Novela “Novo Mundo”: Além de já ter o coração de Dom Pedro (Caio Castro), Domitila (Agatha Moreira) quer mais, em Novo Mundo. Ela quer o lugar da princesa Leopoldina (Letícia Colin) e a devoção que os populares têm para com a nobre. No entanto, o que recebe é a repulsa do povo, que admira, respeita e tem lealdade à princesa.
Para conseguir o que deseja, a amante real pôs seu plano em prática. Começou divulgando o romance com Vossa Alteza e ganhou a alcunha de A Favorita do Príncipe. A sós com Dom Pedro, ela o provoca e sugere que apareçam juntos na Corte. Dom Pedro aceita e a deixa na porta da igreja. Ela entra e encontra Leopoldina. As duas trocam um olhar e a nobre, acompanhada de Lurdes (Bia Guedes), fica passada com tamanha ousadia. “Preferia não ter que respirar o mesmo ar dessa mulher”, desabafa Leopoldina.
Os populares que estavam sentados no lado da igreja em que se sentou Domitila passam para o lado da princesa, deixando a amante real isolada e inconformada com o repúdio das pessoas. Sempre a favor de Leopoldina, por quem é apaixonado, Bonifácio (Felipe Camargo) vai falar com o príncipe sobre o romance dele com Domitila, que já caiu na boca do povo. “O senhor precisa tomar uma providência para proteger a honra da princesa”, alerta o ministro, que fica passado diante do desprezo de Vossa Alteza com relação à princesa Leopoldina: “Não vou tomar nenhuma providência, pois é isso que Domitila é: a minha favorita!”
Leopoldina vai tirar satisfação com o marido, que faz pouco caso das reclamações. “Domitila pediu ao padre para comunicar que faz doações aos pobres, assim como eu faço. Você não está entendendo, ela decidiu me afrontar, me humilhar na frente de todos”, argumenta Leopoldina. Dom Pedro avisa à esposa que deve ter sido uma coincidência, já que ele mesmo deixou Domitila na frente da igreja. A frase deixa Leopoldina desarvorada e, tomada de raiva, ela arremessa um vaso no chão. “Você foi longe demais, Pedro. Eu estou farta de ser humilhada. Você desfilar pela cidade com a sua amante é o cúmulo para mim. A partir de agora não entra mais no meu quarto, se mude para o Solar e fique à vontade com a sua concubina. Nós nos encontraremos no beija-mão e nos compromissos do governo. Eu continuarei sendo a princesa do Brasil, mas não sou mais a sua esposa”, sentencia Leopoldina.
Represália a Domitila
No Solar, Domitila estranha a ausência dos populares necessitados e não sabe onde errou. “Por que essa gente não viria? O padre anunciou na missa. Quer saber, eu cansei de esperar. Essa gente, além de pobre, é presunçosa. Estão me afrontando. Primeiro mudam de lugar na igreja por minha causa, agora essa… francamente, merecem ser pobres.”
A amante real reclama com Dom Pedro, que lhe dá um aviso: “Não meça forças com Leopoldina. O povo gosta da princesa mais do que você pensa. Não dispute o amor do povo por Leopoldina, essa é uma batalha perdida.” E Domitila ganha o que merece. Ela é acordada com o barulho de pedras e, quando vai ver do que se trata, encontra a frente do Solar vandalizada com escritos de adúltera e Viva Leopoldina.
Cenas previstas para junho na novela “Novo Mundo”.
Sinopse Novela “Novo Mundo”: Jovem ator de Commedia dell’Arte, Joaquim se apaixona completamente por Anna quando embarca no navio Real rumo ao Novo Mundo. Chegando ao Brasil, torna-se um herói e defensor de Dom Pedro, além de grande entusiasta da Independência brasileira. … “Uma mulher fantástica e poderosa”, assim era Maria Leopoldina, esposa do imperador Dom Pedro I na história do Brasil. E a Leopoldina retratada em Novo Mundo, a nova novela das 6, é uma grande homenagem de Letícia Colin a esta figura tão importante a partir do texto de Thereza Falcão e Alessandro Marson e da direção artística de Vinícius Coimbra. A atriz mergulhou no universo da austríaca que se jogou neste país e abraçou estas terras.