Na novela“Salve-se Quem Puder”, o reencontro entre Helena (Flávia Alessandra) e Luna (Juliana Paiva) na igreja, diante da Virgem de Guadalupe, tem muitas semelhanças com a história contada na novela mexicana Triunfo do Amor, protagonizada por Victoria Ruffo e Maite Perroni, baseada na telenovela venezuelana Cristal de 1985, escrita por Delia Fiallo.
Na novela Triunfo do Amor, a avó paterna de Maria Desamparada provoca um acidente de carro e a separa da mãe, quando ela tinha 3 anos de idade. Vitória é internada no hospital e a menina é encontrada na rua por freiras, que a criam em um orfanato. Assim como Helena acreditou na matéria do jornal apresentada por Hugo, sobre a morte da filha, Vitória cansou de procurar a filha e, depois de um tempo, chegou a acreditar que ela poderia ter morrido.
O fato é que:
Nos dois casos, mães e filhas foram separadas por vilões.
Nos dois casos, mães e filhas são devotas da Virgem de Guadalupe.
Nos dois casos, o reencontro entre mães e filhas se dá após o reconhecimento de um objeto religioso.
Veja a semelhança. Na novela Triunfo do Amor, o pai de Maria Desamparada se torna padre e, depois de muitos anos, ouve a verdade em uma confissão da própria mãe. Impedido de dizer toda a verdade, pelo segredo da confissão, ele se apresenta a Maria como seu pai e lhe dá um crucifixo, que Vitória o presenteou no passado. Vitória chega na casa de Maria, vê o crucifixo e Maria conta que o padre é seu pai biológico. Assim, através do crucifixo, Vitória confirma que Maria é sua filha.
Em Salve-se quem Puder, Helena dá uma imagem da Virgem de Guadalupe para Fiona e a encontra na casa do pai de sua filha, que acha que Luna está morta. Helena vai marcar uma missa para a filha, mas vê Fiona rezando no local e fica perturbada. A empresária, muito irritada, a acusa de ter se desfeito da imagem da Virgem de Guadalupe que ela lhe deu, mas Luna responde que deixou a santinha com a pessoa mais importante de sua vida: seu pai!
Helena fica confusa com o que acaba de ouvir, pois lembra que esbarrou na imagem da Virgem de Guadalupe na casa de Mário (Murilo Rosa). Neste momento, uma pessoa que está no local confirma que a garota vai sempre até lá rezar…
“Eu não conheço você…”, diz Helena, perplexa diante da ex-namorada de Téo (Felipe Simas). Luna decide se revelar e pressiona a mãe: “Não conhece? Será que não me conhece mesmo? Olha pra mim! Olha no fundo dos meus olhos e diz que você não me reconhece.”
Helena fica incrédula diante de suas suspeitas, afinal, Mário disse a ela que Luna não foi assassinada por narcotraficantes, como ela acreditava, mas acabou morrendo por causa do furacão que atingiu Cancún.
Helena canta a música que costumava cantar para a filha, quando ela tinha 4 anos de idade. E Luna canta junto com ela… Helena deduz que Fiona, na verdade, é sua filha, Luna! “Não pode ser!”, fala Helena, perplexa. No meio a um abraço, Luna afirma: “Sou eu, mãe, sou eu!” Elas choram, emocionadas.
Após elas contarem seu lado da história, Luna decide morar com a mãe. Ela conta para suas amigas e Ermelinda chora por se separar da garota. Enquanto isso, Helena se prepara para contar toda a verdade para Téo.
Cenas previstas nos resumos dos próximos capítulos da novela “Salve-se Quem Puder”.
“Salve-se Quem Puder”: resumo dos próximos capítulos da novela
“Salve-se Quem Puder”: Três mulheres com novas identidades e uma única certeza: suas vidas estão entrelaçadas para sempre. Salve-se Quem Puder conta a história de Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada), que ingressam no Programa de Proteção à Testemunha e mudam de vida após presenciarem um crime. Para sobreviver, elas mudam o nome, a aparência, o estilo de vida e vão morar na fictícia Judas do Norte, no interior de São Paulo, depois que são dadas como mortas.
Alexia vira Josimara, Luna assume o nome de Fiona e Kyra é Cleyde, novas pessoas com um padrão de vida bem diferente. Elas serão acolhidas por uma família protetora – que não sabe nada sobre o passado delas – e vão precisar seguir regras rígidas para permanecerem no programa. A primeira delas é a interrupção imediata de qualquer tipo de contato com conhecidos, por isso, celulares e rede sociais são proibidos, assim como frequentar os mesmos lugares e cultivar hábitos do passado.