa que Helena sofreu um acidente e pede para a diretora não contar aos alunos. Suzana chega na escola com uma pombinha machucada, diz aos alunos que a encontrou na rua. Ela pede para os alunos fazerem uma fila. Valéria comenta com Cirilo que que Suzana vai assar a pombinha no forno. Ele pergunta à professora. Suzana pede para Mário tomar conta da pombinha machucada. A pombinha é uma estratégia de Suzana para conquistar os alunos. Valéria pergunta de Helena a Suzana. No hospital, Cris fica aflita sem notícias de Helena. Miguel e Rafael tranquilizam Cris no hospital. Miguel diz à enfermeira que quer falar com o médido do hospital. Cris está aos prantos.

No capitulo 054, terça-feira, 23 de outubro – Miguel conversa com o médico, que revela que Helena está com lesões múltiplas. Miguel pede a transferência da professora para o hospital que trabalha. Ele conta a Cristina que está providenciando a transferência de Helena para o hospital em que trabalha. No recreio, Suzana fica ao lado das meninas, bate corda pra elas pularem. Jaime diz a Firmino que os alunos começaram a gostar de Suzana. Matilde pergunta a Suzana o que ela faz para deixar os alunos tão quietos. Cris, Miguel e Rafael visitam Helena no quarto, a professora continua desacordada. Valéria comenta com Davi que ouviu Suzana dizer que a pombinha é uma estratégia para conquistar os alunos. Suzana segue Valéria até o banheiro. Suzana pergunta à menina se tem algo que a incomoda. Valéria afirma que sua verdadeira professora é Helena e deixa Suzana falando sozinha.

O hospital está sem ambulâncias para fazer a transferência de Helena. Rafael tenta tranquilizar Cristina. Suzana diz a Firmino que Valéria não a aceita como professora. Firmino diz a Suzana que Valéria tem uma personalidade muito forte. As meninas comentam que gostam de professora Suzana. Valéria afirma que Suzana é uma fingida, arquitetou toda a situação da pombinha machucada para conquistar os alunos. Valéria insinua que é estranho Helena não ter retornado para dar aulas. Alícia afirma que deve ter acontecido algo. Rafael conta a Miguel que as crianças decidiram não aceitar Suzana como professora. Helena é transferida de hospital. Paulo diz a Koki que teve uma ideia, os dois começam a cochichar. Cirilo chega, os dois começam a chorar. A dupla diz a Cirilo que Davi matou a pombinha de Mário.

No capitulo 055, quarta-feira, 24 de outubro – Cirilo chama Davi de criminoso e o acusa de ter matado a pombinha para comê-la no almoço. Davi afirma que é mais uma brincadeira de mau gosto de Paulo. Cirilo pega Paulo pelo colarinho e o manda cair fora. Mário pede permissão a Suzana para dar o nome dela a pomba. Valéria diz que a pomba devia ser chamada de Helena. Suzana diz a Mário para colocar o nome da pomba de Helena. Rafael vai à escola e diz a Firmino que professora Helena não vai voltar. Firmino chama Suzana até a sala dos professores.

Firmino conta a Suzana que Helena sofreu um acidente. Rafael conta a Suzana que parece que o acidente com Helena foi grave. Matilde e Graça choram por conta de Helena. Suzana diz a si mesma que agora está mais fácil ser a professora oficial. Suzana conta aos alunos que Helena sofreu um acidente. Os alunos começam a chorar. Miguel tranquiliza Cristina, que está em prantos no hospital. Após a aula, os alunos vão à casa de Maria Joaquina para ter informações sobre Helena. Maria Joaquina diz que ainda não sabe de nada.

Miguel chega e conta às crianças que Helena passou por uma cirurgia. Ele diz que o estado da professora é grave. Rosa tenta confortar Valéria, que está aflita por conta de professora Helena. Ela afirma à filha que a professora ficará bem. Paulo, Koki, Jaime e Cirilo se reunem na casa abandonada para falar sobre professora Helena. Rosa e Valéria rezam juntas para a recuperação de professora Helena. Miguel revela a Maria Joaquina que está com muito medo.

No capitulo 056, quinta-feira, 25 de outubro – Mário diz aos amigos que está com pressentimento de que Helena vai morrer. Mário afirma não acreditar em Deus. Cris visita Helena no quarto do hospital. Helena continua desacordada. Os alunos estão na casa abandonada e ouvem barulhos. Todos ficam com medo. É Valéria, ela entra com um armadura de ferro. Germano pergunta de Mário a Natália. Mário chega em casa e conta que Helena sofreu um acidente.

Na sala de aula, Suzana pergunta a Maria Joaquina se ela tem alguma notícia sobre Helena. Maria Joaquina diz que o estado da professora é muito grave. Miguel recebe telefonema do hospital que o informa que o quadro de Helena está melhorando. Suzana pergunta a Mário por que ele não acredita em Deus. Mário afirma que não pode acreditar no que não pode ver. Miguel comenta com Cris que Helena está se recuperando bem e a aconselha a ir para casa. Suzana diz aos alunos que eles foram convidados pela mãe de Helena para rezarem juntos. Mário revela a Graça que não sabe mais rezar, mas antes de sua mãe morrer, ele rezava bastante.

Matilde flagra Graça rezando para Helena no pátio e a assusta. Firmino conversa com Mário sobre a morte de sua mãe. Firmino revela a Mário que perdeu seus pais e tinha a mesma idade do garoto, mas continuou a acreditar em Deus. Suzana e os alunos chegam à casa de Cris, que começa a chorar. Mário afirma a Firmino que nunca viu Deus. Mário diz a Firmino que nunca viu Deus. Na casa de Cris, os alunos leem as cartas que escreveram a Helena. Mário é o único que não está, o garoto decide ir até a casa da mãe de professora Helena encontrar os colegas.

No capitulo 057, sexta-feira, 26 de outubro – Mário entra na casa de professora Helena. Firmino diz para Mário se juntar aos alunos. Mário decide ler sua carta. O garoto emociona a todos e deixa a casa de Cris. Firmino afirma a Cris que Mário melhorou muito depois que conheceu Helena. Rafael encontra Mário na sala de aula e pergunta por que ele não está fazendo orações na casa de Helena. Laura comenta com os colegas que as cartas estão muito românticas.

Koki diz que ao ler as cartas Helena ficará melhor na hora. Rafael conta a Firmino que a cirurgia de Helena correu bem, mas precisa esperar a recuperação. Os alunos perguntam de Helena a Rafael. Rafael elogia Helena a Suzana, que fica incomodada. Suzana chega à sala de aula e pergunta a Valéria o que ela disse sobre Marcelina. Cirilo conta a Suzana que Valéria disse que não adianta Marcelina rezar, pois ela é muito pequena e as orações demoram para chegar no céu. Os alunos caem na gargalhada.

Suzana pede para Valéria não fazer chacota com a fé dos outros. Suzana passa lição na lousa, toca o sinal e as crianças a deixam sozinha. Carmen e Laura estão na casa de Valéria. Elas falam sobre professora Helena, estão com saudade. Laura dá a ideia de receber Helena com uma festa. Valéria telefona para todos os alunos para contar a ideia. Helena recobra a consciência. Ela está meio confusa, Miguel explica que ela sofreu um acidente. Cris fica emocionada ao conversar com a filha. Helena pergunta de seus alunos, está com saudade e quer vê-los.

Fonte: “Carrossel”, novela do SBT – resumo dos próximos capítulos

Vem por aí: Rafael e Miguel vão à Escola Mundial

Rafael vai ao hospital, Miguel conta a ele que Helena está se recuperando. Os alunos decoram a Escola Mundial com cartazes e bexigas para a chegada de Helena. Suzana não gosta nada do que vê e pede para os alunos voltarem para a sala. Valéria desafia Suzana. Na sala de aula, Suzana passa exercícios aos alunos. Jaime comenta que matemática devia ser uma matéria proibida para menores de 18 anos como alguns filmes. Suzana pede para Valéria fazer brincadeiras bem longe de sua sala. Suzana ameaça deixar os alunos de castigo na hora do recreio. Sr. Morales faz visita a Helena no hospital. Rafael e Miguel vão à Escola Mundial. Rafael se emociona ao ver a decoração da escola para a chegada de professora Helena.

Firmino vai à sala e diz a Suzana que Rafael e Miguel querem conversar com ela. Rafael entra na sala e conta a todos que Helena está salva. As crianças comemoram com gritaria. Os alunos vão ao pátio agradecer Miguel por ter salvado Helena. Os alunos querem fazer uma visita à professora, mas Miguel diz que Helena ainda não pode. Helena comenta com a mãe que passou por um pesadelo e, quer voltar logo à escola. Dissimulada, Suzana afirma aos alunos que não vê a hora de Helena voltar.

Paulo pergunta a Suzana por que ela está contente com a recuperação de Helena, pois assim que a professora titular voltar a substituta terá que ir embora. Suzana vai até a sala de Olívia e pergunta como ficará a sua situação quando Helena retornar. Suzana diz a Olívia que a vê como uma grande líder. Cirilo oferece uma mexerica a Maria Joaquina. Ela fala ao garoto que as mãos dele estão sujas. Carmen afirma que Maria Joaquina é extremamente maldosa com Cirilo.

Desolado, Cirilo comenta com Firmino que Maria Joaquina não gosta dele por conta de sua cor. Miguel conta a Helena que os alunos foram até a casa dela para ler cartas e fazer orações. Paulo tem mais um de seus planos maldosos contra Cirilo. Ele diz a Mário que vai convencer Cirilo que um cientista europeu inventou um tônico para homens ficarem mais bonitos para as mulheres. Jaime aconselha Cirilo a esquecer Maria Joaquina, pois ela é muito fresca. Cirilo revela que não consegue porque é apaixonado pela garota.

Cirilo toma o tônico embelezador

Cirilo ouve Paulo e Mário conversando sobre um cientista que descobriu um tônico que deixa os homens bonitos e atraentes. Cirilo pede à Paulo para ver o jornal. Paulo afirma que tem a receita do tônico embelezador, mas Cirilo precisa dar dinheiro. Graça e Firmino observam Cirilo, Paulo e Mário conversando e ficam desconfiados de que estão aprontando para cima do garoto ingênuo. Cirilo chega em casa e pede dinheiro ao pai, mas José diz que não tem. Cirilo comenta com Paulo e Mário que seu pai não deu a quantia que precisa.

Ele conta que tem umas economias, vai até seu quarto pega o dinheiro e entrega aos garotos. Paulo garante a Cirilo que o tônico embelezador o deixará como um galã de novelas. Paulo e Mário vão ao mercado e compram chocolate, groselha e refrigerantes. A dupla mistura os tais ingredientes com pimenta no liquidificador. Em sua casa, Cirilo tem uma fantasia: ele está de terno e gravata e com topete. Na fantasia do garoto, Maria Joaquina diz que ele é o seu herói. Paulo e Mário entregam o tônico embelezador a Cirilo. Na casa de Maria Joaquina, Valéria, Marcelina e Laura fazem trabalho da escola.

Clara chama as meninas até o jardim e ensina como plantar mudas. Maria Joaquina tem a ideia de levá-las para as professoras Suzana e Helena. Mário e Paulo contam a Koki e Davi que enganaram Cirilo. Helena está no quarto do hospital, ela sonha com seus amados alunos. Antes de dormir, Cirilo toma o tal tônico embelezador. O garoto se olha no espelho e afirma a si mesmo que vai se transformar em um galã para conquistar o coração de Maria Joaquina.

Alunos comentam que Cirilo está estranho

Cirilo toma o tônico embelezador pela manhã. Ele se olha no espelho pra ver se mudou algo em seu rosto. No café da manhã, ele pergunta aos pais se está mudado. No caminho da escola, Cirilo encontra Paulo e Mário. Mário diz a Cirilo que ele está mais alto, mais forte e bonito. Cirilo afirma que quer que Maria Joaquina o perceba. José comenta com Paula que Cirilo anda meio estranho. Antes de entrar na sala, Suzana inspeciona a higiene das mãos dos alunos.

Cirilo pergunta a Suzana se ela percebeu algo de diferente nele. Na fila, os alunos comentam que Cirilo está estranho. Na sala de aula, Cirilo vai até a carteira de Maria Joaquina e afirma que ela terá uma surpresa. Matilde diz a Olívia que ela tem que colocar um freio em Graça, pois ela é muito intrometida. Olívia diz que Matilde só quer atenção. Suzana pede para os alunos escreverem uma redação sobre como eles podem contribuir para a paz mundial. No recreio, Mário conta a Valéria que está fazendo uma brincadeira com Cirilo e pede para a menina elogiá-lo.

Valéria vai até Cirilo e o elogia, ela diz que ele poderia se chamar Sr. Boniteza. Maria Joaquina afirma a Cirilo que ele está o mesmo de sempre. Cirilo pergunta a Maria Joaquina se ela não percebeu como ele está bonito como Denzel Washington. Miguel diz a Helena que ele está se recuperando rápido, mas ainda precisa fazer alguns exames. Maria Joaquina humilha Cirilo, mas Jaime chega e defende o amigo.

Suzana se despede dos alunos emocionada

Helena retorna à Escola Mundial e vai conversar com Olívia. A diretora comenta que Suzana foi rejeitada pelos alunos, principalmente por Valéria. Firmino vai à sala de aula avisar Suzana que tem uma visita na diretoria esperando por ela. Paula vai ao quarto de Cirilo e nota que as economias do filho sumiram. José lembra que Cirilo lhe pediu dinheiro dias atrás. Na diretoria, Suzana dá de cara com Helena.

Suzana se lembra da época em que as duas estudaram juntas. Quando criança, Suzana era obesa e usava óculos. Helena era uma aluna bonita e a melhor da classe. Suzana pergunta a Helena se ela se lembra dela. Firmino e Olívia deixam Helena e Suzana a sós. Suzana pergunta a Helena se ela já se recuperou do acidente. Suzana afirma que está cansada da vida de professora substituta e insinua que no futuro tudo pode acontecer. Suzana pergunta a Helena se ela sentiu falta dos alunos. Suzana e Helena vão à sala de aula.

Ao ver Helena, os alunos correm para abraçá-la. Suzana fica com raiva. Helena revela aos alunos que retornará às aulas no dia seguinte. Suzana fica desconcertada. Maria Joaquina diz a Helena que as plantas em cima do armário são para ela, e foram plantadas com muito amor. Helena se despede dos alunos. Carmen comenta com os colegas que Suzana está chorando. Ao final da aula, Suzana se despede dos alunos emocionada. Eles se despedem da professora com um beijo, um a um.

Helena chama Valéria para uma conversa

Ao se despedir de Suzana, os alunos se emocionam, menos Valéria, que sai da sala sem conversar com a professora substituta. Helena retorna à sala e pergunta a Suzana se ela precisa de ajuda. Helena e Suzana chegam ao pátio juntas, os alunos correm para abraçá-las. Valéria trata Suzana mal. Carmen e Marcelina vão à sala dos professores e dizem para Suzana não dar importância a Valéria. Helena pergunta a Valéria por que ela é tão ríspida com Suzana. Matilde comenta com Olívia que está feliz com o retorno de Helena.

Olívia afirma que se dependesse dela continuaria com a professora Suzana. Matilde fala que Olívia tem inveja de professora Helena. A diretora diz que Matilde perdeu a noção. Helena revela a Valéria que foi colega de Suzana no colégio. A professora diz que Suzana não cometia maldades. Valéria vai conversar com Suzana, que grita com a garota. Suzana afirma à menina que não gosta dela e gosta menos ainda de Helena. Suzana faz ameaças a Valéria. Helena percebe que Valéria está diferente e pergunta à garota o que aconteceu, pois foi conversar com Suzana e voltou triste, calada.

Valéria inventa a desculpa que está com dor de cabeça e um pouco enojada. Paula estranha o comportamento de Cirilo e pergunta ao filho se está tudo bem. Paula pede para José conversar com Cirilo sobre o sumiço das economias. Durante o jantar, Cirilo está sem apetite. Paula e José estranham. Helena comenta com Cris sobre a antipatia de Valéria por Suzana. Helena está desconfiada de que aconteceu algo entre Suzana e Valéria. Cirilo afirma a Mário que o tônico embelezador não fez efeito, pois continua baixo e fraco. Paula diz a José que Cirilo está deixando-a preocupada, tem algo de errado acontecendo. Helena chama Valéria para uma conversa.

Paulo e Mário confessam a traquinagem

Paula vai à escola conversar com Helena. Em conversa com Valéria, Helena afirma que a conhece e tem algo incomodando a menina. Helena pergunta se Valéria conseguiu fazer as pazes com Suzana. Olívia dá a notícia a Suzana que ela será a titular do quarto ano. Paula confessa a Helena que está preocupada com o comportamento de Cirilo. Helena diz a Paula que vai conversar com Cirilo e tentar descobrir o que se passa. Paula agradece a intenção de Helena.

Durante a aula, Adriano conta a Helena que Suzana pegava seu caderno quando se comportava mal, pegava também a faixa de Kokimoto. Maria Joaquina conta que Suzana fazia os alunos fazerem exercícios extras quando se comportavam mal. Helena fica pensativa. Helena comenta com Suzana que Valéria anda triste e calada e pergunta se ela e a garota se desentenderam. Helena pergunta o que Suzana disse a Valéria. Suzana afirma que Valéria não vai com sua cara e ela não pode fazer nada. Helena comenta com Cirilo que seus pais estão preocupados com o sumiço das economias.

Helena pergunta ao menino com o que ele gastou o dinheiro. Cirilo conta que comprou um tônico de Mário e Paulo para ficar mais bonito para Maria Joaquina. Cirilo começa a contar toda a verdade a Helena. Em casa, Paula está aflita para saber o que aconteceu com Cirilo. A pedido de Helena, Firmino vai chamar Paulo e Mário num parque perto da Escola Mundial. Helena conversa com Mário e Paulo e pede que os garotos falem a verdade. Paulo e Mário confessam a traquinagem que fizeram com Cirilo.

Suzana diz a Olívia que Valéria manipulou Helena

Helena pergunta aos garotos com quem está as economias de Cirilo. Helena afirma aos garotos que vai falar com os pais deles. Cirilo está com receio de que seus pais briguem com ele. Cirilo chega em casa e diz aos pais que Helena quer conversar com eles. Carmen conta aos pais que Paulo e Mário fizeram maldade com Cirilo. Frederico revela a Inês que está triste, pois vai aceitar a oferta de trabalho fora da cidade. Inês diz a Frederico que Carmen não pode viver sem o pai. Frederico afirma estar passando por um momento difícil e pede ajuda a Inês. Em sua casa, Cirilo lembra das humilhações que Maria Joaquina o fez passar. Em casa, Paulo discute com Marcelina por conta do videogame.

A mãe tenta tranquilizar o ânimo dos dois. No dia seguinte, Paulo diz a Helena que os pais dele e de Mário são muitos ocupados, não podem ir conversar com ela. Lilian e Roberto, pais de Paulo, conversam sobre o mal comportamento do filho, pensam na possibilidade de colocá-lo num colégio interno ou arrumar um psicólogo. Suzana diz a Olívia que Valéria manipulou Helena e os alunos contra ela. Suzana aconselha Olívia a ficar de olho em Valéria, pois a menina pode inventar mentiras e fofocas sobre a diretora. Olívia afirma que vai tomar as devidas providências contra Valéria.

Valéria e Bibi arquitetam um plano

Mário e Paulo ficam de castigo durante o recreio. Paulo diz que não vai falar para seu pai vir à escola. Laura fala que está sentindo dó de Mário e Paulo, ao vê-los de castigo. José vai conversar com Helena na escola. Paulo e Mário ficam tensos ao ver Helena e José conversando. Helena afirma a José que Cirilo é tão bom, que é ingênuo e cai nas brincadeiras dos colegas. Valéria imagina que é a Bela Adormecida, ganha um beijo de Davi e acorda. José conta a Helena que Cirilo andava muito estranho. Helena revela que os alunos falaram sobre um tônico embelezador que o ajudaria a conquistar Maria Joaquina.

José pergunta se os colegas foram preconceituosos com seu filho e fica preocupado com a ingenuidade do garoto. Suzana vai até a sala de música e comenta com Matilde que Valéria é uma aluna muito difícil. Suzana afirma que todas as travessuras que Mário apronta saem da cabeça de Valéria. Suzana afirma que seria bom Valéria ser expulsa da escola. Suzana insinua que foi Valéria que colocou os bichos na sala de música de Matilde. Suzana e Matilde procuram Valéria pelo pátio, pois querem pegá-la no flagra. Inês conta a Carmen que Frederico vai ser transferido para outra cidade. Valéria e Bibi arquitetam plano para atrapalhar o jogo dos meninos.

Suzana leva uma bolada na cabeça e cai no pátio. Carmen pergunta a Inês por que elas não vão se mudar com o pai. A menina pergunta quanto tempo vai ficar sem ver o pai. Inês revela que um ano. Firmino ajuda Suzana a se levantar, ela está com dor de cabeça. Olívia chega ao pátio e pergunta o que aconteceu. A diretora acusa Valéria de ser a culpada. Olívia pede para Valéria acompanhá-la até a diretoria. Firmino vai contar a Helena que Olívia levou Valéria para a diretoria. Olívia pergunta a Valéria se foi ela quem atirou a bola na professora Suzana. Valéria tenta se defender.

Cirilo pede para Helena perdoar Paulo

Helena pergunta a Olívia se ela tem provas contra Valéria. Olívia afirma que Valéria está sempre metida em confusões. Bibi, Laura e Marcelina vão testemunhar a favor de Valéria. As meninas contam que Valéria estava procurando o brinco que havia perdido no pátio. Cirilo pergunta a Helena como foi a conversa com seu pai. Helena afirma ao garoto que já foi tudo resolvido. José comenta com Paula que Cirilo é um garoto muito ingênuo. Paula pergunta quem fez a brincadeira com Cirilo. José afirma que foram Paulo e Mário, mas os dois já foram punidos.

Cirilo pede para Helena perdoar Paulo e Mário. Helena chama os garotos para uma conversa e afirma que Cirilo pediu que ela os perdoasse. Helena afirma a Paulo e Mário que não vai mais permitir que os dois prejudiquem a auto-estima de Cirilo. Carmen está triste e revela a Firmino que seu pai vai trabalhar em outra cidade. Suzana afirma a Olívia que foi Valéria quem planejou o incidente no pátio. Olívia afirma a Suzana que se ela não pegar Valéria em flagrante não poderá fazer nada. Inês comenta com Frederico que Carmen ficou arrasada ao saber que o pai vai para outra cidade. Frederico conta que partirá no dia seguinte.

Carmen comenta com Helena que não conseguiu terminar o exercício. Helena diz a garota que não gosta de vê-la triste. Carmen conta à professora que seu pai vai ser mandado para outra cidade. Carmen pede para Helena ajudar seu pai. A pedido de Helena, Mário e Paulo ajudam Graça na cantina. Paulo e Mário chegam à sala de toca e todos começam a rir. Suzana conta a Matilde que conversou com Olívia, que disse que tem que pegar Valéria em flagrante. Laura e Alícia decidem montar uma barraca de limonada na praça para ajudar Carmen, que agradece às amigas pela iniciativa.

Alícia faz as embaixadinhas com salto alto

Preocupada, Helena conta à mãe que o pai de Carmen vai morar em outra cidade por conta do trabalho. Helena pensa na possibilidade de Sr. Morales ajudar o pai de Carmen. Laura, Alícia e Carmen começam a vender limonada na barraca. Carmen chega em casa com parte do dinheiro da limonada que vendeu. Helena comenta com Cris que Sr. Morales tem muitos contatos, pode ajudar Frederico. Cris diz à filha que ela não pode resolver o problema de todos. Alícia começa a vender limonada pelo bairro de skate. Helena decide ir ao escritório de Sr. Morales para pedir ajuda.

Com a venda da limonada, as crianças conseguem juntar R$ 27 reais para ajudar o pai de Carmen. Helena chega à empresa de Sr. Morales. Os alunos vão a reunião na casa abandonada para discutir sobre a situação de Carmen. A secretária de Sr. Morales afirma a Helena que o executivo não está recebendo ninguém. Valéria desafia Paulo a andar de sapato de salto alto. Os meninos desafiam as meninas a fazerem embaixadinha. Helena pede para a secretária de Sr. Morales dizer que ela é a professora da Escola Mundial. Alícia faz as embaixadinhas com salto alto e os meninos ficam boquiabertos. 19092012cap88.