Na novela “Pantanal”, Juma rouba a roupa de Guta e Joventino, que tomam banho no rio. Tibério critica Tadeu por não ter coragem de se declarar para Guta. Guta e Joventino saem do rio e descobrem que suas roupas foram roubadas. Guta revela para Tenório que se envolveu com o filho de José Leôncio. Maria pede que Tenório converse com Guta sobre Joventino.
José Leôncio viaja para São Paulo. Joventino decide ir para o ninhal sozinho e Tibério não consegue impedi-lo. Filó critica Tibério por ter deixado Joventino ir sozinho para ninhal. O Velho do Rio vê o barco de Joventino ancorado no ninhal. Tadeu reclama da presença do irmão na fazenda, enquanto Jove é picado por uma cobra.
Cenas previstas nos resumos dos próximos capítulos da novela “Pantanal”.
Sinopse “Pantanal”: O tronco central acompanha o velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Confiando no conceito de que “a natureza pode mais que o homem”, Joventino acaba se tornando o maior peão do Pantanal e ficou famoso por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão, que Joventino desapareceu sem deixar rastros e abandonou o filho.