Na novela “Pantanal”, passam-se vinte anos. Maria Marruá encontra Muda perdida em frente a sua tapera. Muda finge não falar e Juma pede para que a mãe não atire nela. Maria Marruá flagra Muda tentando pegar sua espingarda. Maria Marruá some e Juma desconfia de Muda. Lúcio luta contra a onça Marruá.
Tibério e Tadeu encontram o jagunço quase morto na beira do rio. Juma enterra a mãe. Tibério e Tadeu desconfiam da história de Lúcio. Juma ouve uma onça perto da casa e acredita ser sua mãe. Lúcio aparece na casa de Juma e Muda manda ele ir embora. Jagunço ameaça Muda para matar Juma.
Juma sofre com a perda da mãe e Muda a consola. O Velho do Rio aparece para Lúcio. Lúcio morre. Tibério vai à casa de Maria Marruá e descobre que ela foi assassinada.
Cenas previstas nos resumos dos próximos capítulos da novela “Pantanal”.
Sinopse “Pantanal”: O tronco central acompanha o velho Joventino (Irandhir Santos) e seu filho, José Leôncio (Renato Góes/Marcos Palmeira). Confiando no conceito de que “a natureza pode mais que o homem”, Joventino acaba se tornando o maior peão do Pantanal e ficou famoso por trazer os bois selvagens, os ditos marruás, no feitiço. Porém, foi logo após essa compreensão, que Joventino desapareceu sem deixar rastros e abandonou o filho.